Há os mini-aspersores, os quais apresentam vazão em torno de 300 L/h, trabalhando com pressão de 1,0 kgf/cm. E na extremidade superior, podemos encontrar aspersores com vazão de 160.000 L/h, trabalhando a 7,0 kgf/cm. Para melhorar a uniformidade de distribuição de água, há aspersores autocompensantes.
Exemplo de cálculo de TI:
A variação entre vazões dos aspersores não pode ser superior a 10%. Para que isso ocorra, deve-se dimensionar um diâmetro de tubulação tal que não permita uma variação de pressão entre o primeiro e o último aspersor maior do que 20% da pressão de serviço (PS) dos mesmos.
Na hora da escolha do tipo de aspersor a ser utilizado no sistema de irrigação por aspersão deve-se considerar alguns fatores como: qualidade e quantidade de água, cultura a ser irrigada, tipo de solo, manejo da irrigação, intensidade e direção do vento e características do próprio aspersor, tais como: eficiência de ...
Há três tipos básicos de aspersores para uso residencial: Rotores para áreas grandes, aspersores de jatos rotativos e aspersores sprays fixos para áreas menores.
Irrigação por Aspersão Convencional A linha principal é, usualmente, enterrada, sendo as conexões das laterais colocadas a intervalos regulares, em geral, múltiplos de 6 metros, comprimento comum das tubulações.
Geralmente, a pressão de funcionamento do sistema de gotejamento varia de 5 a 15 mca e a vazão de 2 a 20 litros por hora. A filtragem da água de irrigação constitui medida eficaz para a redução de bloqueios físicos dos emissores, principalmente o sistema de irrigação por gotejamento.
Condições gerais para dimensionamento
O dimensionamento da linha lateral, ou seja, determinação do seu comprimento e diâmetro, é função da variação de vazão entre os emissores extremos. Recomenda-se uma variação máxima de 20% da vazão entre os emissores, sem que ocorra grande desuniformidade de distribuição de água e, consequentemente, da produção.
A escala de um medidor de Vazão do tipo de pressão diferencial será, por conseguinte, “quadrática”, não linear, e só permite leitura precisa para vazões superiores a cerca de 30% da vazão máxima (fig.2). Quando se mede a Vazão de gases ou de vapores, a equação (5.7) se escreve da forma:
IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO Fornece água ao solo sob forma de chuva artificial Vantagens -aplica-se a qualquer tipo de terreno (topografia plana ou irregular); -pode ser utilizado em qualquer tipo de solo; -dispensa a sistematização do terreno; -pode ser automatizado;
Para a medição de Vazão por esse método serão necessários, portanto, um dispositivo colocado na tubulação, capaz de restringir a passagem do fluido e um medidor de pressão diferencial (manômetro em “U”, transmissor de pressão diferencial, etc). Consideremos uma tubulação horizontal, contendo uma restrição à passagem de um líquido.
Se a Vazão for reduzida à metade, ou seja, 5m 3 /min, a pressão diferencial passa a ser de 25”H 2 O, ou seja, ¼ da anterior. A escala de um medidor de Vazão do tipo de pressão diferencial será, por conseguinte, “quadrática”, não linear, e só permite leitura precisa para vazões superiores a cerca de 30% da vazão máxima (fig.2).
Como tirar a casca do feijão cozido?
Como que se escreve arranhando?
Como tirar carteira de passe livre intermunicipal?
Como chegar ao número de Avogadro?
Como troca carrapeta da torneira?
Como saber qual é a tela do meu notebook?
Como tirar a carteira de reservista pela internet?
É possível tirar a habilitação sem a auto escola?
O que é o princípio de conservação de energia?
Quais os documentos necessários para regularização da associação?
Como tirar a carteira de Saúde?
Como analisar a margem de contribuição?
Como testar os leds do monitor?
Qual a classificação da oxigenoterapia?
Quais as classificações das questões prejudicais segundo a natureza?
Qual é a classificação da palavra aquilo?