Tanto o Arquiteto quanto o Engenheiro Civil são profissionais muito importantes se você pensa em construir uma casa, por exemplo. No entanto, nem sempre as diferenças entre essas duas áreas da arquitetura e engenharia ficam claras e, daí, como saber se ambos são necessários para a minha obra e qual eu devo contratar?
A função do engenheiro é elaborar construções e reformar casas, prédios, viadutos, estradas, dentre outras coisas. Esse profissional tem como objetivo calcular e projetar estruturas e instalações, bem como gerenciar e executar obras.
Na execução de obra o arquiteto passa a ser o responsável técnico, cuja função é gerenciar a obra, se atentar à utilização das melhores técnicas e estar em contato diário com a obra, além de resolver dúvidas quanto ao projeto.
O Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) é um documento que comprova que projetos, obras ou serviços técnicos de Arquitetura e Urbanismo, possuem um responsável devidamente habilitado e com situação regular perante o Conselho para realizar tais atividades.
A Anotação de Responsabilidade Técnica, conhecida também como ART, é um documento que deve ser emitido por profissionais das áreas de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia, em todos os contratos de execução de serviços ou obras.
20 curiosidades que você vai gostar
Portanto, a melhor indicação é contratar um arquiteto para o projeto arquitetônico e o engenheiro para desenvolver o projeto estrutural, exceto em pequenas reformas, quando apenas um dos dois pode ser suficiente.
Além de arquitetos e engenheiros, responsáveis pelo projeto e por questões estruturais, há o mestre de obras, os pedreiros e serventes, que estão envolvidos com a execução.
Pedreiro. Técnico em Construção Civil. Armador. Servente ou Ajudante de Obra.
Os serviços que eles executam são: alvenaria, chapisco, emboço, reboco, contrapiso, concretagem de pisos, lajes, pilares e vigas. Alguns podem fazer trabalho de assentamento de cerâmicas, azulejos, porcelanatos, bancadas de banheiro e cozinha. Bons pedreiros exibem habilidades com nível, prumo e esquadro.
Engenheiro Civil
É o profissional responsável por projetar, gerenciar e executar obras de construção civil. O profissional de engenharia civil atua em todas as etapas de uma construção, seja de sobrados, prédios, pontes, viadutos, túneis, rodovias, ferrovias, barragens etc.
Para a criação de um projeto de casa é necessário contratar um arquiteto, um engenheiro ou preciso dos dois. ... Construir uma casa não é uma tarefa simples e muita gente sabe disso melhor do que ninguém, pois quem já construiu conhece bem os desafios de colocar uma casa de pé.
É na planta baixa que o arquiteto ou design de interiores mostra para o cliente e pessoas envolvidas no projeto o que irá ser feito. Uma planta baixa contém todos os espaços definidos em determinado projeto, como sala, banheiro, cozinha, quarto, etc. Basicamente, o desenho deve conter: Paredes (comprimento e espessura)
Por isso, o ideal é contratar os dois profissionais, já que o arquiteto planeja dando prioridade para a estética e aproveitamento de espaço, enquanto o engenheiro é mais voltado para cálculos estruturais e acompanhamento da obra.
Em poucas palavras, podemos dizer que o arquiteto elabora a planta e o engenheiro civil a executa. A planta traz a distribuição exata dos espaços internos do projeto, assim como as dimensões e projeções do entorno e da fachada.
Na prática , geralmente é o arquiteto quem dá início aos estudos para elaboração e planejamento da futura obra conforme as vontades do cliente. Na planta que o profissional arquiteto desenvolve, está representada a melhor maneira de aproveitar os espaços, além de idéias ligadas ao paisagismo e design de ambientes.
O arquiteto tem um papel e o engenheiro outro. O correto é contratar o arquiteto para fazer o projeto arquitetônico e o engenheiro para fazer o projeto estrutural. Não esquecendo que em alguns casos sãonecessários outros tipos de profissionais, como engenheiro elétrico e hidráulico, geólogo, entre outros.
Não basta contratar um arquiteto sem avaliar o portfólio e a qualidade dos serviços já executados, afinal, é preciso ter uma identificação com o profissional. Tenha em mente que o projeto é a união das necessidades e gostos do cliente com a visão, criatividade e soluções do profissional.
5 pontos que os clientes ficam atentos antes de contratar um arquiteto!Conheça os projetos anteriores. ... Explicação minuciosa de todos os detalhes. ... Contato com bons fornecedores. ... Busca de novas soluções para contratar um arquiteto. ... Acompanhamento até o final da obra.
O preço/hora dos arquitetos são bem variados, mas geralmente podem ficar entre R$ 200 a R$ 1.000 reais a hora, dependendo da experiência do profissional, do tamanho e complexidade do projeto, da região onde será feita a obra, etc.
É o engenheiro civil quem idealiza a construção, programa a compra de materiais, contrata mão de obra e acompanha todo o desenvolvimento do trabalho. Assim, é responsabilidade do profissional prezar pelo cumprimento das normas e técnicas, e otimizar o uso de recursos, principalmente os financeiros.
O pedreiro é o profissional que realiza trabalhos em alvenaria, concreto e outros materiais geralmente utilizados na construção civil. Ele parte dos projetos elaborados por engenheiros e arquitetos para construir, reformar e reparar edificações. No dia a dia, ele é orientado pelo engenheiro ou pelo mestre de obras.
Pedreiro A profissão de pedreiro é uma das mais antigas. No mundo árabe, recebia o nome de “alvanel” a pessoa que erguia paredes de alvenaria com pedras, tijolos ou outros materiais. O nome pedreiro teve sua origem do latim petrarium, ou seja, relativo às pedras.
Assentar tijolos, ladrilhos, alvenarias e materiais afins. Construir alicerces, levantar paredes, muros e construções similares. Rebocar estruturas construídas. Realizar trabalhos de manutenção corretiva de prédios, calçadas e estruturas semelhantes.
O empreiteiro se responsabiliza a realizar um trabalho para o dono da obra. Este pode ser uma pessoa física, uma construtora ou uma incorporadora. O trabalho ocorre sem subordinação ou dependência. Isto é, o empreiteiro dirige e fiscaliza o trabalho, contratando seus próprios empregados.
Como são classificadas as organizações na atualidade?
Como costuma ser a cidade de um município?
O que misturar com Skol Beats Zodiac?
Como se constrói a cidadania *?
Qual a metragem de tecido para fazer uma camisa?
Como preparar o stop Antidiarréico?
Como usar a água de flor de laranjeira?
Como tomar o Allegra Pediátrico?
Como tomar iniciativa com a Crush?
Como tomar aguardente alemã para AVC?
Para que serve azitromicina 5 comprimidos?