Ângulo de inclinação da aresta negativo (─) aumenta a resistência da aresta, mas também aumenta a força de reação dos esforços de usinagem.
Para alguns tipos de materiais plásticos e metálicos com irregularidades na superfície, adota-se um ângulo de saída negativo para as operações de usinagem.
Um ângulo de saída mais positivo exige um menor consumo de potência gerando menos calor e menor esforço de corte. Ferramentas com ângulos de saída positivos normalmente geram um corte mais suave, minimizando os riscos de vibrações em peças delgadas ou com paredes finas.
O ângulo de saída é responsável pelo corte do material em questão. O ângulo influencia consideravelmente a estabilidade da cunha. Ferramentas demasiadamente positivas podem quebrar devido ao enfraquecimento da cunha.
O ângulo excessivo não apenas enfraquece a cunha de corte, mas também provoca o aquecimento da aresta de corte. Com menor área de contato para dissipar o calor, as ferramentas queimam mais rapi- damente com uma folga excessiva.
25 curiosidades que você vai gostar
Ângulo de folga previne a fricção entre face lateral da ferramenta e a peça usinada o que facilita o avanço.
Ângulo de Folga α: também é chamado de ângulo de incidência, é o ângulo entre a superfície de folga e o plano de corte, medido no plano de medida da cunha cortante. Ângulo de Cunha β: é o ângulo entre a superfície de folga e a superfície de saída, medido no plano de medida da cunha cortante.
À medida que a temperatura aumenta, a vida útil da pastilha diminui. O desgaste maior da aresta de corte pode prejudicar a qualidade da peça e afetar negativamente as propriedades de usinagem: o calor gerado entre a pastilha e a peça pode causar mudanças na forma do cavaco e deformação plástica na pastilha.
Raio de Quinaquebra cavaco.fluido de corte.condições de corte.geometria da ferramenta.raio de quina.
Basicamente, a boa geometria do corte é um ajuste em que a formação de cavacos ocorre de maneira correta sem muito esforço. ... As propriedades da aresta de corte são determinadas primeiramente pelo carbeto usado e, posteriormente, pela geometria da aresta.
As pastilhas positivas são mais apropriadas para operações leves em peças delgadas sujeitas a vibrações ou também em máquinas de baixa potência e baixa estabilidade. Os ângulos das ferramentas são fixos e determinados pelo projeto do fabricante.
O cálculo da velocidade de corte vai depender diretamente do material a ser usinado, e esse dado é uma grandeza diretamente proporcional ao diâmetro da peça que está sendo usinada, no caso dos tornos; ao diâmetro da ferramenta, no caso das fresadoras; e à rotação do eixo árvore. onde: V C = velocidade de corte (m/min).
Há muitos parâmetros a serem considerados ao escolher a pastilha de torneamento.
...
A classe da pastilha é selecionada principalmente de acordo com:o material da peça (ISO P, M, K, N, S, H)tipo de método (acabamento, usinagem média, desbaste)Condições de usinagem (boa, média, difícil)
Cunha de corte - é a cunha da ferramenta, formada pela intersecção das superfícies de saída e de folga. * * * Superfície de saída (A) – é a superfície da cunha de corte sobre a qual o cavaco é formado e sobre a qual o cavaco escoa.
Alem dos três tipos de cavacos, pode-se diferencia- los quanto à sua forma. Certas formas de cavaco dificultam a operação de usinagem, prejudicam o acabamento superficial da peça e desgastam mais ou menos a ferramenta. - Cavaco em fita; - Cavaco helicoidal; - Cavaco espiral; - Cavaco em lascas ou pedaços.
Usinagem - O Estudo da usinagem é baseado na mecânica (cinemática, atrito e deformação), na termodinâmica (geração e propagação de calor) e nas propriedades dos materiais.
De um modo geral, as principais operações de usinagem podem ser classificadas em torneamento, aplainamento, fresamento, furação, brochamento e retificação.
Processos de Usinagem
Chama-se de Usinagem a um processo de fabricação em que parte-se de uma peça bruta maior do que aquilo que se deseja produzir, da qual é removido material com auxílio de uma ferramenta de corte, produzindo-se cavaco e obtendo-se uma nova peça com as formas e dimensões desejadas.
As altas temperaturas nas ferramentas de corte não só aceleram os mecanismos de desgaste termicamente ativados, mas também reduzem o limite de escoamento do material da ferramenta.
O aumento da temperatura na área em usinagem ocasiona problemas como a diminuição da resistência mecânica e acentua os mecanismos de desgaste da ferramenta. Uma ferramenta desgastada não garante as tolerâncias dimensionais, além de prejudicar o acabamento superficial da peça.
Perda de produtividade da equipe
Com o excesso de calor, o trabalhador tende a ser dominado pela fadiga extrema, debilidade, náuseas, dor de cabeça e até desmaio em casos mais extremos. Pode acabar provocando inclusive, um grande número de atestados médicos e acidentes de trabalho.
O ângulo de posição (KAPR) é o ângulo entre a aresta de corte principal da pastilha e a superfície da peça. O ângulo de posição afeta a espessura dos cavacos, forças de corte e vida útil da ferramenta. Os ângulos de posição mais comuns são 90 graus, 45 graus, 10 graus e os de pastilhas redondas.
O ângulo de saída é o ângulo que o todo-o-terreno possui entre o para-choques traseiro e a roda traseira.
Ângulo de ponta (ε): é o ângulo entre os planos de corte correspondentes (plano principal e lateral/secundário), medido no plano de referência. Ângulo de inclinação (λ): é o ângulo entre o a aresta de corte e o plano de referência da ferramenta, medido no plano de corte.
Como são contados os meses na gravidez?
O que é preciso para ser disciplinado?
Como passar os verbos para o passado simples em inglês?
Porque o ar-condicionado não esquenta?
Como transferir arquivos do notebook para o celular via Bluetooth?
Como saber se o Office e 32 ou 64 bits?
Como ser o melhor em tudo o que faz?
Como aplicar testosterona na pele?
Como ser calmo frio e calculista?
Como saber se meu CPF foi utilizado?
Como passar roupa sem deixar marca do ferro?
Como fazer uma carta de resposta?
Como irritar uma pessoa na discussão?
Como fazer download de vídeos do Instagram?