O surrealismo surgiu na França na década de 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.
Resumo: O surrealismo compartilhou junto com a psicanálise um contexto histórico na França de efervescência cultural e intelectual capaz de instigar o avanço teórico do grupo surrealista e da segunda geração de psicanalistas.
Foi o escritor e psiquiatra André Breton que lançou as bases do movimento, definidas a partir de uma livre interpretação da obra de Freud. Os surrealistas entendiam os sonhos a partir da perspectiva freudiana, segundo a qual eles seriam a principal forma de acesso ao nosso inconsciente.
Os autores surrealistas sofreram influência direta dos estudos de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano, considerado como expressão máxima da liberdade humana. Através do sonho, o homem estava livre de toda a crítica, da censura e principalmente da lógica.
O surrealismo formou a sua base a partir das ideias do psicanalista Sigmund Freud, principalmente aquelas que diziam a respeito aos sonhos e ao inconsciente. Freud ironizava os valores burgueses e tradicionais da sociedade (status, família, pátria).
Artistas plásticos e poetas, se identificaram com as propostas do francês André Breton, que, em seu “Manifesto Surrealista”, defendia a negação da lógica e do racional. O objetivo do surrealismo, era a defesa da liberdade para a expressão do inconsciente (conceito criado e teorizado por Freud).
Sigmund Freud
Início do Surrealismo O surrealismo formou a sua base a partir das ideias do psicanalista Sigmund Freud, principalmente aquelas que diziam a respeito aos sonhos e ao inconsciente.
Fortemente influenciados pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud, os surrealistas seguiram alguns métodos para impedir o controle do consciente na ação artística, desprendendo o inconsciente.
Salvador Dalí O principal nome do movimento foi o poeta e escritor francês André Breton. No campos das artes, o movimento é, por muitas vezes, associado ao pintor Salvador Dalí. Mas nomes como Max Ernst, Luis Buñuel, René Margritte e Antonin Artaud são outros dos grandes artistas do surrealismo.
Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas do psicólogo Sigmund Freud (1856-1939), o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento, estava sendo destruída pelo racionalismo.
Mais do que um movimento estético, o surrealismo é uma maneira de enxergar o mundo, uma vanguarda artística que transcende a arte.
No Surrealismo, os artistas deixavam o mundo real para penetrarem no mundo imaginário, pois para o movimento, a emoção mais profunda do ser tem a possibilidade de se expressar com a aproximação do fantástico. No estado automático proposto pelo Surrealismo, a mente não exercia controle sobre nenhuma forma de expressão.
No Brasil, o surrealismo é uma das muitas influências assimiladas pelo modernismo. Década de 1930. Salvador Dalí e René Magritte criaram as mais reconhecidas obras pictóricas do movimento. Dalí entrou para o grupo em 1929, e participou do rápido estabelecimento do estilo visual entre 19.
O objetivo era deixar a arte mais conotativa, ou seja, liberada para diversas interpretações. Dessa maneira, o Surrealismo se inspirou em outros movimentos artísticos, como o Cubismo, o Futurismo e o Dadaísmo.
Qual a principal características presente em uma célula eucarionte e ausente na célula Procarionte?
O que é uma instituição de acolhimento?
Qual granito claro que não mancha?
Quantos animais morrem por testes?
O que é cromatografia líquida de alta performance?
Porque a maritaca fica fazendo barulho?
O que é pleura e qual sua função?
Como encontrar tweets antigos por data?
O ar é uma mistura quais são os seus componentes?
Quanto tempo demora pra pilula do dia seguinte fazer efeito?
Como calcular quantidade de chopp por pessoa?