e) As profundidades dos furos de sondagem SPT deverão prever o mínimo de 15m abaixo do nível do terreno natural. Ainda, no mínimo, 33% dos furos de cada unidade deverão atingir o impenetrável (conforme a NBR 6484) ou o limite máximo de 25m. No entanto, em lagoas devem-se prever apenas furos com 15m de profundidade.
“As sondagens devem ser, no mínimo, de uma para cada 200m2 de área da projeção em planta do edifício, até 1.200m2 de área. Entre 1.200m2 e 2.400 m2 deve-se fazer uma sondagem para cada 400m2 que excederem 1.200m2. Acima de 2.400m2 o número de sondagens deve ser fixado de acordo com o plano particular da construção.
No exame clínico com a sonda periodontal, a profundidade de sondagem é medida em até seis locais por dente com precisão milimétrica. Especificamente, a distância entre a margem gengival e a parte inferior da bolsa é medida. Isso é chamado de profundidade de sondagem.
A quantidade de furos de sondagem segundo a NBR 8036:1983 era realizada de acordo com o tamanho do terreno da seguinte forma: Até 1.200 m² 1 furo para cada 200 m²; De 1.200 a 2.400 m² 1 sondagem à percussão para cada 400 m² que excederem de 1200m²; Acima de 2.400 m², de acordo com a construção.
O critério sugerido pela instrução e projeto IP-DE-G00/002 do DER/SP é similar ao de OACs (Obras de Arte Correntes): A profundidade dos furos a percussão deve ultrapassar a camada de solos moles e encontrar substratos com índices de SPT maiores ou iguais a 15 golpes em 3 m consecutivos .
26 curiosidades que você vai gostar
A sondagem à percussão é realizada com auxílio de uma torre (tripé), com altura em torno de 5 metros com um conjunto de roldanas e cordas, que auxiliará no manuseio da composição de hastes por força manual e para abertura desta torre é necessário uma área de aproximadamente 5 m x 5 m e largura mínima de 2,50 m para ...
No desenvolvimento da sondagem à percussão podem se distinguir três etapas básicas: perfuração, medição de resistência à penetração e amostragem.
Longitudinalmente (ao longo do greide), deve-se dispor um furo a cada cento e cinquenta metros, quando as distâncias superarem os quatrocentos metros.
Os furos de sondagem deverão ser distribuídos, em planta, cobrindo toda a área de estudo, não devendo a distancia entre furos ultrapassar 25 m, salvo com a anuência da Fiscalização.
de 200m² até 1200m² — uma sondagem para cada 200m²; de 1200m² até 2400m² — uma sondagem para cada 400m² que exceder de 1200m²; acima de 2400m² — fixado de acordo com o plano de construção.
De forma resumida, o resultado final de uma sondagem à percussão deverá conter os seguintes itens abaixo:Planta de situação dos furos;Perfil de cada sondagem com as cotas de onde foram retiradas as amostras;Classificação das diversas camadas e os ensaios que as permitiram classificar;
4.2.
- Profundidade de Sondagem (PS): É a distância da margem gengival até a base da bolsa periodontal ou sulco gengival. - Nível Clínico de Inserção (NIC): É a distância entre a base da bolsa (sulco) e um ponto fixo (JCE – junção amelocementária). Avalia a extensão da perda de inserção periodontal em mm.
O Índice de Resistência à Penetração do Solo (nspt) é um índice amplamente utilizado por engenheiros antes de se construir diversos tipos de empreendimentos. O nspt corresponde ao número de golpes necessários para à cravação de amostrador de sondagem à percussão (spt), considerando apenas os 30 cm finais.
1200m², deve-se executar 1 (um) furo para cada 200m². Se 1200 < A ? 2400m², deve-se, além de 1 (um) furo para cada 200m², executar 1 (um) furo para cada 400m² que excedam os primeiros 1200m². Se A > 2400m², deve-se estabelecer um plano específico conforme projeto ou análise do projetista.
As sondagens devem se pautar na proporção mínima de uma para cada 500 m² de área da projeção em planta do edifício de até 2.400 m² de área. Quando o número de sondagens for superior a três, elas deverão ser distribuídas ao longo de um mesmo alinhamento.
A cravação do amostrador-padrão é interrompida antes dos 45 cm de penetração sempre que ocorrer uma das seguintes situações: a) se em qualquer dos três segmentos de 15 cm, o número de golpes ultrapassar 30; b) se o amostrador-padrão não avançar durante a aplicação de cinco golpes sucessivos do martelo.
O acompanhamento de sondagem na mineração deve ser realizado por um geólogo experiente para que dados de coordenadas da boca do furo, orientação do furo, verificação da localização da sondagem e, descrição das amostras e outros sejam obtidos.
Etapa inicial ou de reconhecimento.Investigação exploratória.Investigação detalhada.
O Boletim de Sondagem deve trazer informações do solo investigado, tais como: Coordenadas e cota da boca do furo (1); Descrição e identificação das camadas do solo (2); Interpretação geológica (3): Neste campo é indicada a origem geológica do material coletado.
Os golpes são realizados até que o amostrador penetre 45 cm no solo. Sendo contabilizados o numero de golpes a cada 15 cm anotando-se os valores obtidos. O valor de Nspt será obtido através da soma do número de golpes necessários para cravar os últimos 30 cm da camada.
Após a retirada da amostra de solo, deve-se impermeabilizá-la, com a aplicação de camadas de parafina. ... Esses cuidados a serem tomados com as amostras são indispensáveis, pois devem permitir a manutenção do teor de umidade e da estrutura do solo. A norma regulamentadora responsável por este procedimento é a NBR 9604/16.
É um método de investigação do subsolo que consiste na perfuração do solo, por meio de golpes aplicados em aço cortante. Ela é utilizada para obtenção de amostras do solo e, durante a execução da sondagem à percussão, ocorre a realização de ensaio SPT (Standard Penetration Test).
As sondagens a percussão, com medida de SPT (do inglês, Standard Penetration Test) são prospecções do solo onde são feitos ensaios (tests) utilizando-se um equipamento padrão (Standard), chamado de amostrador, para penetrar (Penetration) o solo.
O ensaio de penetração padronizado, também chamado de Standart Penetration Test (SPT), é executado no transcorrer da sondagem a percussão com o propósito de se obterem índices de resistência à penetração do solo (Norma ABNT NBR 6484).
Entre os equipamentos necessários para realização da sondagem SPT estão as roldanas e cordas; o tripé bipartido, com altura aproximada de 4 m; o peso de 65 kg; hastes de aço; e o barrelete amostrador. Há ainda o conjunto motor-bomba, responsável pela circulação de água no avanço da perfuração.
Quais são as despesas da empresa?
Quais os tipos de orçamentos existentes?
Como uma pessoa pode adquirir a doença amarelão?
Pode tomar remédio esfarelado?
Onde é encontrada a maior parte da biodiversidade brasileira?
O que é a escala hospitalar de ansiedade e depressão?
Como substituir a palavra óbvio?
Quais os tipos de tecido sanguíneo?
É um exemplo de receita com contraprestação?
Quantos DPI é o ideal para jogar?
O que significa uma pessoa sacerdote?
Qual o segundo país mais pobre da América do Sul?
O que causa a hérnia epigástrica?
É aleatório o contrato em que uma das partes assume o risco de nada receber?