Entretanto, em meados do século XVII, Francesco Redi, por meio de experimentos, demonstrou que os “vermes” presentes na carne podre eram, na verdade, larvas de moscas que “surgiam” em razão da presença dos animais adultos desta espécie no substrato em questão.
Van Helmont fez um experimento para provar essa teoria: colocou, numa caixa, uma camisa suja - com muito suor - e germe de trigo. Por volta de três semanas depois, nasciam filhotes de camundongos. Ele "provava", assim, que os camundongos tinham sido gerados espontaneamente, e o suor humano teria sido o princípio ativo.
Na sua experiência, Redi utilizou mais de 8 frascos, nos quais colocou carne em estado de putrefação. Selou fortemente a metade deles, deixou outra metade aberta e cobriu a outra metade com gaze. Desenvolveram-se larvas no frasco aberto e sobre a gaze do frasco correspondente.
Experimento de Spallanzani
Com esse experimento, Spallanzani conseguiu contestar a abiogênese, mostrando que surgiram micróbios apenas nos frascos fechados com rolhas, concluindo que o tempo de fervura ou a vedação usados no experimento de Needham foram insuficientes para impedir a contaminação.
Redi descreveu experimentos em paralelo, com frascos cobertos com gaze e frascos descobertos, nos quais colocou carnes e outros alimentos e percebeu que só apareciam vermes (que depois se transformavam em moscas) nos frascos abertos, levando-o a adoção de uma posição contrária à geração equívoca.
25 curiosidades que você vai gostar
A hipótese de Redi levava em consideração o ciclo da mosca onde “os seres vermiformes nasciam de ovos depositados pelas moscas nos cadáveres”. Sendo assim, em seu experimento, Redi colocou pedaços de carne em dois frascos abertos cobrindo um deles com uma fina camada de gaze (AMABIS & MARTHO, 2006, p. 11).
A carne somente contribuía com um meio propício para atração de moscas, deposição de ovos e eclosão de larvas. Com esse teste, Redi provou que a vida não surge espontaneamente em qualquer circunstância, atestando que a vida somente se origina de outro ser vivente.
Seu objetivo era tentar atribuir a presença de micro-organismos com a causa da putrefação e a eliminação dos mesmos pelo calor e pela a ausência de oxigênio como motivo da preservação.
A teoria da abiogênese não resistiu à expansão das pesquisas e rigorosos experimentos feitos por vários pesquisadores, entre eles Redi, Spallanzani e Pasteur, que forneceram evidências incontestáveis de que os seres vivos surgiam a partir de uma vida pré-existente. ...
Quando começou a linguagem neutra?
Como Lampião ficou cego de um olho?
Quanto tempo dura o contrato com Auto-escola?
O que você entende por radiação?
Quais são as melhores madeiras?
Quanto Virgínia ganha no Instagram?
Qual é a diferença entre universo e galáxia?
Quais as vantagens do sistema intensivo?
Quanto tempo dura doutorado de biomedicina?
Como ocorre a síntese de aminoácidos?
Como copiar texto de livro digitalizado?