A parede do corpo das esponjas apresenta duas camadas de célula separadas pelo chamado mesoílo. A camada celular mais externa é a pinacoderme, formada por células achatadas denominadas de pinacócitos. A camada de célula interna, voltada para a espongiocele, é rica em células flageladas denominadas de coanócitos.
As esponjas apresentam um corpo geralmente cilíndrico e rico em poros. Estes são formados por uma célula, que possui forma de anel, denominada de porócito. Esses poros servem de local de entrada para a água, que segue para uma cavidade central (espongiocele ou átrio) e sai por uma grande abertura, chamada de ósculo.
As asconoides são revestidas, externamente, por dois tipos de célula: os pinacócitos e os porócitos. Esses possuem poros, sendo responsáveis pela entrada de água diretamente para o interior da esponja; já aqueles, são tipos celulares achatados e bem unidos entre si.
Eles, geralmente, apresentam um corpo cilíndrico com uma cavidade central, denominada de espongiocele ou átrio, e uma abertura localizada no topo do animal, denominada de ósculo. A parede do corpo da esponja é formada por duas camadas de células que são separadas pelo mesoílo.
Os coanócitos são células flageladas e com uma membrana em forma de colarinho em sua região apical. O batimento desses flagelos cria uma corrente que faz a água circular no interior da esponja e sair pelo ósculo.
31 curiosidades que você vai gostar
Na maioria dos livros de Zoologia é comum a descrição dos três tipos básicos de sistema aqüífero: ascon, sicon e leucon. Nas esponjas da classe Calcarea ocorrem esses três tipos básicos, enquanto nas Hexactinellida o sistema aqüífero assemelha-se ao siconóide e nas Demospongiae é do tipo leucon.
Suas células, chamadas coanócitos, possuem flagelos que, ao impulsionar água pelo corpo do porífero, capturam o alimento e liberam as excretas pelo ósculo, maior abertura do porífero.
Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água. A sustentação se dá por minúsculas agulhas-Espículas.
Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.
As esponjas têm enorme importância ecológica porque fornecem abrigo para diversos outros animais, além de filtrar grandes quantidades de bactérias e matéria orgânica em suspensão na água.
Tipos e ClassificaçãoÁscon - São as esponjas mais simples. Apresentam forma semelhante a um cilindro oco, com uma abertura superior, o ósculo.Sícon - Esponjas com uma complexidade intermediária. Apresentam o aspecto de um vaso fixo a um substrato.Lêucon - É a forma mais complexa.
Para mais evidências da estreita relação entre coanoflagelados e os animais, vemos que existem células especializadas em esponjas chamadas coanócitos (“células coladas”) que têm grande semelhança com coanoflagelados. Choanócitos também podem ser encontrados em nematóides.
Reconhecem-se três tipos estruturas de esponjas: ascon, sicon e lêucon, que diferem entre si pela complexidade da parede do corpo.
Apresentam, normalmente, um corpo assimétrico com uma cavidade central e uma abertura na região do topo denominada de ósculo. Em razão da presença de poros, a água consegue penetrar facilmente pelo corpo do animal e atingir a região central, uma cavidade que recebe o nome de espongiocela.
Nele a água percorre o seguinte trajeto: meio externo → poros → espongiocela → ósculo → meio externo.
1.1). As esponjas possuem, geralmente, esqueleto interno que pode ser constituído por material proteico córneo, com composição próxima da da seda – esponjina – e/ou por espículas, escleras ou escléritos, calcários (calcite) ou siliciosos (opala).
A característica mais marcante dos cnidários é a presença de estruturas chamadas de cnidócitos, que proporcionam defesa ao animal. Podemos observar duas organizações corporais básicas no corpo dos cnidários: os pólipos e as medusas. Atualmente, reconhecem-se cerca de 10.000 espécies, quase todas marinhas.
Classificação dos cnidários
Podemos classificar o filo Cnidaria em quatro classes: Hydrozoa, Scyphozoa, Cubozoa e Anthozoa. As anêmonas-do-mar são pólipos e exemplos de antozoários.
O filo Cnidaria é representado pelas hidras, medusas, anêmonas-do-mar, caravelas e corais, animais diblásticos e aquáticos, sendo que a maioria habita regiões marinhas.
Cnidários e Poríferos
Os Poríferos representam outro grupo de animais invertebrados e aquáticos, que podem viver fixos em um substrato. Eles também são chamados de esponjas ou espongiários.
Os poríferos são animais sésseis, ou seja, que não apresentam capacidade de locomoção. Os poríferos não apresentam tecidos, órgãos ou sistemas, e, portanto, alguns de seus processos fisiológicos são relativamente simples. A digestão nesses animais, por exemplo, é intracelular, ou seja, ocorre no interior das células.
Têm o corpo perfurado por grande número de poros, por onde entra a água (poros inalantes ou óstios) e um único poro grande exalante (o ósculo), pelo qual sai a água de percorrer a cavidade central do corpo. Os poríferos não possuem sistemas (digestivo, respiratório, nervoso e reprodutor).
Entre as camadas interna e externa, há uma camada chamada meso-hilo ou mesênquima, onde estão presentes as espículas que irão formar o esqueleto dos poríferos, além dos amebócitos - células totipotentes (podem se diferenciar nos demais tipos celulares presentes no organismo) que apresentam a função de transporte de ...
Os poríferos são animais que apresentam o corpo revestido externamente por uma camada de células achatadas – os pinacócitos. O corpo do animal possui uma cavidade – espongiocele – revestida por células flageladas, os coanócitos, responsáveis pela captura de alimentos e pela digestão do material englobado.
Zool Célula ovoide dos poríferos, munida de um flagelo, que tem a função de movimentar a água por entre o corpo das esponjas. ETIMOLOGIA voc comp do gr khóanos+o+gr kýtos, como ingl choanocyte.
Qual a diferença do cabo CAT5e para o CAT6?
Quais as características para se reconhecer um ativo?
Como descobrir se você é gordo ou magro?
O que é isenção de custas processuais?
O que é usufruto por usucapião?
O que é um bom lugar para trabalhar?
Como funciona o desconto do FUSEx?
Como adicionar amigos do Xbox no PS4?
O que e efeito químico na corrente elétrica?
Qual a diferença entre anemia ferropriva e anemia megaloblástica?
Como sair da malha fina do Imposto de Renda?
O que é o ponto de vista da narrativa?
Quais as características do pelo humano?
Qual a diferença entre embaixador cônsul e diplomata?
O que faz você melhorar sua eficiência no trabalho?
Quanto tempo demora para o veneno da jararaca fazer efeito?