O bico de bunsen funciona a gás, geralmente suas temperaturas chegam a 800°C.
É utilizado na esterilização de pequenos objetos, para aquecer produtos químicos, polir a fogo vidros quebrados e para muitas outras finalidades. Basicamente, um bico de Bunsen é um queimador de gás de pequeno porte com uma chama ajustável, onde pode-se manipular a quantidade de gás e ar.
Não pode ser aquecido, pois possui grande precisão de medida.
Zona oxidante da chama (zona 2): compreende toda a região acima e ao redor da zona redutora; nela a combustão do gás é completa. É muito quente: a sua temperatura pode chegar a 1100 °C.
A imagem acima ilustra a fonte de calor utilizada para o aquecimento de substâncias no laboratório, o então conhecido Bico de Bunsen. As diferentes chamas obtidas com ele têm explicação na quantidade de calor: Quanto mais quente a chama, mais azulada ela fica.
19 curiosidades que você vai gostar
A cor azul indica uma chama mais intensa, ou seja, mais quente. Já a cor amarela tendendo para o vermelho implica em uma chama mais fria.
A chama amarelada é característica da combustão incompleta, ou seja, os hidrocarbonetos presentes que não sofrem combustão são responsáveis pela chamada fuligem (de cor preta) que aparece no recipiente.
Na chama é possível distinguir três zonas: uma zona externa de cor violeta pálido, onde os gases que são expostos ao ar sofrem combustão completa; uma zona intermédia caracterizada por combustão incompleta e uma zona interna de cor azulada que contém os gases que ainda não sofreram combustão.
Tubo de ensaio: utilizado para realização de reações químicas em pequena escala, principalmente testes qualitativos. Podem ser aquecidos em movimentos circulares diretamente sob a chama do Bico de Busen.
Os tubos de ensaio com líquidos podem ser aquecidos diretamente na chama do bico de Bunsen. A chama deve ser média, e o tubo deve estar seco por fora, para evitar que se quebre ao ser aquecido.
Em que situação o combustível é queimado totalmente? R: A função do anel do bico de Bunsen é incrementar ou reduzir o fluxo de oxigênio na mistura do gás, fazendo com que a chama fique no “nível” desejado.
Abra o registro e acenda a chama. A chama que se obtém é grande, amarela e luminosa. Abre-se em seguida a entrada de ar, lentamente, até que a chama se torne azul. Controle a quantidade de gás com o registro e gire o anel gradativamente até abrir por completo as janelas do bico de Bunsen.
A gasolina possui caráter apolar, sendo assim, ela só se dissolverá em um solvente apolar, o que não é o caso da água, que se classifica como composto polar.
O bico de Bunsen queima em segurança um fluxo contínuo de gás, sem haver o risco da chama se propagar pelo tubo até o depósito de gás que o alimenta. Normalmente, o bico de Bunsen queima gás natural, ou alternativamente um GPL, tal como propano ou butano, ou uma mistura de ambos.
A função principal do tripé é proporcionar maior estabilidade às câmeras digitais. Livres da respiração ou do suave tremer da mão dos fotógrafos, as câmeras no tripé captam melhor a cena que está à sua frente.
Sua principal utilização mais rotineira é para o aquecimento de sólidos a temperaturas elevadas em forno Mufla tipo LGI-SX2-4-10, embora possa ter diferentes aplicações em um ambiente laboratorial.
Tubo de ensaio: utilizado para realização de reações químicas em pequena escala, principalmente testes qualitativos. Podem ser aquecidos em movimentos circulares diretamente sob a chama do Bico de Bunsen. Tubos de ensaio devem ser aquecidos de forma que a extremidade aberta não esteja virada para uma pessoa.
Não pode ser aquecido, pois possui grande precisão de medida. Equipamento calibrado. Proveta: utilizada para medir volumes de líquidos sem grande precisão.
Lamparina: utensílio destinado a aquecer em pequenas proporções análises que requerem pouco calor. Consiste num reservatório, onde é colocado um líquido combustível, onde mergulha um cordão, por onde o líquido sobe , para ser queimado na outra extremidade (pavio).
Química. A chama azul é característica de uma combustão completa; e a chama amarela é característica de uma combustão incompleta. Quando vamos cozinhar algum alimento em nossas casas, utilizamos a combustão do gás de cozinha.
Violeta (680 – 790 THz)
A cor do fogo depende da temperatura em que ele queima
A cor do fogo, na verdade, é resultado da cor da luz que ele emite. Essa luz é formada por fótons, partículas muito pequenas que se comportam como uma onda eletromagnética. Dependendo do comprimento dessa onda, ela terá uma coloração diferente.
Caso houver predominância da cor amarela na chama, significa que há muito ar junto com o gás, e isso, ocasiona na queimadura das panelas. Nesses casos, tente ajustar a válvula do gás até a chama ficar completamente azul. Fique atento, também, à intensidade do fogo. Chamas muito altas também podem chamuscar as panelas.
Por que isso acontece? Isso acontece quando a quantidade de oxigênio combinada com o combustível é insuficiente. Isso não é produzido corretamente e o monóxido de carbono aparece e a chama se torna amarelada ou laranja.
"O gás de cozinha é um composto formado de moléculas que contêm apenas carbono e hidrogênio. Quando a combustão desse gás é completa, isto é, todo o carbono se transforma em gás carbônico, e todo o hidrogênio se transforma em água, a chama é azul e atinge temperaturas muito altas.
Como eliminar a inflamação do corpo?
Como diferenciar infinitivo do futuro do subjuntivo?
Quais são as doenças endêmicas?
Quais os nomes que o Facebook teve antes?
Qual a melhor atividade física para a saúde?
Quem são os filhos de Lisa Presley?
Qual tem mais álcool Heineken ou Budweiser?
Qual é o adjetivo de preguiça?
Como achar a rede social de alguém pelo número?
Quais das etapas do processo de entrega de valor abaixo?
Quais os critérios para a escolha do livro didático?
Quais são os equipamentos de lubrificação?
Como calcular a velocidade inicial e final?
Onde conseguir imagens de boa qualidade?
O que é a universalidade da ética?
O que é pressão máxima de um vapor de um líquido?