Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a porcentagem obrigatória de etanol anidro combustível que deve ser adicionado na gasolina é de 25%, sendo que a margem de erro é de 1% para mais ou para menos.
Ou seja, na prática, misturar gasolina e etanol na proporção 50/50 é ideal para aqueles que buscam um equilíbrio entre desempenho e eficiência. É claro que com essa mistura você não vai extrair o máximo de potência e torque do motor do seu carro, tampouco atingir números astronômicos de consumo.
Como fazer a conta?Multiplique o valor do litro da gasolina por 0,7.Se o resultado for menor que o valor do litro do etanol: gasolina é a melhor opção.Se o resultado for maior que o valor do litro do etanol: etanol é mais vantajoso.
Sim, o álcool tem menor poder energético do que a gasolina, porém uma octanagem muito maior. Os engenheiros se aproveitam disso para aumentar muito a taxa de compressão do motor e, quanto maior a taxa, maior a potência. Mas, isso tem seu preço: o consumo do etanol é bem maior.
Levando em consideração a quantidade energética, a gasolina é um combustível mais eficiente que o etanol, pois, quanto maior a quantidade de energia liberada, mais eficiente é o trabalho do motor, ou seja, melhor é seu desempenho.
17 curiosidades que você vai gostar
Em geral, o etanol rende menos energeticamente que a gasolina. Esse rendimento a menos é de cerca de 30%, o que pode gerar uma diferença notável para o consumidor, dependendo da cidade e dos valores praticados pelos postos. Historicamente, os carros a etanol sempre gastaram mais que os movidos por gasolina.
Para adiantar, a resposta para quem se questiona se carro flex pode misturar álcool e gasolina no tanque é sim! Ainda que haja quem não recomende essa prática, os motores desse tipo de veículo foram desenvolvidos para suportar não apenas o funcionamento com cada um desses combustíveis, mas também para a mistura.
Ele o identifica pelo teor de oxigênio, e passa esta informação para a central eletrônica. Ela ajusta então automaticamente o motor para o combustível que vem do tanque. Por isso, pode, sim, misturar gasolina e álcool ao mesmo tempo.
"Toda vez que a gasolina sobe, o etanol acompanha para regular o mercado", diz. O motivo do etanol sempre acompanhar os aumentos é para que exista um equilíbrio e seja possível manter os estoques.
Quais são as letras do exame de vista?
Quando Deus confundiu as línguas?
Quais fatores devem ser levados em conta na hora da escolha de uma placa-mãe?
O que é detalhamento de projeto Arquitetonico?
Qual o limite da taxa de juros no Brasil?
Quais palavras de origem indígena usamos no nosso Dia-a-dia?
Qual a diferença entre RGB é YCbCr?
Qual o sinônimo de profissionalismo?
Como evitar infecção Pós-cirúrgica?
Por que tomar banho demorado é ruim para o meio ambiente?
Quanto custa um Big Mac pelo mundo?
Como funciona o pagamento dos Idols?
Como saber se meu filho tem intolerância à lactose?
São agonistas muscarínicos indicados no tratamento do glaucoma?