– YEYE AYAALÁ- é talvez a Oxun mais ancestral dentre todas, veste-se de branco, ligada a Orunmilá e as iyamis, considerada a avó.
Oxum representa a deusa da beleza, orixá do amor, da fertilidade e da maternidade, responsável pela proteção dos fetos e das crianças recém-nascidas, adorada pelas mulheres que querem engravidar. Seu elemento é a água, sua cor é o amarelo e seu dia é o sábado.
A Oxum é, entre as yabás, a considerada dona do ouro, do coral, âmbar e da prata e tem o poder sobre a fertilidade e o ocultismo. Além de ser considerada uma mãe formidável, Oxum também é a filha predileta de Oxalá e a esposa desejada de Xangô.
Oxum Abalô: é uma velha Oxum, de culto antigo; Oxum Ijimu: outro tipo de Oxum anciã; Oxum Abotô: também uma velha Oxum de culto antigo; Oxum Apara / Opara: a mais jovem das Oxum.
*OXUM OKÊ - Oxum jovem guerreira, muito ligada a Oxossi, carrega ofá e erukere. e branco quando acompanha Oxaguiã. *OXUM OGA - É uma Oxum velha e muito guerreira, carrega abebé e alfange.
42 curiosidades que você vai gostar
ABALU ,Agba ilu - É uma velha Oxum, a mais idosa de todas, e chefe das mulheres.
Exu Veludo : ligado a Oxum, atua nas cachoeiRas, rios, lagos, penitenciárias e maternidades.
Opará/Apará (Òpárá) é a divindade dos rios e cachoeiras, por vezes confundida como uma qualidade da Orixá Oxum, mas aos iorubás se trata de uma divindade própria, muito guerreira.
Se Oxum é sua guia, a sua combinação perfeita é com os filhos de Nanã, Omulu e Oxóssi.
Filhos de Oxum são banhados em ouro e amam tudo o que traz mais conforto, luxo e tranquilidade às suas vidas. Tendem a serem prósperos e conseguem fazer dinheiro com muita facilidade – da mesma forma que acabam gastando também.
A tangerina, por exemplo, é uma fruta que deve ser evitada pelos filhos de Oxum. Contudo, não se sabe exatamente o porquê dessa proibição. Alguns relatam que a fruta é símbolo de Iansã, a primeira esposa de Xangô, que foi marido de Oxum. E, talvez, por isso, Oxum não goste da fruta em questão.
Os Sacerdotes de casas Jeje-nagos usam o girassol em banhos para abertura de caminhos, para defumações, para enfeitarem o Peji (altar sagrado), nas magias de Oxum e ainda nas oferendas para Oxumarê, pois eles acreditam que as sementes do girassol, representam os ovos da grande serpente arco-íris.
Saudação: Ora Yê iê, ô! – significa: Olha por nós, Mãezinha! Saudação – Ora yeyê ó!
Sábado – cores das velas dos Orixás
Orixás : Oxum, Iemanjá e Nanã ( as Iabás/ Iyabás). Cores: Amarelo, Azul claro e Lilás ou Roxo.
Filha de Iemanjá e Orunmilá (Ifá – o oráculo), Oxum teve três maridos: Ogum, Xangô e Oxosse, sendo que deste último gerou Logunedé que viveu seis meses com o pai, nas matas e seis meses com a mãe, nas águas doces.
Os filhos de Oxum costumam ser mais gordinhos, pois têm tendência a ganhar peso. Costumam lidar bem com a sua aparência, até porque são muito vaidosos, mas precisam se cuidar mais, já que são preguiçosos para fazer dieta e exercício físico. Adoram os prazeres da vida e da comida.
Seus números para sorte: 7 e 14. Oxum é a Senhora dos rios e cachoeiras. Rege a beleza e o amor. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças amarelas, azuis ou rosas e ofereça-lhe feijão fradinho cozido com ovos cozidos.
Cores: Amarelo e azul-claros que simbolizam a juventude e alegria, e atraem saúde e prosperidade. Características do Orixá: Oxum Opará é vaidosa, sensível e irrequieta.
A partir da projeção do Trono do Amor surgem os orixás Oxum e Oxumaré. Oxum atua na vida dos seres estimulando os sentimentos de amor, fraternidade e união. Enquanto Oxumaré, simboliza a renovação. Conheça as características que possuem cada um desses orixás.
Os filhos de Oxum Òpàrà são versáteis e elegantes. As energias da senhora dos encantos influenciaram nesta semana na gentileza e espontaneidade. No trabalho, o momento é para aproveitar a influência de Oxum Òpàrá na gentileza e usá-la para cativar os colegas e a chefia a seu favor.
As mais conhecidas são: Pai Joaquim; Pai Francisco; Pai Maneco; Pai João; Pai José; Pai Mané; Pai Antônio; Pai Roberto; Pai Cipriano; Pai Tomaz; Pai Jobim; Pai Roberto; Pai Guiné; Pai Jacó; Pai Benedito; Rei Congo, Pai Anacleto, Vó Cambinda; Vó Cecília; Vó Maria Conga; Vó Catarina; Vó Ana; Vó Quitéria; Vó Benedita; Vó ...
Para interpretar os nomes, precisamos da chave interpretativa, que é a correta relação entre os elementos dos nomes e seus Orixás correspondentes. Por exemplo, se montanhas são de Xangô, Exu Montanha é de Xangô e Exu Sete Montanhas é de Xangô trabalhando nas Sete Vibrações/Linhas de Umbanda.
Seus nomes costumam ser Cabocla da Praia, Diloé, Sol Nascente, Sete Ondas, Estrela do Mar, Jaci, Jacira, Guaraciaba, Janaína, Jandira, Jurema da Praia.
– ÒSUN IJÍMU ou Ijimú, é outro tipo de Oxun velha. Veste-se de azul claro ou cor de rosa.
Qual a diferença entre a hp-12c Gold e Platinum?
Como desligar o microfone no FL Studio?
Tem como tirar título de eleitor no Poupatempo?
Como desencadear texto no InDesign?
Como eliminar abscesso Dentario?
Qual a melhor maneira de guardar canetas?
Como tirar E-mail da lista de spam?
É possível Gravar chamada de vídeo do WhatsApp?
Tem como colocar HD de um notebook em outro?
Como tirar todas as tabulação do Word?
Como desligar o Som do WhatsApp?
O que faz o teto de gesso rachar?
Quanto tempo a carne louca pode ficar na geladeira?