Os Sadhus poderiam ser chamados de "santos" vivos do hinduísmo. Eles são ascetas seguidores de Shiva, de Sri Vishnu e dos tantras que abdicam totalmente de vestimentas, cobrindo seus corpos apenas com cinzas.
Sadhu, no hinduísmo, é um termo comum para designar um místico, um asceta, um praticante de ioga ou um monge andarilho. "Sadhu" é, também, uma expressão em sânscrito e páli usada como interjeição para algo bem-sucedido ou realizado com perfeição.
Existem alguns homens na Índia que “entregam” completamente sua vida para a busca espiritual e, consequentemente, querem atingir a iluminação. Extremamente respeitados pela sociedade há milhares de anos, eles são chamados Sadhus, ou Nagas Babas, os homens santos.
O hinduísmo é a terceira religião com o maior número de praticantes, a maioria na Índia. Seus ensinamentos influenciam bastante a organização da sociedade indiana. Os seguidores do hinduísmo acreditam em vários deuses e na reencarnação. Segundo o hinduísmo, os seres humanos morrem e renascem várias vezes.
Os sadhus se dividem em grupos fechados, cada um com uma característica específica, identificados pela marca que levam na testa - a tilaka. Alguns chegam a morar em árvores como se fossem macacos e recusam a se comunicar com meros mortais. Apesar do aspecto primitivo, eles são vistos como poços profundos de sabedoria.
20 curiosidades que você vai gostar
Sadhus são Sanyasi, ou seja, renunciantes que se desprendem do mundo material e vivem nas cavernas, florestas, cabanas improvisadas nas margens dos rios sagrados e templos da Índia e Nepal. Baba, na Índia, é uma forma de se referir à Sadhu, a palavra Baba signifca pai, avô, ou tio em muitas línguas indianas.
Sadhu, que se traduz como "boa pessoa", é um termo que designa alguém confiável, cuja mente não provoca qualquer temor. É uma pessoa simples, cuja vida é um grupo valores; de gentileza e da honestidade.
O hinduísmo por vezes é caracterizado pela crença na reencarnação (samsara), determinada pela lei do karma (karma), e que a salvação é a liberdade deste ciclo de sucessivos nascimentos e mortes; outras religiões da região, no entanto, como o budismo e o jainismo, também acreditam nisto, mesmo estando fora do escopo do ...
Diferenças entre Hinduísmo e Budismo
O Budismo teve maior expressividade, a princípio, na China, e o Hinduísmo é uma tradição indiana. Enquanto o Hinduísmo tem base nos vedas, os textos sagrados védicos, a crença budista vem dos ensinamentos elaborados por Buda durante o seu caminho para a iluminação.
Crenças hinduístas
Os seguidores do Hinduísmo acreditam em reencarnação, em predestinação, confiam em guias espirituais e persistem no sistema de castas. Os hindus respeitam a tradição, cultuam diversos deuses e usam os textos sagrados dos vedas como referência.
Eles praticam o celibato porque acreditam que o prazer sexual apaga o seu poder espiritual. A limitação do prazer dos sentidos inclui também uma limitação na alimentação. O jejum faz parte das renúncias que o Sadhu se impõe regularmente. Muitos Sadhus fundamentalistas chegam a se manter de pé sem nunca se deitar.
As principais características do hinduísmo são o respeito pela antiguidade e tradição; a confiança nos livros sagrados; a crença em Deus sob alguma forma e a sua adoração em algum aspeto; a persistência do sistema de castas, apesar da oposição vigorosa de alguns chefes e da sua existência ser negada pela constituição; ...
O Ganges é considerado um rio sagrado pela população hindu da Índia. Eles acreditam que a deusa Ganga desceu do céu para habitar o rio, por isso eles tomam banho e bebem a água do rio, acreditando que seus pecados serão purificados. Hindus devotos visitam o Ganges diariamente para oferecer comida e flores para a deusa.
O líder religioso tem a função de preservar e de repassar os ensinamentos religiosos, ele é considerado o guardião, responsável em transmitir a palavra sagrada.
A tilak dos sadhus é a pintura do rosto, com maior significado na testa, pois representa o terceiro olho. É a marca sagrada de consagração do corpo como morada da divindade que ele invoca, além de um escudo que o protege e o livra de todo o mal.
Principais grupos religiososCristianismo (31.2%)Islamismo (24.1%)Irreligião (16%)Hinduísmo (15.1%)Budismo (6.9%)Religiosidade popular (5.7%)Siquismo (0.29%)Judaísmo (0.18%)
É uma religião e filosofia fundamentada nos ensinamentos de Buda, e tem aproximadamente 2.500 anos. Ela tenta condicionar a mente de maneira a levá-la à paz, sabedoria, alegria, serenidade e liberdade. O budismo tem por objetivo trabalhar o espiritual do homem, pois um espírito sadio significa um corpo saudável.
Para os devotos do Budismo, a morte é o final do ciclo na Terra, quando a missão de cada um acaba. Seria um ciclo “nasce, vive, adoece e morre”.
O Hinduísmo considera esse inconformismo com a morte como uma indicação da eternidade da alma. A imortalidade pode ser vista, segundo os ensinamentos da Bhagavad-gītā, em duas perspectivas: a da transmigração da alma e a da libertação da existência material.
Poderá sim buscar conhecimentos em um guru hindu, ou budista, ou jaina, ou sik, ter diversas iniciações, mas o mais importante é o caminho que se trilha para a liberação de cada ser e não a mudança de rótulo. Para o hindu, a conversão é uma relação de poder. Ter mais adeptos não vai fazer chegar à liberação.
Hinduísmo: “Este é o resumo de qualquer dever: não faças aos outros nada que te magoasse se te fizessem a ti”.
O ritual do banho deve ser realizado ao menos uma vez na vida, conforme a crença hindu. Na visita à Mãe Ganges, é comum que os fiéis deixem oferendas, como preparos com comidas e flores, em suas margens e no curso das águas. O rio se faz presente ainda em ritos funerários.
A água é considerada um símbolo sagrado na maioria das religiões, incluindo o hinduísmo, cristianismo, judaísmo, islamismo, xintoísmo, xamanismo e Wicca. É simbolizado na alquimia pelo triângulo com a ponta voltada para baixo.No Cristianismo a água é usada para batismos.
Peregrinos fazem orações, purificam a alma e cremam seus mortos nas águas poluídas do Rio Ganges. Às margens do Rio Ganges, monges giram o fogo para invocar os deuses. Eles acreditam que o ritual deixa as divindades felizes. E assim elas dão tudo o que os fiéis precisam para viver.
Om ou Aum (“aquilo que protege”) é, além do símbolo do Hinduísmo, o principal mantra da tradição religiosa. É o conjunto formado pelas três principais divindades hindus: Brahma, o criador do universo; Vishnu, o reformador; e Shiva, o destruidor (ou transformador).
Como saber o nome da pessoa q recebeu uma entrega dos Correios?
Como saber o seu tipo de cabelo crespo?
Como recuperar o número do CPF na internet?
Como faço para ligar uma geladeira 110V em 220V?
Como trabalhar com alunos com deficiência múltipla?
Como conectar a X32 no PC via USB?
Como lidar com a incompetência?
O que fazer quando o controle do ar não liga?
Como ligar o celular com o botão Power quebrado pelo computador?
Como instalar uma banheira vitoriana?
Como ligar o ventilador da marca ventisol?
Como baixar app no notebook Windows 7?
Qual o tempo de crise no casamento?
Como instalar app em PC bloqueado?