Atualmente 1,3 milhão de imigrantes residem no Brasil. Em dez anos, de 2011 a 2020, os maiores fluxos foram da Venezuela, Haiti, Bolívia, Colômbia e Estados Unidos. O número de novos refugiados reconhecidos anualmente no país saiu de 86, em 2011, para 26,5 mil em 2020.
Com o agravamento da crise econômica e política no país, o crescimento do fluxo migratório continuou, mas foi reduzido em 2020 devido à pandemia e às medidas restritivas a viagens impostas para frear a disseminação do coronavírus.
Em meio à pandemia, o Brasil viu a quantidade de solicitações de refúgio despencar. Em 2020, foram 28.899 pedidos de refúgio feitos ao Brasil, segundo dados do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare). O que representa uma queda de 65% em relação às 82.552 solicitações registradas em 2019.
Desde o final de 2015, Roraima passou a ser o destino de venezuelanos em fuga da crise política, econômica e social do regime de Nicolás Maduro. Em 2018, a situação se agravou: migrantes chegavam no Brasil e, sem perspectivas, moravam nas ruas e encaravam a pé a rota da fome para chegar a Boa Vista.
Publicado em 12/12/2021 - 15:01 Por Bruna Saniele - Repórter Rádio Nacional - Brasília. Atualmente 1,3 milhão de imigrantes residem no Brasil. Os dados foram produzidos pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), uma parceria do Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Universidade de Brasília.
29 curiosidades que você vai gostar
De 2011 a 2019 foram registrados no Brasil 1.085.673 imigrantes, considerando todos os amparos legais. Do total de imigrantes registrados, 399.372 foram mulheres. No ano de 2019 predominaram os fluxos oriundos da América do Sul e Caribe, com destaque para a nacionalidade venezuelana e haitiana.
De 2019 a 2020, a população de refugiados e deslocados venezuelanos aumentou 8%, segundo o ACNUR, chegando a 4,6 milhões apenas nos países americanos. ... Os venezuelanos também foram os que mais apresentaram pedidos de asilo nos Estados Unidos (147.100), mais que o Afeganistão, Síria, Honduras, Guatemala e Colômbia.
Imigração venezuelana e a xenofobia
A inoperância do Brasil acerca do recebimento dos imigrantes tem resultado em impactos sociais. Os imigrantes estão vulneráveis e imersos em uma realidade de miséria, fome e agravamento de doenças.
b) condições de vida precárias: muitos dos estrangeiros no Brasil sofrem com as precárias condições de vida que aqui encontram, sobretudo no momento em que chegam, quando ainda não dispõem de emprego, moradia, comida e dinheiro, além de sequer conhecerem o idioma português.
Qual o produto bom para limpar fogão?
Qual o curso superior que leva menos tempo?
Quem são os alunos público da educação especial?
Quais são as características do plástico?
O que é bom para engrossar o sangue?
Qual é a proporção de cimento cal e areia para reboco?
Quanto tempo dura dívida trabalhista?
Como saber se estou perdendo gordura ou água?
Pode levar líquido na bagagem de mão GOL?
Quando e onde surgiu o primeiro anime da história?
Quais são os vulcões do Brasil?
Como disfarçar cicatriz com corretivo?
Qual a importância do café descafeinado?
Quais foram as três linhas temáticas da poesia romântica no Brasil?
Qual o melhor número de repetições para hipertrofia?
Porque os gregos se reuniam para participar de competições esportivas?