Segurança e saúde no trabalho estão interligadas, e atuam diretamente nas condições em que o colaborador labora. Essa dinâmica acontece sobretudo porque tanto uma quanto a outra apresentam um objetivo em comum: a proteção e a promoção do bem-estar — fundamentais para a qualidade de vida.
A saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Segundo a OMS, as situações de competição são as principais causas de estresse associado ao trabalho. Estatísticas apontam que uma a cada cinco pessoas no trabalho podem sofrer de algum problema de saúde mental.
O desgaste mental do trabalho ou sofrimento psíquico são conceitos que de acordo com Dejours (1993), indicam que cada indivíduo pode aliar as necessidades fisiológicas ao desejo de executar tarefas. Dessa forma sofrimento psíquico no campo do trabalho, consiste numa zona cinzenta que fica entre a saúde e a doença.
“As doenças ocupacionais são consequências da execução da atividade laboral devido às más condições do ambiente de trabalho, à exposição a produtos maléficos à saúde e às pressões psicológicas existentes na relação de trabalho”.
A CIPA é responsável pela execução de algumas atividades internas na organização. A principal delas envolve inspecionar e evidenciar os riscos à saúde e segurança existentes no ambiente de trabalho. Assim, o intuito é, principalmente, evitar doenças ocupacionais — que podem levar ao afastamento de funcionários.
Sabe-se que a ansiedade, a depressão, o consumo abusivo de substâncias psicoativas e o estresse diário estão entre as causas mais comuns que levam o trabalhador ao adoecimento mental relacionado ao labor.
A doença ocupacional, ou profissional, está relacionada ao trabalho em si, às peculiaridades da atividade exercida, como catarata desenvolvida em função da luz da solda. Já a doença do trabalho diz respeito às condições do ambiente, como surdez desenvolvida devido a exposição a ruídos constantes.
Segurança e saúde no trabalho estão interligadas, e atuam diretamente nas condições em que o colaborador labora. Essa dinâmica acontece sobretudo porque tanto uma quanto a outra apresentam um objetivo em comum: a proteção e a promoção do bem-estar — fundamentais para a qualidade de vida.
A saúde no trabalho deve incluir a avaliação da capacidade laborativa do funcionário e suas condições de saúde ao iniciar suas atividades na empresa, assim como ao sair. Esse objetivo é alcançado por meio da realização de: exames ocupacionais demissionais.
Os programas de Saúde e Segurança do Trabalho podem ajudar no aumento da motivação do time, na diminuição do número de acidentes e, inclusive, na elevação das receitas do negócio.
Também consta a avaliação dos níveis de ruídos, de luminosidade e de temperatura do ambiente que podem afetar a saúde dos funcionários — não só física como mental. Isso porque condições adversas podem trazer impactos negativos ao emocional do colaborador, tão graves quanto os impactos físicos.
Como se chama quem nasce em Honduras?
Quais são os tipos de projeções de filmes?
Qual é o significado de uma pessoa gostar só de usar roupas pretas?
Como se chama as mulheres que nascem na Espanha?
Quais os métodos para a elaboração de uma pesquisa científica?
Quando é preciso tomar soro na veia?
Como ficar parecida com personagem de anime?
É possível diminuir de tamanho?
Como ficar mais bonita com 14 anos?
Como ficar bonita mesmo com aparelho?
Como limpar a churrasqueira elettromec?
Como voltar a postura após a abdominoplastia?