As ondas de RF dos celulares são "uma forma de energia eletromagnética que está entre ondas de rádio FM e as microondas. E é uma forma de radiação não-ionizante", explica em seu site a Sociedade Americana Contra o Câncer (ACS, na sigla em inglês).
Se você quiser verificar a quantidade de radiação que o seu celular emite, pode verificar o manual do seu modelo, o site do fabricante ou o site da Comissão Federal de Comunicação dos Estados Unidos (FFC, por sua sigla em inglês).
Como proteger sua saúde da radiação emitida pelo seu smartphone?
O Xiaomi Mi A1 é o campeão da lista, com 1.75 W/kg, bem perto do limite tolerável. Entre os fabricantes mais populares, o iPhone 11 Pro tem um SAR de 0.99 W/kg, enquanto que o Samsung Galaxy Note 10 conta com um SAR de 0.21 W/kg (ambos com o telefone na orelha).
Podemos citar algumas, como as torres de microondas próximas de residências, os aparelhos celulares, as redes wireless, wi-fi, Bluetooth que mesmo com radiações baixas são de emissão contínua e podem causar algum tipo de conseqüência.
Para reduzir os níveis de radiação é possível diminuir o tempo de exposição total, melhorar a posição da equipe médica dentro da sala, utilizar equipamentos de proteção individual e coletiva, minimizar a distância do tubo intensificador de imagens em relação ao paciente, dentre outros fatores.
Como se proteger: a melhor maneira de se proteger da radiação ultravioleta é usar protetor solar diário com mínimo de fator de proteção 30, usar chapéus para proteger o rosto dos raios ultravioletas e evitar a realização de bronzeamento artificial.
7 objetos que usamos todos os dias e emitem radiação
Segundo eles, qualquer impacto significativo da radiação do telefone celular é muito menos relevante do que aqueles que mudam a forma como as pessoas se comportam. "Há fortes evidências de que algo semelhantes a um 'vício em telefones celulares' afeta negativamente a interação social, a saúde mental e o bem-estar", disse De Vocht.
Em última análise, Röösli disse que, se a radiação está afetando os usuários de telefones celulares, "não é grande coisa, pelo menos não neste momento". Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Quais são os telefones que emitem mais (e menos) radiação? Para identificar quais modelos emitem mais ou menos radiação, foi criada uma medida conhecida como Taxa de Absorção Específica (SAR, sigla em inglês), que nos permite saber que parte dessa radiação é retida pelo tecido humano.
Não há diretrizes universais para um nível "seguro" de radiação telefônica, mas o órgão de proteção ao meio ambiente na Alemanha, o Der Blaue Engel, apenas aprova telefones com um nível de absorção de até 0,60 watts por kg.
O que é família nos dias de hoje?
Quando começa o 2 semestre de 2021?
Quais são os maiores aquíferos do planeta?
Qual o valor do diamante mais caro do mundo?
Tem mitocôndria na célula vegetal?
O que são vulnerabilidades em uma rede?
O que é a altura relativa a hipotenusa?
São contraindicações da toxina botulínica?
Como evitar a quebra de linha no Word?
Quando devo pagar PIS e COFINS?
Quem abre os caminhos na umbanda?
Qual remédio tomar para verme?
Como se fala centavos em português?
Quais são os Organoides de uma célula animal?