Essa questão do cheiro do bebê levou vários especialistas a falarem sobre isso e a compará-lo com outros aromas conhecidos. Alguns o comparam com o cheiro de biscoitos molhados no leite, um aroma doce que desperta todos os tipos de sensações.
Já para aromatizar as roupinhas e deixá-las também como o cheirinho de neném, a mamãe pode usar Água Perfumada, no momento de passar das roupas, Envelopes e Sachês Perfumados no guarda-roupa, cômodas e bolsas.
A outra hipótese é que o cheiro venha das glândulas sebáceas do bebê. Mesmo na vida adulta, nosso suor é repleto de mensagens que não decodificamos no dia a dia, como o nível de cortisol, indicador de estresse. Da mesma forma, o cheiro pode ser um sinal “programado” para ser emitido por recém-nascidos.
Mesmo sem o bebê na frente delas, os cérebros foram inundados com endorfinas do prazer e do bem-estar. O estudo mostrou que o odor dos recém-nascidos desempenha um papel no desenvolvimento de respostas motivacionais e emocionais entre mãe e filho, provocando funções de cuidado materno, como amamentação e proteção.
Uma delas é que esse cheiro é remanescente do vernix caseoso (ou verniz cremoso), uma substância esbranquiçada que cobre o corpo do bebê quando ele nasce. Geralmente é removido no primeiro banho, ainda que algumas mães e médicos optem por adiar esse momento, para dar proteção extra ao recém-nascido.
Aplicar uma camada de aromas cheirosos. Para produtos para a pele, coloque produtos com cheiro agradável em camadas para amplificar um aroma fresco. Por exemplo, use sabonete líquido e depois aplique uma loção perfumada na pele.
O vérnix caseosa é um revestimento oleoso e semelhante a queijo que cobre a pele dos bebês durante seu tempo no útero.
Você pode achar que sim, mas nem todo mundo concorda. Segundo um estudo publicado pela Universidade de Brock (Canadá), é normal que, num primeiro momento, alguns recém-nascidos não pareçam tão fofos assim. E surpresa: isso não tem nada a ver com aparência física dos pequenos.
Sabe aquela sensação maravilhosa que você tem quando cheira seu bebê? De acordo com uma pesquisa da Universidade de Montreal, no Canadá, isso acontece porque o cheiro do filho fortalece o vínculo com a mãe e a torna mais protetora.
O cheiro do bebê ao nascer gera uma sensação de prazer incomparável em todas as mães. Estudos sugerem que isso de deve à mistura de uma substância chamada vérnix caseoso e restos do líquido amniótico. Uma das características dos recém-nascidos é o cheiro incomparável que eles exalam.
O bebê acabou de mamar, está bem agasalhado, com a fralda seca e, ainda assim, chora num tom estridente avisando que algo não vai bem? Nessa hora, você tem bons motivos para desconfiar de uma crise de cólica. “Quando nada na rotina justifica tanto desconforto, é quase certo que o problema seja esse.
Ofereça o peito A maioria dos bebês se acalma quando recebe o leite materno. “A estimulação oral que decorre do movimento de sucção é uma fonte de satisfação que ajuda a amenizar a cólica”, afirma Patrícia. Só não convém oferecer o seio se a criança tiver acabado de mamar ou se ela recusar repetidamente o peito.
Qual o número zero dos egípcios?
Como conseguir visto para estrangeiro no Brasil?
Como pagar o Fundo de Garantia atrasado?
Como um empreendedor deve pensar?
Como o vulcão contribui para a formação do relevo?
Qual a razão do surgimento dos campos de concentração?
Qual a visão de um bebê de 1 mês?
Quanto ao servidor público é seu dever ético atender ao cidadão?
Como sentimentos movem nossas ações?
O que significa quando o casal dorme de costas um para o outro?
Quais as vantagens para a empresa de se criar um planejamento detalhado?
O que é visto permanente no Brasil?
Como os carros podem contribuir para a poluição do ar?
Quem escreveu a música borboletinha?
Quais conhecimentos são necessários para compreender um texto?