A Revolução Russa (1917-1928) foi constituída de uma série de eventos responsáveis por derrubar a monarquia que comandava o Império Russo até então e criar a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), o primeiro país socialista do mundo.
De acordo com o pesquisador, além de extinguir a propriedade privada em um país de porte continental, a revolução desafiou o sistema capitalista e dividiu o movimento socialista. “Ela inaugurou um novo padrão de socialismo, autoritário e estatista, que hegemonizou as revoluções socialistas que viriam em seguida.”
Fracasso do planejamento Na União Soviética, partir da década de 1970, o planejamento econômico, pilar do regime socialista (por oposição ao livre-mercado) começou a dar sinais de esgotamento. O controle rígido da economia pela burocracia estatal gerou estagnação em vez de crescimento.
O Governo de Lênin foi responsável por organizar a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial de maneira pacífica. Em 3 de março de 1918, o Tratado de Brest-Litovsk foi assinado. Com ele, a Rússia poderia sair da Grande Guerra se, em troca, liberasse regiões que antes eram controladas pelo regime czarista.
A Revolução Russa de 1917 defendia igualdade total entre homens e mulheres. Foi instituído o voto da mulher, o direito ao aborto e ao divórcio. Só depois da União Soviética que outros países como Inglaterra, Alemanha, EUA e França implementaram o voto feminino.
Portanto, Marx e a Revolução Russa são duas coisas distintas. Ele era judeu, nascido na Alemanha. Estudou direito e doutorou-se em filosofia. Em função de problemas resultantes de suas críticas contra o Estado prussiano, retirou-se para a França, onde militou em organizações socialistas.
Antes da Revolução Russa, cuja concretização foi em 1917, o sistema político que organizava o país desde o século XVI era o czarismo. Tratava-se de uma forma de absolutismo, no qual o czar (imperador) concentrava em suas mãos todos os poderes.
A Revolução Russa e a formação da URSS tiveram um impacto profundo no islã político e na expansão do radicalismo islâmico, dentro e fora das fronteiras soviéticas. Em alguns casos, de forma brutal. E a questão-chave aqui se resume a um país: o Afeganistão.
Marx viveu no século XIX e a revolução aconteceu no século XX. Portanto, Marx e a Revolução Russa são duas coisas distintas. Ele era judeu, nascido na Alemanha. Estudou direito e doutorou-se em filosofia.
O que é o princípio da celeridade processual?
Coisas que rimam com acordado?
Qual o significado da palavra disguei?
Palavras que rimam com irracional?
O que foi acordado no tratado de tordesilhas?
Pomada de arnica para que sirve?