As instituições federais não eram obrigadas a reservar metade das vagas para cotistas de imediato. Em 2013, a reserva foi de 12,5%, passando para 25% em 2014, 37,5% em 2015, até chegar aos 50% em 2016. O Poder Executivo promoverá em 2022 a revisão do sistema de cotas nas instituições de ensino federais.
As vagas reservadas às cotas (50% do total de vagas da instituição) serão subdivididas — metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio.
A lei reserva no mínimo 50% das vagas das instituições federais de ensino superior e técnico para estudantes de escolas públicas, que são preenchidas por candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, em proporção no mínimo igual à presença desses grupos na população total da unidade da Federação onde fica a ...
A lei 12.990/2014, que reservou 20% de vagas para negros nos concursos públicos federais, não adotou nenhum critério econômico, mas meramente o racial.
A UFG, por exemplo, desde 2009 possui um programa que facilita a entrada e permanência de estudantes de escolas públicas, negros, quilombolas e índios. Além da Federal de Goiás, UNB, UFT, UFPA, USP e outras, também beneficiam estudantes oriundos de quilombos, seja por meio de reserva ou bônus na nota do vestibular.
28 curiosidades que você vai gostar
Para que tenham acesso a essas vagas, os interessados precisam assinar a “Autodeclaração Étnico-Racial”. Dentro desses 50%, existem aspectos que dividem o número de vagas, como: faixas de renda familiar (menor/maior ou igual a um salário mínimo) e se o aluno estudou ou não em escola pública.
Art. 2º Poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
O manual do IBGE define o significado atribuído ao termo como pessoas com uma mistura de cores de pele, seja essa miscigenação mulata (descendentes de brancos e negros), cabocla (descendentes de brancos e ameríndios), cafuza (descendentes de negros e indígenas) ou mestiça.
Atualmente no Brasil, existem três tipos de cotas: sociais, raciais e por deficiência física.
Como Ver amizade entre duas pessoas no Facebook 2020?
Como cria um caranguejo em casa?
Quanto custa um sorvete feito na chapa?
Como recuperar matrícula Estácio?
Como se tornar um avaliador de imóveis da caixa?
Quantos dias leva para regularização o CPF na Receita Federal?
Como se pega a bactéria Proteus?
Como montar uma sala de vacinas?
Como fazer credenciamento no Banco do Brasil?
Como montar um pequeno spa urbano?
Como fazer tabela de intervalo?
Quanto custa para abrir uma sorveteria pequena?
O que é preciso para realizar uma sessão de brainstorming?
Como evitar as pragas e doenças em viveiro cultivo protegido )?
Como se caracteriza a memória sensorial?
Qual o tipo de solo apropriado para o cultivo do sisal?