O ideal é ingerir em doses homeopáticas. “De dois a três quadradinhos por dia. Aproximadamente 10 a 15 gramas de chocolate por dia”, conta.
Segundo a nutricionista, não existe um consenso sobre a quantidade diária recomendada de chocolate. “Comer entre 30 g e 40 g por dia pode ser considerável saudável. Isso é equivalente a uma barra pequena ou a quatro quadradinhos”.
Quanto mais cacau, mais saudável é o chocolate, já que tem menos açúcar e menos gordura. ode comer chocolate todos os dias, não há problema. Até 25 gramas, 30g de chocolate por dia. O que equivale a mais ou menos uma barra ou um bombom”, explica a nutricionista Mariana D Ávila à Globo.
Contudo, o cardiologista alerta que se consumido exageradamente pode virar ruim, por ser muito calórico. No mesmo sentido, Silvia ressaltou que uma pequena barra de chocolate, entre 30 e 50 gramas, está liberada e é até recomendável. “Só não pode ser o tablet inteiro”, acrescentou a nutricionista.
Chocolate faz bem à saúde
Segundo a nutricionista Sabrina Longhi, da Clínica de Especialidades Integrada, “o chocolate possui flavonoides que reduzem o risco de doenças cardiovasculares, propiciam melhora do fluxo sanguíneo, reduzem a pressão arterial e melhoram os níveis de colesterol ruim”.
41 curiosidades que você vai gostar
Em algumas pessoas, sua ingestão pode provocar enxaqueca e alguns problemas gastrointestinais, como a diarreia. Seu consumo frequente também pode levar a quadros de sobrepeso e diabetes, em razão, principalmente, da quantidade de gorduras e açúcar.
Segundo Garcez, comer chocolate até se esbaldar em longo prazo pode trazer consequências metabólicas mais sérias, por causa do açúcar e da gordura presentes nele —o que é agravado ou não conforme as outras características da sua alimentação.
Excesso de chocolate pode engordar até 4kg em uma semana, diz nutricionista.
Fatores Nutritivos. Trinta gramas de chocolate geralmente contêm por volta de 8.5 gramas de gordura e 150 calorias. Chocolate ao leite e chocolate branco costumam ter mais calorias graças à adição de açúcar para ficar mais doce que o chocolate amargo, que tem mais cacau.
Mito. As pessoas costumam culpar os doces pelo aparecimento de cáries, mas não é bem assim que funciona. O chocolate em si não causa o problema, o problema começa no consumo frequente associado a uma má higiene bucal. “Você pode comer chocolate, desde que faça a correta limpeza dos seus dentes”, diz o dentista.
O chocolate está permitido em uma dieta low carb, mas não são todos os tipos que são indicados para o consumo. O chocolate permitido para o consumo na low carb é o chocolate amargo, mais especificamente aqueles que possuem uma concentração maior que 70% de cacau em sua composição.
Barra 100 gramas Chocolate Tipo 70% Cacau. - Valor Energético 131 kcal = 550 kJ (7% VD); - Carboidratos 13 g (4% VD);
Quantidade certa – É lógico que tudo em exagero faz mal, e não é diferente com o chocolate. Segundo a nutricionista Brunna Reis, o ideal é consumir 30 gramas diárias para não engordar e nem sofrer com doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.
Chocolate engorda.
Verdade. Os produtos encontrados principalmente nos supermercados e lojas, ou seja, no varejo, nas versões não amargas , além de cacau são feitos à base de muito leite, açúcar e gordura. Por conta disso contribuem no aumento de peso.
No entanto, o chocolate meio amargo quando consumido em excesso também engorda e pode prejudicar a saúde devido ao acumulo de gordura. O cacau presente no chocolate meio amargo ou amargo também possui benefícios importantes para combater o colesterol, melhorar a saúde cardíaca, prevenir trombose e até melhorar o humor.
Mas cada bala, chiclete ou pirulito tem sua porção de calorias que podem contribuir para o ganho de peso. Portanto, se for comer, não esqueça de adicioná-las à contagem diária. As balinhas oferecidas no transporte particular também não devem ser ignoradas.
Um bombom ou uma barra inteira? O que determina se o chocolate faz bem ou mal para o plano alimentar é a dose. A quantidade recomendada por dia é de no máximo 30 gramas, o equivalente a um bombom ou uma barrinha. Nutricionistas ainda dão a opção de consumir 500 calorias dessa guloseima semanalmente.
Deve-se comer, como um capricho diário, entre 20 e 40 gramas de chocolate amargo com 90% de cacau", explica Inmaculada Canterla, que acrescenta que existem muitos estudos que comprovam os benefícios do consumo moderado do chocolate.
O chocolate proporciona uma grande sensação de bem-estar. O consumo moderado de chocolate melhora o fluxo arterial. Seu alto poder hidratante torna-o queridinho também no setor estético. Contribui para a saúde cerebral, reduzindo danos de acidente vascular cerebral.
O ideal é ingerir em doses homeopáticas. “De dois a três quadradinhos por dia.
Ao contrário da alergia, a intolerância ao chocolate é menos grave e causa sintomas menores e mais passageiros, como dor no estômago, inchaço abdominal, excesso de gases, vômitos e diarreias. Ela é o reflexo de uma má digestão de algum ingrediente do chocolate, e também está ligada principalmente ao leite de vaca.
O chocolate pode trazer vários problemas de saúde com o passar dos anos. O consumo abusivo pode levar não só ao excesso de peso, como também a elevação de pressão arterial, taxas elevadas de glicose sanguínea, hipercolesterolemia, diabetes tipo 2, doenças coronarianas, e até agravar alguns tipos de câncer.
Ingredientes vilões do bolo de chocolate:
Tem ação semelhante ao açúcar no organismo, aumentando a taxa de glicose no sangue e, por isso, o consumo em excesso está associado ao aumento de triglicérides e incidência de diabetes, obesidade e doenças crônicas.
Uma pergunta bem comum na rotina do consultório é se é possível incluir essa delícia na dieta. A boa notícia é que, dá, sim, para comer chocolate e continuar emagrecendo. A mudança dos hábitos alimentares não pode ter como fim privar o indivíduo de consumir alimentos que goste.
Quais hortaliças plantar em outubro?
Quantos zeros tem em um trilhão?
Para que o cloreto de cálcio serve?
Como Saulo descobriu que a filha não era dele?
Porque o amor é um contentamento descontente?
O que deve conter um projeto de arquitetura?
O que são normas éticas de exemplos?
Quais são as maiores empresas que lideram o mercado HPPC no Brasil?
Qual a forma de governo adotada pelo Brasil no século XIX?
Quais são os princípios que regem os direitos reais?
O que é o condomínio pro diviso?
Porque o iogurte é chamado de probiótico?