História. A invenção das letras foi precedida pela escrita semítica ocidental, que apareceu em Canaã por volta de 1000 a.C.. ... O alfabeto grego, inventado por volta de 800 a.C., como o primeiro alfabeto de verdade, atribuindo letras não só para as consoantes, mas também para as vogais.
Foram os fenícios que levaram sua versão aperfeiçoada do pioneiro alfabeto semítico, de navio, para a Grécia e Roma (por meio dos etruscos), onde a ideia se espalhou pelo que hoje chamamos de Ocidente.
sumérios Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones.
Origens. Acredita-se que os latinos tenham adotado a variante ocidental do alfabeto grego no século VII a.C. a partir de Cumas, uma colônia grega no sul da Itália (Magna Grécia); este alfabeto latino arcaico era apenas um entre diversos alfabetos itálicos antigos que surgiram na época.
– Sabemos que você deriva do Latim littera, “letra”, possivelmente do Grego diphtera, “tablete de escrita”, mas isto não é certo. O plural latino litterae queria dizer também “carta, documento, literatura”, de onde literato, literatura, etc.
Por volta do século VIII a.C. os gregos adaptaram o alfabeto fenício para seu próprio idioma, criando no processo o primeiro alfabeto "verdadeiro", no qual as vogais tinham um status igual ao das consoantes. ... As letras do alfabeto grego eram as mesmas do alfabeto fenício, e ambos eram organizados na mesma ordem.
Quem inventou o nosso alfabeto? « (...) N inguém inventou as nossas letras, mas muitos dos que as usaram ao longo dos milénios afinaram-nas gradualmente. Assim, recebemos dessa cadeia de escribas e tipógrafos a extraordinária tecnologia que é a escrita .» Todos dizemos que o nosso alfabeto é o latino.
Todavia, inclui dois elementos revolucionários que modificam profundamente a história do alfabeto, uma das mais importantes conquistas dos povos: leva para trás em pelo menos 200 anos a data de sua invenção e revela os nomes – ou ao menos a nacionalidade – de seus autores. Acima, inscrições descobertas no vale de Wadi el-Hol, no Egito.
O alfabeto mais utilizado no mundo é o alfabeto latino, derivado do alfabeto grego, o primeiro alfabeto ''real'', por designar de maneira consistente letras tanto a consoantes quanto a vogais. O alfabeto grego, por sua vez, veio do alfabeto fenício, que na realidade era um abjad - um sistema no qual cada símbolo representa uma consoante.
Professora licenciada em Letras. O alfabeto, tal qual o utilizamos hoje, é o legado de várias culturas a partir da necessidade de registro dos sons das palavras e passou por várias transições. As primeiras representações das palavras são atribuídas a um povo semita que vivia perto do Egito há cerca de 5,5 mil anos.
Por que o ouro não é magnético?
Como identificar o porte da empresa?
O que o psicólogo não deve fazer?
Quem dorme pouco envelhece mais rápido?
É cabível recurso em sentido estrito da decisão que receber a denúncia ou queixa?
Qual o prazo para publicar uma portaria?
Pode passar pasta de dente na boca do cachorro?
Qual a diferença entre peru e ave?
Qual o valor do kit inicial Jequiti?
Qual será o dia mais longo de 2021?
Quando é necessário retirar a safena?
O que Dom Pedro anunciou às margens do rio Ipiranga?
Quem são as pessoas do clã Uzumaki?