Para representação de um conjunto, utilizamos sempre uma letra maiúscula do alfabeto, e os elementos estão sempre entre chaves e são separados por vírgula. Para representar o conjunto dos números pares maiores que 1 e menores que 20, por exemplo, usamos a seguinte notação: P ={2,4,6,8,10,12,14,16,18}.
Para representar os intervalos por extenso, vamos escrever os seus elementos entre chaves e separados por vírgula. a) Esse conjunto é formado pelos números naturais que estão compreendidos entre 5 e 11, excluindo os extremos (note que temos os sinais < e >). Então, os números desse conjunto são 6, 7, 8, 9 e 10.
Relação de pertinência Para indicar se um elemento pertence a um conjunto, usamos o seguinte símbolo ∈ (lê-se: Pertence), e para indicar se um elemento não pertence a um conjunto, usamos o seguinte símbolo ∉ (lê-se: Não Pertence).
Existem 3 formas de representar os conjuntos, como você pode ver a seguir:
Geometricamente representamos por uma bolinha branca indicando o elemento não incluído: O intervalo também é aberto quando indicamos apenas um dos extremos e o outro pode ser uma infinidade de elementos à direita ( ) ou à esquerda ( ).
Os intervalos reais são subconjuntos dos números reais. Como entre dois números distintos quaisquer há infinitos números, seria impossível listar todos os elementos destes subconjuntos. Por isso, os intervalos reais são caracterizados por desigualdades, englobando assim todos os elementos dentro do intervalo.
Seja A = { 0,1,3,4,8} e B = { 8,4,3,1,0}, ainda que os elementos estejam em ordem diferente, podemos afirmar que os conjuntos A e B são iguais: A = B. Ao comparar dois conjuntos, podemos nos deparar com diversas relações, e uma delas é a relação de inclusão.
A compreensão de conjuntos é a principal base para o estudo da álgebra e de conceitos de grande importância na Matemática, como funções e inequações. A notação que usamos para conjuntos é sempre uma letra maiúscula do nosso alfabeto (por exemplo, conjunto A ou conjunto B).
Para representação de um conjunto, utilizamos sempre uma letra maiúscula do alfabeto, e os elementos estão sempre entre chaves e são separados por vírgula. Para representar o conjunto dos números pares maiores que 1 e menores que 20, por exemplo, usamos a seguinte notação: P = {2,4,6,8,10,12,14,16,18}.
Bom, essa classificação dos conjuntos é dada através da quantidade de elementos que o conjunto possui. Conjuntos Finitos: possuem quantidade finita de elementos. Conjuntos Infinitos: possuem quantidade infinita de elementos. A = { x | x ≥ 0 e x é p a r } = { 0 , 2 , 4 , 6 , 8 , …
Como atualizar a BIOS da minha placa mãe?
Como se traduz a limitação do sócio da responsabilidade limitada?
Qual o grau de óculos mais alto?
Qual o oposto de nove negativo?
Quando o antidepressivo não faz efeito?
Quais animais dormem cerca de 3 horas por dia?
Como passar o saldo da PayPal para a Steam?
Qual a lei para cursos livres?
O que se coloca na metodologia de um TCC?
Quem criou a dominação de metal?
Qual o melhor jeito de fazer jejum?
Como puxar a fatura do cartão?