A melhor forma é conservá-los na temperatura padrão dentro de uma adega ou utilizar um balde com água e gelo. Para os mais detalhistas, na hora de servir, o espumante deve estar entre 8;C a 12;C, os vinhos brancos entre 10;C a 14;C, roses entre 9;C e 14;C e tintos entre 15;C e 18;C.
As adegas refrigeradas mantêm as condições ideais para a conservação dos vinhos, que deve ser uma umidade do ar de 70% e uma temperatura entre 4ºC e 17ºC, que variará de acordo com o tipo de vinho.
A temperatura de armazenagem é a temperatura em que suas bebidas devem ser guardadas. Simples assim. De modo geral, é importante que os vinhos sejam guardados em ambientes sem grandes variações de temperatura. O ideal é que as garrafas estejam armazenadas em lugares que mantenham uma temperatura entre 14ºC e 17ºC.
Adega climatizada pode trazer muitas vantagens, mas é importante ressaltar que ela deve ficar constantemente ligada na tomada, pois ligar e desligar pode queimar alguma peça, danificando o seu bom funcionamento.
O consumo de energia elétrica de uma adega gira em torno dos 31,20 kWh/mês, um pouco mais que a metade do gasto de uma geladeira duplex, por exemplo. Com isso em mente, perceba que ela também é um eletrodoméstico, só que voltado a vinhos.
20 curiosidades que você vai gostar
É possível incorporar uma adega de embutir em nichos na estante na sala, acomodá-la sob um aparador na copa e até mesmo colocá-la embaixo da bancada da cozinha. E o mais legal é que você ainda pode deixar a sua adega exposta ou apostar em um belo projeto de marcenaria para armazená-la dentro em um móvel sob medida.
Nada influencia tanto na apreciação de um vinho quanto sua temperatura. O vinho é uma bebida delicada e cheia de nuances, os vinhos brancos costumam ser servidos gelados e os tintos em temperatura ambiente. ... E, caso o seu vinho esteja muito quente, você irá sentir um ardor no nariz e um aroma medicina.
Um dos dogmas do mundo do vinho é: guardar as garrafas de vinho sempre (sempre!) deitadas. Isso seria importante, porque mantém a rolha umedecida, conservando suas qualidades e impedindo que ela resseque, além de garantir a mínima entrada de oxigênio, o que favorece o bom envelhecimento do vinho.
De forma geral, os vinhos devem sempre ficar em um ambiente com temperatura fresca. O ideal é que o local de armazenamento tenha entre 12 e 16ºC, sem muita oscilação. Se a temperatura for um pouco mais alta que isso e você for consumir o vinho daqui a alguns dias, não há risco de a bebida sofrer a degradação.
O sistema de refrigeração é o coração da adega.
As adegas termoelétricas funcionam basicamente com um sistema que absorve o calor interno por meio de uma placa de cerâmica e depois o expele, fazendo com que lá dentro a temperatura se mantenha de 10 a 12º C.
Evite deixar muito mais tempo do que isso. Para brancos, rosés e espumantes, de 10 a 15 minutos dentro do balde de gelo serão suficientes. Na geladeira, entre 2 e 3 horas. No freezer, entre 20 e 30 minutos bastam.
Em ambos os casos, ou seja, nas adegas com ou sem refrigeração, o correto é manter as garrafas na temperatura ideal: entre 15ºC e 18ºC para os tintos, entre 10ºC e 12ºC para os brancos e cerca de 8ºC para os espumantes. Devido à diferença de temperatura para os tipos de vinho, a adega deve ser dividida entre eles.
Os recursos de uma adega regulam e mantêm a temperatura, controlando a entrada de luz e a umidade. As cervejeiras são aparelhos próprios para gelar cervejas e outras bebidas alcoólicas. ... Já a adega é um refrigerador específico para vinhos, sendo a escolha ideal para os amantes da bebida.
Geralmente, diz-se que entre 21 e 22 °C corresponde à temperatura ideal e mais saudável para interiores, durante todo o ano. No entanto, isso varia conforme as pessoas, sendo que um ambiente mais quente pode ser mais adequado a bebés, idosos e doentes.
Se a umidade for superior a 80%, você pode usar um desumidificador, ou colocar algumas esponjas secas na adega para absorver o excesso de umidade. Os pacotinhos de sílica, como aqueles encontrados em roupas ou sacos de alimentos desidratados, também podem funcionar.
Vinhos com rosca e espumantes devem ser mantidos em pé, enquanto os vinhos vedados com rolha de cortiça precisam ficar deitados. A posição do vinho faz diferença principalmente por causa do contato da bebida com a rolha: isso evita o secamento e o encolhimento dela e faz a veda da garrafa ficar inviolável.
Sempre nos foi passado que vinhos vedados com rolhas tinham que ser estocados na horizontal, para que o líquido fique em contato com o vedante, deixando-o sempre úmido. Assim, a rolha se expande e evita a entrada de ar.
- Não deixe o vinho na geladeira depois de aberto por muito tempo. Segundo Dian, os vinhos podem ser guardados por até 2 dias na adega ou geladeira, desde que retirado o oxigênio de dentro da garrafa (saiba mais sobre isso no passo abaixo).
Gelado demais não é legal porque os aromas e sabores ficam escondidos. Não conseguimos sentir nada e isso descaracteriza o vinho. Lembrando que para brancos, espumantes e até rosés a temperatura é mais baixa, até para mostrar melhor a acidez. Só que, quanto mais gelado, mais os aromas e sabores ficam escondidos.
De uma forma geral, é indicado que espumantes, vinhos brancos e rosés sejam servidos mais frios. Isso porque, gelado, esses rótulos têm sua acidez e sensação de frescor destacadas pela baixa temperatura.
E que fique claro: vinho tinto à temperatura ambiente só vale se ela for a ideal para o seu estilo. Para começar, nenhum vinho deve ser servido além de 20ºC, a não ser que você esteja gripado e queira fazer uma inalação, pois, a uma temperatura dessas, a evaporação do álcool será intensa.
Idealmente, os melhores lugares para a adega são na sala de jantar, perto da mesa, já que geralmente é lá que você vai consumi-lo com suas refeições, e próximo à sala de estar – local em que pode receber visitas com uma boa taça de vinho tinto.
O melhor lugar para se ter uma adega de vinho parede é na sala de estar ou jantar. Isso porque a adega de parede para sala pode servir de decoração para seu ambiente e contribui para que você tenha um ambiente ainda mais aconchegante.
O espaço acima da geladeira é bastante utilizado como adega, a qual pode ser elaborada sob a forma de nichos, tendo somente uma ou mais fileiras abaixo do armário ou então ocupar todo o espaço acima do eletrodoméstico, a fim de armazenar uma maior quantidade de garrafas. ... Uma sugestão é instalá-lo ao lado da geladeira.
Como saber se tem algo de errado comigo?
Qual a frequência normal das contrações de treinamento?
Quantas linhas tem o primeiro parágrafo?
Como criar sujeitos para os predicados?
Como saber se você vai crescer muito?
Como saber o que a professora vai passar na prova?
Como saber qual era o valor antes da porcentagem?
Como colocar um calendário no Word?
Como saber se a lente e do olho direito ou esquerdo?
O que diferencia uma pessoa uma experiência superficial de outra não superficiais?
O que é certo e errado na ética?
Como remover meu cartão do Instagram?
Como ver os aviões no Aeroporto de Guarulhos?
Como faço para desbloquear o Microsoft Word 2010?
O que deve constar no Regimento escolar?
Como descobrir a senha do Adobe Reader?