Socialização secundária - A socialização secundária acontece após o processo de socialização primária, quando os indivíduos já estão inseridos em vários meios sociais, no ambiente de trabalho e vivenciando uma série de outras interações sociais e culturais distintas.
“A socialização secundária é qualquer processo subsequente que introduz um indivíduo já socializado em novos setores do mundo objetivo de sua sociedade”.
Socialização secundária – são exemplos a escola, o trabalho e o Estado. Essas instituições estabelecem instruções e normas específicas voltadas para o coletivo, como as noções de direitos individuais, leis, ética, direito a propriedade, hierarquia social, organização financeira.
Socialização secundária: coloca o indivíduo em convívio com outras formas de socialização, entrando em contato com indivíduos fora do convívio familiar. Ela está baseada em normas sociais mais rígidas e exteriores ao indivíduo e ao grupo familiar. São elas a Igreja, a escola, o trabalho e o Estado.
A socialização primária é a responsável por formar a base do indivíduo, é o primeiro contato deste com o mundo exterior. Já a socialização secundária impõe ao indivíduo submundos dos quais ele desconhece, com isso, percebe que existem outras culturas, outras ideologias além da dele.
16 curiosidades que você vai gostar
A socialização primária consiste na primeira espécie de socialização que o indivíduo experimenta, e por ser a primeira, traz consigo grande importância. Essa etapa da vida do indivíduo é o primeiro procedimento de incorporação de valores que possibilitam a inserção do indivíduo em sociedade.
Socialização primária - A socialização primária é aquela que corre na infância e se desenvolve no contexto das relações familiares. Pai, mãe, avós, tios e outros familiares ensinam a criança as primeiras noções sobre as regras e comportamentos aceitos pela sociedade.
Existem dois tipos de socialização: primária e secundária. Durante a infância ocorre a socialização primária, na qual a criança aprende e interioriza a linguagem, as regras básicas da sociedade, a moral e os modelos de comportamento do grupo a que se pertence.
Quando alguém vai comprar pão, por exemplo, a pessoa já sabe que vai haver um vendedor ali e que terá que se comunicar com ele. Essa comunicação, extremamente racional, breve, calculada e sem nenhuma carga emocional é classificada como um contato social secundário.
Devido à interação social e partilha de características, os principais grupos sociais são: familiar, vicinal (vizinhança), educativo (escolas; faculdades), religioso (igrejas e demais instituições religiosas), profissional (empresas; escritórios), lazer (clubes; associações) e político (organizações ou partidos ...
É quando aprendemos nossa língua e padrões básicos de comportamento com nossa família, que é o principal agente de socialização nesse período. Já na socialização secundária, o sujeito mais maduro passa a ter contato com outros agentes de socialização, como a escola, os amigos, a mídia e o trabalho.
A família é considerada como instituição muito importante no processo de aprendizagem. É pela socialização primária que são interiorizadas normas e valores, assim como formas de relacionamento.
socialização terciária
t : ocorre na velhice. Pela própria fase de vida, o indivíduo pode sofrer crises pessoais, haja vista que o mundo social do idoso muitas vezes se torna restrito (deixa de pertencer a alguns grupos sociais) e monótono.
Os grupos primários são aqueles em que os membros possuem contatos primários, mais íntimos. Exemplos: família, grupos de amigos, vizinhos, etc. Diferentemente dos grupos primários, os secundários são aqueles em que os membros não possuem tamanho grau de proximidade. Exemplos: igrejas, partidos políticos, etc.
O grupo secundário é, pois, um macrogrupo onde predominam as relações formais, que se fazem frequentemente através de pessoas interpostas, onde existe uma escolha racional dos seus membros, cujas relações diretas são extremamente limitadas, predominando as relações indiretas e especializadas.
Os especialistas classificam os contatos em graus, conforme o quadro a seguir:Contato Imediato de Zero Grau (CI-0) ... Contato Imediato de Primeiro Grau (CI-1) ... Contato Imediato do Segundo Grau (CI-2) ... Contato Imediato de Terceiro Grau (CI-3) ... Contato Imediato de Quarto Grau (CI-4) ... Contato Imediato de Quinto Grau (CI-5)
Os principais grupos sociais são o grupo familial (família), o grupo vicinal (vizinhança), o grupo educativo (escola, faculdade), o grupo religioso (instituição religiosa), o grupo de lazer (clubes, associações), o grupo profissional (escritórios, empresas, loja) e o grupo político (partido ou organização política).
Por exemplo, o conjunto dos indivíduos do sexo feminino nascidos em Portugal no ano de 1998 constitui uma categoria social. Esses indivíduos foram agregados num mesmo conjunto porque partilhavam três características comuns: o sexo biológico, o país onde nasceram e o ano de nascimento.
Os papéis sociais são formas de comportamento previamente estipuladas para os indivíduos de uma posição social específica. Você provavelmente já se deparou com uma situação em que as pessoas envolvidas esperavam um tipo de comportamento de sua parte tendo como base uma característica sua.
O processo de socialização relaciona-se com formação cultural do sujeito. Essa identidade, criada através do contato com códigos, padrões, hábitos e valores, que determina as ações na sociedade e o modo como enxergá-la.
Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. É um processo contínuo que só se encerra na morte, realizando-se através da comunicação.
Logo, a última palavra deve ser a dos pais da criança. Pois eles são os principais responsáveis pela educação e socialização primária que o indivíduo recebe nos primeiros anos de vida. Por fim, a educação escolar será um complemento que vai provocar a adaptação social com outros meios de relacionamento cultural.
Aprendizagem- através da qual interiorizamos os valores, as regras sociais e os modelos de comportamento. Imitação- consiste na reprodução dos comportamentos observados. Identificação- processa-se quando u indivíduo se identifica com outra pessoa que desempenha determinados papéis considerados importantes.
O processo de socialização humana é um processo complexo, sendo composto por duas ou três fases. Na clássica obra A construção social da realidade, publicada originalmente em 1966, Berger e Luckmann (2008) as dividiu em duas: primária e secundária.
A socialização primária se refere às primeiras instituições sociais que temos contato, a exemplo da família e da Igreja, onde temos os primeiros ensinamentos, como a linguagem e os valores morais. Nesse tipo de socialização, grande parte da interação social ocorre por meio da afetividade.
Como recusar o recebimento de um produto?
Como tirar cutículas da unha da mão?
Porque a minha hera não cresce?
Tem como tirar cravo com agulha?
Como abrir e fechar persiana romana?
Como tirar contracheque do Exército pela internet?
Como acabar com as espinhas e cravos no rosto em 3 dias?
Como saber qual curso de graduação fazer?
Como saber se vc superou alguém?
Como tirar cravos com gelatina e leite?
Como saber se sou de Sagitário?
Como limpar espeto de churrasco enferrujado?
Como saber se uma pessoa é sua alma gêmea?
Como saber se o bebê virou de ponta cabeça?
Estou perdendo audição de um ouvido?
Como imprimir comprovante de pagamento no caixa eletrônico?