“O coeficiente de solubilidade é a máxima quantidade de soluto que se solubiliza em uma dada quantidade de solvente, a uma dada temperatura.” O coeficiente de solubilidade do sal na água, por exemplo, é igual a 36 g de NaCl/ 100 g de água a 20ºC.
Para determinar a solubilidade do soluto, devemos escolher uma temperatura, tracejar até a curva de saturação (que indica a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em uma massa fixa de solvente) e, em seguida, tracejar até o eixo y.
O coeficiente de solubilidade é um referencial que indica a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em um determinado solvente a uma dada temperatura.
O ponto B está localizado exatamente na curva de solubilidade, o que indica que a solução é saturada, pois há 30 g de soluto dissolvidos em 100 g de água a 40ºC. Esse é, então, exatamente o coeficiente de solubilidade desse soluto nessa temperatura.
Por exemplo, o coeficiente de solubilidade do NH4Cl é de 37,2 g em 100 g de água a 20ºC.
29 curiosidades que você vai gostar
“O coeficiente de solubilidade é a máxima quantidade de soluto que se solubiliza em uma dada quantidade de solvente, a uma dada temperatura.” O coeficiente de solubilidade do sal na água, por exemplo, é igual a 36 g de NaCl/ 100 g de água a 20ºC.
Como a massa dissolvida de NaClO3 em 100 g de H2O a 40oC é maior que a massa dissolvida dos outros sais, logo o clorato de sódio é o mais solúvel.
A substância que está em maior quantidade é denominada solvente e a que se encontra em menor quantidade é denominada de soluto. O cloreto de sódio (NaCl) forma solução homogênea com a água, em que é possível solubilizar, a 20ºC, 36 g de NaCl em 100 g de água.
Coeficiente de solubilidade é representado pela sigla Cs, e consiste na quantidade necessária do soluto para formar com o solvente uma solução saturada em determinadas condições de temperatura e pressão.
Solução insaturada é aquela que tem uma concentração de soluto menor do que a de uma solução saturada. Um soluto adicional pode ser dissolvido em uma solução insaturada, até a solução tornar-se saturada.
Por exemplo, a 20°C, a quantidade máxima de sal de cozinha (Cloreto de Sódio – NaCl) que se dissolve em 100 gramas de água é 36 g. Logo, dizemos que o coeficiente de solubilidade do NaCl é: 36g NaCl/100 g de água a 20ºC.
Para determinar a concentração em mol/L dos íons, basta multiplicar o coeficiente do íon pela solubilidade (concentração) do sal fornecida no enunciado (2.10-2 mol/L).
Molaridade (M) é a relação existente entre a matéria de soluto (n) e o volume de uma solução (V), ou seja, M = n/V. Uma vez que a matéria de soluto é dada em mol e o volume é dado em litros, a unidade de medida da molaridade é mol/L.
Uma determinada substância pode ter diferentes solubilidades em temperaturas diferentes. A maior parte das substâncias tem sua solubilidade aumentada com o aumento de temperatura. Os gases, porém, tem sua solubilidade diminuída. Na figura acima, tem-se que a substância mais solúvel a 20º C é o AgNO3.
Observe na expressão do produto de solubilidade (KPS) que essa grandeza é diretamente proporcional à concentração dos íons em solução. Isso quer dizer que o KPS nos indica se um composto será mais ou menos solúvel em água. Quanto mais íons em solução, mais solúvel é a substância e maior é o KPS e vice-versa.
1) Qual o soluto mais solúvel a 0°C? É o KI, porque solubiliza quase 130g em 100g de água.
Na temperatura de 60 ºC, o sulfato de sódio é menos solúvel que o nitrato de potássio. O sulfato de sódio só será mais solúvel que o nitrato de potássio no intervalo de 20º C a 40ºC. e) Verdadeira. No intervalo de temperatura de 30 ºC a 100 ºC, há diminuição da solubilidade do sulfato de sódio.
Entretanto, existem casos em que a solubilidade do soluto diminui com o aumento da temperatura. Como ocorre com Na2SO4, mostrado no gráfico abaixo, cuja curva de solubilidade é descendente. Outro caso que pode ser também visto no gráfico, é o do cloreto de sódio (NaCl – sal de cozinha).
De um modo geral, o CS é apresentado como sendo a quantidade máxima, em gramas, do soluto que se consegue dissolver em 100g de solvente, a uma dada temperatura. As soluções podem ser classificadas, quanto ao CS, em três tipos, que para estudá-los iremos tomar como exemplo o CS do NaCℓ a 25ºC = 36g/100g de H2O.
Todavia, se o soluto for um líquido ou um sólido, a mudança de temperatura poderá influenciar de diferentes formas a solubilidade. Dessa forma, há casos em que, quanto mais quente está solvente, mais soluto é dissolvido; e outros em que, quanto mais quente está o solvente, menos o soluto dissolve-se e vice-versa.
Assim, um sal pode ser classificado em solúvel ou praticamente insolúvel.
...
Veja as regras que se dirigem aos tipos de ânions:Nitrato (NO3-) e Nitrito (NO2-): todo sal que apresenta esses ânions são solúveis;Carbonato (CO3-2), Fosfato (PO4-3) e Sulfeto (S-2): solúvel apenas com elementos da família IA e com o NH4+;
Quanto tempo leva para fazer efeito de dipirona comprimido?
Qual a melhor banana para quem quer emagrecer?
Para que serve as notificações?
O que significa águas pluviais?
Qual foi a inflação no ano de 2015?
Quantas são as emendas constitucionais?
Qual o prazo para manifestação a impugnação ao cumprimento de sentença?
Quanto um arquiteto cobra para emitir uma RRT?
Quanto ganha um bandeirinha de asfalto?
Quem foi a família Silva no Brasil?
Quando a Igreja Matriz foi tombada?
Como desativar modo desenvolvedor Samsung?
Qual área tem mais emprego em Portugal?
Como funciona o processo de venda de um imóvel?
Como a imunologia pode auxiliar nos transplantes de órgãos?
Qual é o material mais resistente ao calor?