A relação entre a arte e a religião O porquê disso? Ambas são formas de se demonstrar a consciência – do que está ao redor e de si mesmo. Além disso, ambas são formas de comunicação. Às vezes, comunicação direta, entre emissor e receptor: a Bíblia e os demais livros sagrados são formas de transmitir mensagens.
Ela mantém os valores da religião retratada, mas não é destinada à realização do culto divino; reflete a vida e a devoção religiosa do artista, particularmente. Sem ela, não há arte sacra. Suas manifestações geralmente estão fora dos lugares de cultos e rituais religiosos.
Assim como para a igreja católica, que fez uso do estilo como um mediador entre o mundano e o divino, atuando em defesa da fé cristã. Tanto a arte quanto a religião eram vistos como meios que guiavam o fiel para estados de espírito semelhantes.
A igreja não inventou o barroco, e sim se aproveitou das novas tendências que já vinham se desenvolvendo. O barroco pode ser considerado como a arte da Contra-Reforma. Muito luxo, colorido e ouro foram usados no interior das igrejas.
A Igreja Católica foi a instituição religiosa que mais influência exerceu sobre as artes plásticas, arquitetura e literatura. Na Idade Média, a igreja controlou toda a produção artística e cultural, graças ao forte poder político e econômico que possuía em Roma.
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A religiosidade grega se expressava através de rituais que se davam em torno de altares e envolviam música, canto e competições em homenagem a um deus, como era o caso dos Jogos. O Partenon é um monumento religioso construído no século V a.C. em homenagem à Atena, deusa de Atenas.
Decorando peças de gesso, produzindo rosários ou esculpindo imagens em argila e madeira, eles buscam reforçar a crença por meio da profissão.
A construção de templos ricamente ornamentados e com formas exuberantes contrastava com a simplicidade do estilo renascentista, que reinava até então. Assim, nas igrejas barrocas os altares e os púlpitos eram decorados com extravagância, recobertos por espirais, flores, monstros e anjinhos de cabelos encaracolados.
O barroco teve grande importância no reforço dos valores religiosos disseminados no Brasil Colonial. No Brasil Colonial, a presença dos jesuítas teve grande importância no processo de disseminação do cristianismo católico no interior da colônia.
Uma Igreja Barroca é marcada por fachadas convidativas aos fiéis, com ornamentações e formas curvilíneas. O interior tem forte presença do ouro nas paredes e no altar revestido com madeira esculpida. Além disso, existe um bom aproveitamento da luz, seja a natural ou de velas.
Assim como em tantos outros aspectos de sua vida, os egípcios estabeleciam uma forte aproximação de suas manifestações artísticas para com a esfera religiosa. Dessa forma, são várias as ocasiões em que percebermos que a arte dessa civilização esteve envolta por alguma concepção espiritual.
Sob a influência da Igreja Católica, que prevalecia no período, a arte medieval reproduziu os valores religiosos. A sociedade medieval estava impregnada pelos valores da religião católica. ... Portanto, a arte medieval teve o papel de aproximar as pessoas da religiosidade.
Arte Religiosa: reúne obras artísticas de cunho religioso e pode ser representada por esculturas de santos e pinturas de passagens bíblicas, por exemplo. Essas manifestações geralmente estão fora dos lugares de cultos e rituais religiosos. Arte Sacra: obras de teor religioso que estão relacionadas aos rituais.
O Barroco nasce nesse contexto em que a Igreja tenta retomar seu prestígio. O estilo representava através de suas obras as tensões entre a razão e a fé da época. Foi considerada uma arte religiosa com a proposta de difundir a fé católica por meio das produções artísticas do período.
A arte barroca foi um estilo artístico internacional, utilizado na arquitetura, pintura, escrita, música, e outras áreas culturais. Foi impulsionado pela igreja católica, uma das principais instituições da época.
O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. ... O movimento atinge o auge artístico a partir de 1760, principalmente com a variação rococó do barroco mineiro. Durante o século XVII a Igreja teve um importante papel como mecenas na arte colonial.
A Igreja Católica, nesse concílio, definiu que a arte deveria ser utilizada como meio de propagação do catolicismo como verdade cristã absoluta. As expressões artísticas deveriam retratar cenas bíblicas, santos, sacramentos, entre outros.
Com a Reforma Protestante de Martinho Lutero, a Igreja Católica perdeu vários fiéis na Europa. A arquitetura barroca foi um dos elementos da Contrarreforma criada pela Igreja afim de se mostrar a sua imponência. Deste modo, a maioria das construções arquitetônicas do Barroco em Portugal foram espaços religiosos.
Mais famosa e mais original é a Igreja de São Francisco em Ouro Preto, cujo projeto é de Aleijadinho.
São, portanto, consideradas artes religiosas aquelas guiadas por conteúdos desta natureza utilizando figuras e representações, normalmente materializadas em pinturas, pequenas esculturas e na arquitetura, enfatizando o poder das artes decorativas e da ambientação dos espaços físicos (internos e externos) para ilustrar ...
Ivan Coelho. O artista, que é fã de Michelangelo, Leonardo Da Vinci, Rafael, Boticelli – grandes nomes da arte renascentista e religiosa – sempre desejou pintar uma igreja. Ao longo de sua trajetória, já pintou mais de 35 igrejas no Estado e considera esse um dos trabalhos mais gratificantes que desenvolve.
Arte e religião já estiveram bem próximas, principalmente na Idade Média, no Renascimento e no Barroco, se pensarmos no cristianismo – e no fato de que uma de suas distinções em relação a judaísmo e islamismo, por exemplo, foi o incentivo à representação visual de divindades.
Aqueus, Jônios, Dórios e Eólios foram os nomes dados às formações do povo grego no século XII a.C. No entanto, com o passar dos tempos, a mesma cultura começou a ser compartilhada por esses povos.
A religião grega era politeísta. Os deuses tinham formas humanas, virtudes e defeitos; eles apenas se diferenciavam dos homens por serem imortais. A vida humana e a natureza eram regidas pela vontade e determinação desses deuses; cada um deles representava algo nas atividades humanas ou da natureza.
Frequentemente ouvimos falar em arte greco-romana e isto ocorre pois a arte grega influenciou a arte romana. Os romanos tentaram imitar a arte grega porque ficaram impressionados com ela por ocasião do domínio da Grécia. A arte grega, por sua vez, também sofreu a ação da arte romana.
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