Nutrição. Os equinodermos podem ser herbívoros, alimentando-se de algas, ou carnívoros, como a estrela do mar que se alimenta de pequenos animais. ... Os equinodermos carnívoros apresentam digestão extracorpórea. As estrelas do mar projetam o seu estômago com enzimas digestivas para o alimento ainda no meio externo.
Os equinodermos são animais que apresentam, em sua maioria, aparência espinhosa ou verrucosa. Apresentam um endoesqueleto (esqueleto interno) formado por placas calcárias, do qual partem, frequentemente, os espinhos ou projeções pontiagudas. O endoesqueleto é recoberto por uma fina epiderme.
A respiração nos equinodermos ocorre por meio de difusão - entra a água do ambiente que habitam (água do mar) e a que se encontra no sistema ambulacrário. Nos pepinos-do-mar, por exemplo, existem diversos filamentos ao redor da cavidade oral, por onde passa o líquido celomático.
Geralmente, os equinodermos são animais dióicos (sexos separados), com reprodução sexuada e fecundação externa que ocorre na água. O desenvolvimento é do tipo indireto, havendo passagem por estágios larvais, como as larvas plúteo e biplanárias, sendo todas de vida livre e nadantes.
Os equinodermos vivem no fundo do mar e estão no topo da cadeia alimentar. Por isso, eles têm papel importante como predadores, ajudando a controlar as populações marinhas, além de servirem de alimentos para diversos outros animais.
44 curiosidades que você vai gostar
São exemplos de equinodermos: estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, bolacha-da-praia, pepino-do-mar, lírio-do-mar, etc.
As adaptações morfológicas demonstradas pelos equinodermos atuais servem de base para a análise morfofuncional e interpretação dos hábitos de vida de formas fósseis. Os equinodermos constituem um filo diferenciado, cujas afinidades filogenéticas são de difícil interpretação.
Indivíduos de ambos os sexos liberam os gametas na água para que ocorra a fecundação. Dessa forma, a fecundação dos equinodermos é externa e após a formação do zigoto, este se desenvolve em um estágio larval.
A reprodução dos moluscos é exclusivamente sexuada. Existem algumas espécies hermafroditas, no entanto, a maioria é dióica (sexos separados). ... Na cópula, dois indivíduos de sexos distintos se aproximam e encostam seus poros genitais, fecundando-se reciprocamente.
Os artrópodes se reproduzem de forma assexuada, ou seja, com gametas que maioria das vezes possuem sexos separados. A maior parte desses animais realiza fecundação interna, mas alguns deles, como crustáceos, realizam fecundação externa.
O sistema ambulacrário é um mecanismo hidrovascular envolvido na locomoção, transporte de gases, excreção e alimentação encontrado no interior do corpo de diversos animais do filo Echinodermata. ... Em ouriços o sistema ambulacrário conta com a placa madrepórica de calcário na porção superior do corpo, próxima ao ânus.
Já as estrelas-do-mar se alimentam de ostras, mexilhões, outros equinodermos, corais e anêmonas-do-mar. Esses animais respiram através de pequenas brânquias que se encontram ao redor da boca do animal.
A respiração traqueal é o tipo de respiração em que as trocas gasosas ocorrem através das traqueias. Esse tipo de respiração ocorre em insetos, alguns carrapatos, aranhas e centopeias.
Os equinodermos são animais exclusivamente marinhos que possuem espinhos pelo corpo. O filo Echinodermata reúne animais invertebrados exclusivamente marinhos que possuem como representantes os pepinos-do-mar, as estrelas-do-mar, os ouriços-do-mar, entre outros.
Os animais pertencentes ao filo Arthropoda são invertebrados, triblásticos e celomados. Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas).
A reprodução dos anelídeos. A reprodução é sexuada, sendo as espécies frequentemente (oligoquetos e hirudíneos) hermafroditas e com desenvolvimento direto. Existem, no entanto, formas com sexos separados e desenvolvimento indireto, através de uma larva trocófora e alguns casos de reprodução assexuada (poliquetas).
Os seres dióicos apresentam reprodução sexuada, com o macho introduzindo sua estrutura reprodutiva, chamada de espícula peniana, no poro genital da fêmea (às vezes chamado de vagina por alguns estudiosos) e lançando o espermatozóide (gameta masculino) no interior do organismo feminino para encontrar o óvulo (gameta ...
Características gerais dos moluscos
Os moluscos são animais invertebrados de corpo mole que, em sua maioria, apresentam conchas protetoras. Algumas espécies, como polvos e lesmas, não apresentam concha; e em outras, como as lulas, a concha é interna e reduzida.
São reconhecidos dois tipos de reprodução: a reprodução sexuada e a reprodução assexuada, que por sua vez se subdividem em outros tipos.
Brotamento. O brotamento é a reprodução assexuada na qual parte do corpo do ser inicial cresce até que o broto se solta e origina um novo ser, menor do que o inicial. Os corais e as hidras se reproduzem por brotamento.
Reprodução do Reino Animal
No reino animal dos vertebrados a reprodução pode ocorrer de forma sexuada, com o encontro do gameta masculino (espermatozoide) com o gameta feminino (óvulo) para formar um zigoto. ... Em algumas espécies a reprodução acontece de forma assexuada como é o caso das esponjas e anêmonas.
A Paleontologia é a ciência que estuda os seres vivos que viveram num passado remoto da Terra. ... A Paleontologia trabalha em conjunto com a Biologia e a Geologia e é importante para entender a evolução das espécies e como os ambientes do planeta se modificaram ao longo de sua história geológica.
A História da Paleontologia brasileira tem início com o Naturalista dinamarquês, Peter Wilhelm Lund, nascido em Copenhague, em 14 de junho de 1801, e falecido em Lagoa Santa, em 25 de maio de 1880, que é considerado o pai da Paleontologia e Arqueologia no Brasil.
Acredita-se que os gregos foram os primeiro que vincularam esses vestígios às formas de vida pretéritas. Mas ainda, pouco se sabia sobre leis e processos que ocorrem na Natureza. A partir do século XVII, houve grandes avanços no pensamento geológico, os quais foram fundamentais para o nascimento da Paleontologia.
Equinodermos (Filo Echinodermata) são animais marinhos que apresentam movimentação lenta ou são sésseis. ... São conhecidas atualmente cerca de 7000 espécies de equinodermos, sendo as estrelas-do-mar e os pepinos-do-mar dois de seus representantes.
Qual foi o primeiro personagem da Turma da Mônica?
Como ativar os cookies do Safari?
Como segmentar por interesses no Facebook?
Como eu sei que estou queimando gordura?
Como personalizar minha mi Band 5?
Porque segurar a cabeça do recém nascido?
Como permitir que compartilhem meus Stories no Instagram?
Como falar How are you de outras formas?
Como seguir todas as pessoas do Facebook no Instagram?
Como executar um programa sem permissão de administrador?
Como saber se uma mulher não quer nada com você?
Qual a incidência da síndrome de Turner?
Como perguntar sobre relacionamentos anteriores?
Tem como seguir uma pessoa sem ela saber?
Como pergunta em inglês Onde você mora?
Como ganhar dinheiro com personal trainer?
Quem usa o Windows Defender precisa de antivírus?