“A agropecuária, principalmente na borda oeste da região, na fronteira agrícola do oeste da Bahia e parte do MATOPIBA (Maranhão, Piauí e Bahia), foi a principal responsável pela aceleração do desmatamento”, comenta Rocha. Entre os Estados, o Maranhão foi o que mais desmatou no Nordeste: 167.366 hectares.
As causas mais comuns de desmatamento estão ligadas a exploração dos recursos ambientais, como a madeira e minérios, para depois servir como local de cultivo agropecuário. Em outras situações o desmatamento pode ser provocado pelas queimadas ou visa a urbanização do espaço.
A principal causa para a desertificação do Nordeste é o desmatamento que acontece nessa região desenfreadamente. A desertificação do solo é dos problemas ambientais mais graves que afetam a região nordeste do Brasil, assim como de aproximadamente 15% das terras cultiváveis do globo terrestre.
Hoje, a situação se alastrou para 70% do Nordeste. As causas são velhas conhecidas do brasileiro: o desmatamento da caatinga e do cerrado, uso intensivo do solo, a ocupação humana irregular, as práticas inadequadas de irrigação, a fertilização química do solo e a mineração excessiva.
Sua destruição se iniciou a partir do século XVIII, quando os colonizadores iniciaram a ocupação desse território. Entretanto, foi a partir da metade do século XX que a devastação dessa floresta aconteceu de forma mais intensa, com a expansão das atividades agrícolas e da pecuária.
25 curiosidades que você vai gostar
No século XX, o desmatamento foi muito recorrente nos países desenvolvidos, já que vivenciavam um largo processo de industrialização e desenvolvimento das atividades produtivas. Nas últimas décadas, o desmatamento esteve concentrado nos países subdesenvolvidos e emergentes.
No início do desmatamento da Amazônia, na década de 1970 até o final da década de 1990, as causas estavam associadas aos projetos de infraestrutura implantados na região, como a construção de rodovias, projetos de colonização de algumas áreas, construção de hidrelétricas e também a expansão da mineração.
QUAIS SÃO AS CAUSAS DESTE FENÔMENO? Alguns dos fatores que contribuem para isto são: uso inadequado de recursos florestais, em especial dos biomas cerrado e caatinga, práticas agropecuárias e manejo do solo de forma intensa e predatória, desmatamento e aspectos climáticos, como severas secas.
CAUSAS DA DESERTIFICAÇÃO
As más práticas agrícolas, desde colheitas sem rotação até solos desprotegidos ou o uso de fertilizantes e pesticidas químicos, etc. A excessiva exploração dos recursos naturais como consequência, por exemplo, de uma gestão irresponsável da vegetação ou da água.
Qual a classificação termoquímica de uma reação que Libra calor?
Como fazer para anular um registro de nascimento?
O que fazer para fixar a dentadura?
O que é restrição de comunicação de venda?
Qual o nome da ferramenta que possibilita alterar o tamanho da tela inicial do Word?
O que é número natural na fração?
Quais os benefícios que a Corte trouxe com a transferência para o Brasil?
Quais são os quatros setores principais que formam as atividades econômicas?
Qual foi o nome mais registrado em 2021?
Como saber se está grávida ou com gases?
Qual a importância da análise de indicadores?
Quantos brasileiros morando na França?
Porque o estádio se chama Maracanã?
Para que servem as alças de controle dos nós?