A Organização Mundial da Saúde aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.
Fumantes morrem, em média, dez anos mais cedo do que pessoas que não fumam, mas parar de fumar, mesmo aos 50 anos de idade, pode diminuir o risco pela metade, segundo a mais longa pesquisa já feita sobre o tema, que foi divulgada ontem.
As doenças relacionadas ao fumo matam mais de 5 milhões de pessoas no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, o tabagismo é responsável por cerca de 200 mil mortes por ano.
Após um ano, o risco de doença cardíaca cai pela metade. Após 5 anos, o risco de ter câncer de pulmão também reduz 50%. Após 15 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao de uma pessoa que nunca fumou.
Riscos são maiores do que se pensava. Um novo estudo publicado na noite desta quarta-feira (24) na revista científica inglesa "BMJ" mostra que fumar apenas um cigarro por dia está associado a um risco de doenças cardiovasculares maior do que o esperado: cerca de metade do risco de se fumar 20 cigarros por dia.
29 curiosidades que você vai gostar
Pesquisa foi realizada no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Um estudo internacional feito em 20 países sobre políticas de controle de tabaco, conduzido pelo Canadá e que analisa dados do Brasil, aponta que o brasileiro fumante consome, em média, 17 cigarros por dia e que, se pudesse, não teria começado a fumar.
O típico cigarrinho ocasional mata mais do que se esperava. É o que mostra um estudo sobre a saúde de quase 300.000 pessoas. Os indivíduos que fumam menos de um cigarro por dia têm 64% mais riscos de morte prematura que os não fumantes. Já entre os que consomem de um a 10 cigarros por dia, o risco é até 87% maior.
O tabagismo está fortemente associado ao câncer. De cada 100 pacientes que desenvolvem a doença, 30 são fumantes.
Cada tragada de fumaça do cigarro introduz no organismo 4 trilhões de radicais livres. A nicotina é a substância responsável pela expansão de todos os tipos de câncer, aumentando o risco em 30%. O tabagismo é responsável por 90% da mortalidade total do câncer de pulmão.
Estudos indicam que o tabagismo diminui a expectativa de vida dos homens em aproximadamente 12 anos e das mulheres em 11 anos.
Em 2019, o tabagismo esteve ligado a 1,7 milhão de mortes por isquemia cardíaca, a 1,6 milhão de mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica, a 1,3 milhão por câncer da traqueia, brônquios e pulmão e a quase 1 milhão de mortes por acidente vascular cerebral.
O uso excessivo é responsável por 25% de todas as mortes por câncer no mundo. Em 2019 foi registrado 32,2 mil novos casos de câncer no pulmão por tabagismo, sendo mais de 400 pessoas morrem por dia vítima dessa doença.
Os dados mais recentes do ano de 2019, a partir da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) apontam o percentual total de adultos fumantes em 12,6 %.
As evidências científicas indicam que parar de fumar antes dos 40 anos pode reduzir em 90% as chances de morte pelas doenças relacionadas ao tabaco.
Parar de fumar dos 45 aos 54 anos reduz 2/3 da mortalidade geral e faz ganhar em média seis anos de vida. Os que o fazem entre 55 e 64 anos vivem em média quatro anos mais. O câncer de pulmão está associado ao maior risco de morte entre os ex-fumantes.
Não demora muito para que os efeitos do cigarro danifiquem o corpo. Na verdade, leva apenas cinco a sete dias. Desde que um cigarro enche seus pulmões com substâncias químicas perigosas, os pulmões não conseguem recuperar-se totalmente.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. Isso acontece porque a fumaça do cigarro contém diversas substâncias cancerígenas.
“As substâncias que compõem o cigarro atuam diretamente no DNA das células, causando novas mutações que facilitam a carcinogênese, ou seja, a transformação de células saudáveis em células cancerosas”, detalha o especialista.
Quanto mais freqüente é o uso da maconha, e maior o tempo de seu uso, maior também a possibilidade de surgirem tumores cancerosos na boca, língua, laringe ou faringe, de acordo com o estudo de Zhang, do Jonsson Comprehensive Cancer Center da Universidade da California, e de seus colaboradores.
A dependência física começa quando o hábito atinge uma freqüência preocupante – cerca de cinco cigarros por dia – e a nicotina passa a estar constantemente presente no sangue, em geral, depois de anos e milhares de cigarros fumados.
Se você não é fumante, mas vive ao lado de um, tem até 30% a mais de chance de ter câncer de pulmão.
Desse total, em torno de 7 milhões de mortes são resultado do hábito de fumar e 1,2 milhão é composto por um grupo de não fumantes expostos passivamente à fumaça do cigarro.
Segundo a cardiologista Jaqueline Stoltz, embora o risco à saúde seja proporcional ao consumo, fumar menos não é melhor. A única maneira de reduzir os riscos à saúde é deixar de fumar, afinal não existe uma quantidade segura de cigarro.
Evite os gatilhos da nicotina.
O primeiro passo é sempre identificar os gatilhos. Pense bem nas situações em que costuma fumar e compare-as com a frequência do desejo entre cigarros. Se você é incapaz de evitar os principais gatilhos, monte um plano para não fumar nos dias "sem cigarro".
O fumante passivo chega a consumir o equivalente a quatro cigarros por dia e tem um risco 30% maior de desenvolver câncer de pulmão do que alguém não exposto à fumaça. Saiba os riscos do fumo passivo para a saúde e como minimizar o impacto da fumaça do cigarro no seu dia-a-dia.
O que é o exame de Fluxometria?
Como parcelar o saldo total do cartão de crédito BB?
Como montar flor de papel Passo-a-passo?
O que é o pacto federativo brasileiro?
Como imprimir estampa em tecidos?
Qual valor de um seguro para moto?
¿Cómo hacer una etiqueta adhesiva más grande?
Como funciona o site pensador?
Como é feita a fisioterapia no tornozelo?
Como funciona o multiplayer de State of Decay 2?
Como fazer biscuit passo a passo?
Como ver o preço em real no Alibaba?
Como fazer efeito de fumaça para teatro?
Como pagar o pedágio de Bombinhas?
Como fazer flexão sendo mulher?
Como é feito o lançamento de um foguete?
Como se faz exercício físico em casa?