Qual a origem e inserção do músculo pterigóideo lateral e medial?

Pergunta de Mafalda Clara Torres de Neto em 02-06-2022
(6 votos)

Origem e inserção O músculo pterigóideo lateral está localizado profundamente aos músculos temporal e masseter, estendendo-se entre o osso esfenoide e a articulação temporomandibular. ... As fibras superiores inserem-se na parte anteromedial da cápsula articular e no disco articular da articulação temporomandibular.

Qual a origem e inserção do músculo Pterigoideo lateral e medial?

Origem e inserção

O músculo pterigóideo medial possui duas cabeças, superficial e profunda, que são separadas na sua origem pela cabeça inferior do músculo pterigóideo lateral. A parte profunda forma a maior parte do músculo e se origina na superfície medial da placa pterigóidea lateral do osso esfenoide.


Qual a origem e inserção do músculo Pterigoideo medial?

É encontrado na superfície medial do ramo da mandíbula, originando-se na superfície ventral do crânio, origina-se na fossa pterigoidea. Quanto à sua inserção, ocorre na tuberosidade pterigoidea, localizada no ramo da mandibula.

Qual a função do músculo Pterigoideo lateral e medial?

Os músculos pterigóides são músculos da mastigação e auxiliam na movimentação da articulação temporomandibular. A contração do pterigóide medial eleva a mandíbula (fechamento da boca) e a move para frente (protrusão). ...

Qual a função do músculo Pterigoideo medial?

Músculo Pterigóideo Medial – paralelo ao masseter, é também elevador e age em conjunto com o masseter na protrusão e na lateralização da mandíbula, com boca fechada.

#5 Músculo Pterigoídeo Medial


32 curiosidades que você vai gostar

Qual a função do músculo Pterigoideo lateral?

Todos esses músculos agem na articulação temporomandibular (ATM) para possibilitar a mastigação e a mordida. O pterigóideo lateral contribui para essa função fazendo a protrusão e o abaixamento da mandíbula ao se contrair bilateralmente, e a rotação da mandíbula ao contrair-se unilateralmente.

Quais são as inserções anteriores do músculo Pterigoideo lateral?

A Cabeça superior do músculo tem origem na face infratemporal e crista infratemporal da asa maior do osso esfenoide. A Cabeça inferior origina-se na face lateral da lâmina lateral do processo pterigoide. A inserção fica no colo da mandíbula, disco articular e cápsula da ATM.

Como palpar o músculo Pterigoideo interno?

A palpação do músculo pterigoideo medial se faz por via intrabucal, introduzindo-se o dedo indicador na região que corresponde à metade do músculo masseter.

Qual músculo possui inserção na cápsula da ATM e borda inferior do disco articular e fóvea Ptergoidea?

Inserido pelo seu feixe superior no colo do côndilo, no disco articular e na cápsula articular, temos o músculo pterigóideo lateral, que por seu feixe inferior se insere somente no colo do côndilo, e que possui origem nos processos pterigóideos do osso esfenóide e na superfície infratemporal.

Qual o músculo responsável por agir no côndilo da mandíbula e no disco ao mesmo tempo na abertura da boca?

Note o músculo pterigóideo externo com 2 cabeças: uma para tracionar o disco e outra para o côndilo. Fig. 2 - No movimento de translação (ântero-posterior), e com a boca aberta, o disco se interpõe entre o côndilo e a eminência articular.

Qual a origem e inserção dos músculos da mandíbula?

Origem: processo piramidal do osso palatino e tuberosidade maxilar. Inserção: face medial do ramo e ângulo da mandíbula. Origem: fossa pterigóidea; face medial da lâmina lateral do processo pterigóide do esfenóide. Inserção: face medial do ramo e ângulo da mandíbula.

Onde é a inserção do músculo temporal?

O músculo temporal é um dos músculos da mastigação, classificado como músculo em leque, sendo que, sua parte superficial possui origem na fossa temporal e inserção no processo coronóide da mandíbula.

Qual a origem do músculo Milo Hióideo?

Origem: Tubérculos anteriores dos processos transversos das vértebras cervicais C3 a C6, Inserção: Tubérculo escaleno na borda interna e superfície superior da 1ª costela.

Quais são os nervos da mandíbula?

O nervo mandibular se subdivide nos seguintes ramos:Do tronco principal do nervo (antes da divisão) Ramificações musculares, que são nervos eferentes aos músculos pterigóide medial, ao tensor do tímpano, e ao tensor do véu palatino (motor). ... Da divisão anterior. nervo masseterico (função motora) ... Da divisão posterior.

Quais os movimentos e os seus respectivos músculos agonistas da ATM?

A ATM se movimenta em três direções; mo- vimento para cima e para baixo, resultando na abertura e fechamento da boca; realiza movimento de protrusão e retrusão e de lateralidade; durante estes movimentos ocorre a rotação e translação mandibular.

Quais são os compartimentos divididos pelo disco articular na ATM?

A ATM é dividida em um compartimento superior e um inferior, separado pelo dico articular. ... O compartimento inferior tem o disco articular como uma borda superior e o côndilo da mandíbula como uma borda inferior.

Quais músculos fazem parte da ATM?

MÚSCULOS DA ATMTemporal.Masseter.Pterigoideo Medial.Pterigoideo Lateral.

Em que região não é possível palpar o músculo trapézio?

Não é possível palpá-la. Sobre a clavícula. Na região da escápula. ... De acordo com a anatomia palpatória, quais dessas estruturas podemos palpar na escápula: Tubérculo maior, espinha da escápula e ângulo inferior.

Qual músculo da mastigação que se articula com a ATM?

A elevação da mandíbula é um dos principais movimentos da Articulação Temporomandibular (ATM). Esse deslocamento é responsável, entre outras funções, pelo fechamento da boca e pelo apertamento dos dentes. Os principais músculos que realizam essas contrações são o Masseter e a porção anterior do Temporal.

O que é o músculo Digastrico?

Músculo do pescoço, formado por duas partes ou ventres unidos por um tendão, inervado pelo nervo facial e nervo miloioide. A parte anterior eleva o osso hioide e baixa o maxilar inferior e a parte posterior eleva o osso hioide e é extensor do pescoço.

Qual o músculo que tem origem na fossa temporal?

O músculo temporal é descrito como um músculo da mastigação, classificado como um músculo em leque, sendo citado normalmente o seu feixe superficial, com origem na fossa temporal e inserção no processo coronóide.

Qual músculo se insere no processo Coronoide?

O Processo coronoide é uma eminência triangular achatada do osso mandibular, em cujas margens se insere o feixe superficial do tendão do músculo temporal.



Outras questões

Como era o WhatsApp em 2009?

Quais as principais consequências da terceira revolução industrial?

Como dialogar com negacionista?

Quantos minutos tem um EP de anime?

Quais os número que mais sai no jogo da Lotofácil?

Quanto tempo demora para confirmar pagamento Shopee?

Quantas horas de almoço para quem trabalha 8 horas?

Quais são as empresas que não podem optar pelo Simples Nacional?

Qual o símbolo do tântalo?

E 2 horas ou são 2 horas?

Quais os tipos de madeira de lei?

Como se escreve 3 horas da manhã?

Onde fica a gravação do Google Meet?

O que significa 1 TB em notebook?

Como fazer substituição rápida no PES?

Como medir 150 gramas?

Quem tem NIC 3 tem HPV?

Qual é o peso de um marmitex?

Qual a melhor empresa para ser trainee?

Qual o sinônimo de exclusivo?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com