01. Manutenção preventiva. Como você já viu ao longo da leitura, a manutenção preventiva tem como foco principal prevenir uma falha ou quebra no equipamento. Também é útil para reduzir a velocidade de desgaste de veículos, máquinas e dispositivos em geral.
Manutenção Preventiva – Baseado no princípio em que toda máquina e/ou equipamento no decorrer do seu tempo de uso está sujeito a um processo de desgaste / deterioração, inevitavelmente faz-se necessário nesse intervalo de tempo algumas intervenções de reparos, troca de peças e componentes, lubrificação e inspeções.
A manutenção é de extrema importância para qualquer empresa, pois seu principal objetivo é manter a disponibilidade dos equipamentos, gerenciar os recursos e eliminar os defeitos das máquinas para manter o mesmo padrão de qualidade dos produtos.
A manutenção preventiva está voltada para a realização de tarefas de manutenção que possuem como objetivo a prevenir e evitar problemas que causem a parada ou a redução no desempenho dos equipamentos, gerando prejuízos e colocando em risco a segurança e integridade física de funcionários.
O principal objetivo da manutenção corretiva é restaurar o ativo para a condição em que ele possa funcionar como pretendido, seja com a reparação de sistemas ou substituição de componentes.
30 curiosidades que você vai gostar
Apesar de enfatizarmos que ela ocorre quando há falha nos equipamentos, esse tipo de manutenção pode ocorrer também quando há: Acidentes; Problemas relacionados ao meio ambiente; Problemas que comprometam a qualidade do produto final.
Executar a quantidade apropriada de reparos em cada avaria do ativo ou equipamento; Restaurar um ativo em funcionamento; Manter a disponibilidade de operação da planta e infraestrutura; Para evitar qualquer falha súbita e pesada (colapso) no futuro.
A manutenção preventiva é aquela realizada de forma programada e sistematizada com o objetivo de garantir a plena operação de um equipamento. Troca de peças de desgaste, lubrificação de partes móveis e revisão regular da máquina: todas essas iniciativas são exemplos de manutenção preventiva.
Importância da manutenção de máquinas
Fazer as manutenções adequadas em seus equipamentos reduz em até 25% os custos operacionais. ... Manutenções periódicas são o melhor tipo de investimento que você pode fazer a curto e longo prazo para garantir a vida útil de suas máquinas e equipamentos.
O que é Manutenção:
Manutenção é a ação de manter, sustentar, consertar ou conservar alguma coisa ou algo.
A gestão da manutenção é o processo de supervisionar o funcionamento regular dos recursos técnicos. Além de recursos permanentes como máquinas, equipamentos, instalações e ferramentas.
Sem um bom Plano de Manutenção, vários pequenos fatores tendem a passar despercebidos pelos funcionários e podem se tornar grandes problemas ao longo do tempo. A negligência com pequenas tarefas pode causar acidentes de trabalho, erros de produção e danos aos ativos da empresa.
Um programa de manutenção deve considerar tanto a consequência quanto a probabilidade de falhas. E, como o risco = probabilidade x consequência, podemos concluir que bons programas de manutenção são baseados em riscos. Uma "parte" é geralmente um componente simples, algo que possui relativamente poucos modos de falha.
Manutenção preventiva é uma ação planejada e sistemática de tarefas de prevenção de forma constante e envolve programas de inspeção, reformas, reparos, entre outros. A manutenção preventiva é a monitoração de um determinado objeto estudado para evitar que ele apresente erros ou se quebre.
Segundo a Norma ABNT NBR 5462/1994 , a definição é de Manutenção Preventiva é: Manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.
Elas mantêm as ferramentas de sua obra sempre funcionando, otimizando o tempo de trabalho que, caso não houvesse esse cuidado, poderia ser perdido devido a algum erro, levando à paralisação de sua edificação.
Manutenção de máquinas e equipamentos: o que você precisa saber? O conceito de manutenção é abrangente, mas de extrema importância em vários contextos. Ela envolve verificações funcionais, reparos e/ou substituição de dispositivos, equipamentos e maquinário dentro de determinada infra-estrutura.
Manutenção industrial é um conjunto de atividades que tem o objetivo de verificar e garantir a vida útil de um equipamento por mais tempo. Existem diferentes tipos de manutenção: preventiva, preditiva e corretiva.
Em geral, existem quatro tipo de gatilhos:Horas de funcionamento: para determinar a manutenção a cada x horas de funcionamento do equipamento;Tempo: para determinar, por exemplo, a lubrificação de um equipamento em x meses;Produtividade: determinar a manutenção a cada quantidade x de peças produzidas;
Manutenção preditiva pode ser classificada como um tipo de monitoramento de rotina. A monitoração é voltada ao desempenho e condição dos equipamentos e maquinários durante o funcionamento regular da empresa.
...
PreditivaSistema de rastreamento;Teste de bateria;Ultrassom;Câmera termográfica;Análise de vibração.
A manutenção corretiva emergencial é chamada de não-programada, pelo fato de ter pulado as etapas de planejamento e programação. O equipamento é quem decidiu o momento em que a manutenção aconteceria, por esse motivo, ela é a manutenção mais cara, perigosa e demorada para a empresa.
A manutenção corretiva é a atividade técnica executada para realizar reparos em decorrência de uma avaria. Este problema pode ser causado por desgaste do equipamento, erro no manuseio ou, mesmo, quedas e outros tipos de acidentes.
Desvantagens da manutenção corretiva
Altos gastos com peças, serviços e mão de obra; Indisponibilidade dos veículos; Redução de produção, resultando em perdas para o seu negócio; Acidentes e danos ao meio ambiente.
Em resumo, sua principal função é prevenir falhas em máquinas ou equipamentos (ativos) e, quando elas ocorrem, sua função é reestabelecer o pleno funcionamento dos equipamentos antes que causem graves prejuízos nas indústrias.
De uma forma geral, a diferença entre elas está no objetivo de cada ação. Isso porque a preventiva, como o nome sugere, é feita antes que algum problema aconteça, enquanto a corretiva é realizada quando algo já impede o funcionamento da máquina ou equipamento.
Como forçar a formatação de um cartão de memória?
Como saber se tomei Shadowban?
Como saber se o abacate está bom ainda?
Como saber se o abacate está no ponto para comer?
Como verificar se o Windows está com problema?
Como pegar a carteira definitiva?
Tem problema comer abacate escuro?
Como testar o adaptador de rede Wi-fi?
Como saber se o celular tem um sensor infravermelho?
Como saber se o abacaxi está estragado depois de cortado?
Como saber se roda Minecraft no PC?
Como saber se o advogado já recebeu o dinheiro do meu processo?
Como saber se o abacate é bom?
Como saber o ano de fabricação de um piano?
Como saber a dureza de um parafuso?