A abelha Apis mellifera que habita o Brasil, conhecida popularmente como africanizada, é resultado do cruzamento das raças europeias e africana. Apesar de serem muito defensivas, as abelhas africanizadas são ativas o ano todo, altamente produtivas e resistentes às doenças.
A abelha africanizada ou abelha do mel africanizado, também conhecida coloquialmente como "abelha assassina", é uma híbrida de espécies ocidentais de abelha (Apis mellifera) com abelhas africanas (A. m. Scutellata).
Dentre todas as abelhas que possuem veneno, as consideradas mais venenosas são as abelhas africanas, sendo essas as responsáveis pelo maior número de mortes de humanos do que a soma do ataque de todos os outros animais venenosos juntos.
"As abelhas africanizadas respondem mais rapidamente à perturbação da colônia, e em maior número, com mais ferroadas", concluíram pesquisadores em 1982. A descoberta foi repetida em vários estudos posteriores.
Qual a diferença entre a abelha africana e a européia? Anatomicamente, é quase impossível distinguir uma da outra; ainda assim, as africanas são um pouco menores. A diferença entre elas é comportamental: as abelhas africanas são mais ativas enquanto produtoras de mel e defensoras da colméia.
22 curiosidades que você vai gostar
CARACTERÍSTICAS DAS ABELHAS AFRICANAS
Estabelecem colméias em cavidades pequenas e em áreas protegidas, tais como: caixas, latas e baldes vazios, carros abandonados, madeira empilhada, moirões de cercas, galhos e ocos de árvores, garagens, muros, telhados, etc.
Abelha-europeia é uma das espécies mais conhecidas no mundo | Fauna | G1. O inseto é originário do norte da Europa e centro-oeste da Rússia e adapta-se com facilidade a diferentes ambientes. A abelha-europeia (Apis mellifera) é um dos insetos mais conhecidos no mundo.
Apis mellifera scutellata (abelha africana)
Originárias do Leste da África, são mais produtivas e muito mais agressivas.
As africanas atacam em número maior e em apenas 30 segundos são capazes de injetar oito vezes mais toxinas em suas pobres vítimas.
A abelha-gigante-de-Wallace (Megachile pluto) possui uma envergadura de 6,35 centímetros e grandes mandíbulas, muito semelhantes às de um besouro da família Lucanidae, que utiliza para remover a resina de árvores para forrar seus ninhos.
A abelha africanizada, conhecida como abelha assassina é uma das subespécies de Apis mellifera, resultado do cruzamento da abelha africana, com as abelhas europeias e italianas.
Nomes Populares: Abelha cachorro, abelha irapuá, abelha irapuã, arapica, arapu, arapuá, arapuã, aripuá, axupé, caapuã, enrola cabelo, guaxupé, mel de cachorro, torce cabelo, cupira.
Então dependendo do grau de alergia, da idade, da resistência física, uma única picada de abelha é capaz de matar um ser humano.
Originárias da África, Ásia e Europa, as abelhas africanizadas (Apis mellifera), foram trazidas para o Brasil para a produção de mel, elas são exóticas invasoras. As africanizadas impactam ao competir e “roubar” pólen/néctar das nativas, mas nem sempre polinizam.
As abelhas são animais invertebrados pertencentes ao filo Arthropoda, classe Insecta, ordem Hymenoptera e família Apideae. Atualmente são conhecidas mais de 20.000 espécies de abelhas. Elas podem viver solitárias ou formar colônias com cerca de 80.000 indivíduos.
Além de ser utilizado como adoçante, o mel sempre foi reconhecido devido às suas propriedades terapêuticas. PAGAMENTO SEGURO: Aceitamos diversas formas de pagamento, deposito bancário, boleto bancário, cartão de credito, debito online.
Conhecida como abelha azul, a espécie Osmia calaminthae é endêmica da Flórida, Estados Unidos. Muito rara, é considerada “criticamente em perigo” pela organização de conservação, sem fins lucrativos, NatureServe.
A agressividade em abelhas é desencadeada como parte do mecanismo de defesa da colônia. Tal comportamento se inicia com um conjunto de estímulos físicos e químicos como movimentos bruscos, sons agudos, cores escuras e odores fortes, geralmente associados à presença de intrusos, invasores ou predadores da colônia.
Que tipo de abelha é essa que apareceu no telhado da minha cunhada? Trata-se de um zangão. É o macho da abelha Apis mellifera, mais conhecida como abelha europa ou africanizada.
O mel é um liquido açucarado produzido pelas flores que contem água e sacarose. As abelhas sugam o néctar das flores com sua língua que são parecidas com um canudo longo e oco denominado probóscide.
Entre as diferenças, as mais fáceis de serem reconhecidas é pela observação da estrutura interna das colônias. A abelha africanizada (Apis mellifera), que possui ferrão, armazena o pólen e mel em favos, ao passo que as abelhas sem ferrão constroem potes para armazenar o pólen e o mel.
Estes são os principais tipos de abelha que produzem mel:Abelha Europeia.Abelha Asiática.Abelha Asiática AnãAbelha Gigante.Abelha das Filipinas.Abelha de Koschevnikov.Abelha Preta Asiática AnãApis armbrusteri.
Seu veneno é constituído por enzimas, peptídeos e aminas, substâncias que podem exercer um efeito tóxico no organismo e, mais frequentemente, provocar reações alérgicas que podem ser fatais”, ressalta a bioquímica do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do DF, Sandra Márcia da Silva.
Como era a organização política dos maias?
Como escrever as palavras no plural em inglês?
Como saber qual estágio da sífilis?
Como colocar o link do WhatsApp no perfil do Instagram?
Como se escreve corretamente a nacionalidade brasileiro ou brasileira em inglês?
Como posicionar um paciente no leito?
Como saber qual é o número do meu banco?
Qual fio usa para motor de portão?
É correto afirmar que o dia tem 24 horas explique?
Como saber o tamanho do exaustor?
Como colocar o Ba-gua na planta da casa?
Como posicionar uma imagem no HTML?
O que quer dizer a palavra namorar?
Que tipo de música você ouve quando está triste quando está feliz?