Dependendo da tonalidade da pele, podem se apresentar mais arroxeadas. Quando rosadas ou vermelhas, as estrias ainda estão no processo inflamatório e são consideradas recentes. Já as brancas são mais antigas, em que já ocorreu o processo de atrofia das fibras colágenas e por esse motivo não existe mais inflamação.
- As vermelhas são mais novas, mais recentes, possuem um fluxo de sangue maior na região e ainda não romperam-se todas as camadas da pele - diz o dermatologista Fernando Passos de Freitas. O especialista explica ainda que as brancas estão no estágio seguinte e definitivo.
Existem três tipos de estrias, as vermelhas ou arroxeadas, as brancas superficiais e estreitas, e as brancas profundas e largas. As vermelhas ou arroxeadas são mais recentes e portanto as mais fáceis de tratar, pois ainda há sangue circulando no local e o tecido não foi totalmente prejudicado.
Peeling com ácido retinoico, feito pelo dermatologista ou fisioterapeuta; Laser de CO2 ou luz pulsada que elimina completamente as estrias brancas, renovando a pele; Dermaroller com agulhas com mais de 2 mm para estimular a formação de colágeno e elastina, formando uma nova camada de pele mais firme.
Ao longo do tempo, a maioria das estrias tende a atenuar-se e algumas desaparecem completamente. Mas esse processo normalmente leva mais de um ano.
37 curiosidades que você vai gostar
A falta de hidratação da pele, além de ser uma atitude que influencia no aparecimento de estrias, pode acabar contribuindo para uma perda na qualidade da pele. Isso porque nossa pele fica exposta durante o dia todo a todo tipo de poluição e, sem uma hidratação, ela começa a ficar vulnerável.
Ao contrário do que muita gente imagina, tomar sol para tentar disfarçar a presença das famigeradas estrias pode ser, na verdade, uma grande furada. Isso porque o bronzeado adquirido na areia pode ressecar pra valer a pele e até facilitar o surgimento de novas marquinhas no corpo.
A Aloe vera é o tratamento caseiro para estrias mais próximo de ser eficaz, já que alguns artigos científicos já demonstraram sua eficácia. "Os estudos são conflitantes, mas aparentemente ajuda um pouco graças aos seus efeitos anti-inflamatório e cicatrizante", ressalta a dermatologista Valéria Goulart.
Mas emagrecer por si só não vai eliminar estrias e celulites; e a aparência delas vai depender de muitos fatores que um especialista pode analisar. O grau das inflamações também interferem na efetividade dos procedimentos que você escolhe para aliviar a aparência das estrias e celulites.
Como foi a viagem da corte portuguesa para o Brasil?
O que aconteceu com ator Patrick Swayze?
Como foi a vanguarda nas artes do Brasil?
Como tratar filhote de Yorkshire?
O que foram as viagens de Marco Polo?
Como foi a viagem de Cristóvão Colombo?
Qual o melhor medicamento para tosse em suínos?
Como tratar colesteatoma no ouvido?
O que é micro adenoma hipofisário?
Quais são os sintomas de ter um infarto em uma jovem?
Como é cobrada a energia elétrica?
Quanto é a comissão do Magazine Você?
Quais são as doenças que afetam o sistema cardiovascular?
Como preparar um tronco para plantar orquídeas?