Sobrenomes como “Severo”, “Franco” ou “Ligeiro” foram criados a partir da fama de alguém que fizesse jus à qualidade relacionada a esses adjetivos. De forma semelhante, outros sobrenomes foram cunhados por conta da profissão seguida por uma mesma família.
Eles surgiram para diferenciar as pessoas que tinham o mesmo nome. Na Idade Média, era comum usar como sobrenome a ocupação da pessoa, o lugar onde morava, características físicas ou variações do nome do pai. ... Hoje os sobrenomes identificam as pessoas e as famílias a que pertencem, passando de uma geração para a outra.
Os primeiros a adquirirem sobrenomes foram os chineses. Algumas lendas sugerem que o Império Fushi decretou o uso de sobrenomes, ou nomes de famílias, por volta de 2852 a.C. Os chineses tinham normalmente 3 nomes: o sobrenome, que vinha primeiro e era uma das 438 palavras do sagrado poema chinês "Po-Chia-Hsing".
Sendo atribuído àqueles que não traziam consigo um nome de família ou aqueles que não se sabia ao certo de que cidade ou região procedia, se espalhou rapidamente pelo território brasileiro. O registro mais antigo desse sobrenome no Brasil é o do alfaiate Pedro da Silva datado de 1612.
A origem dos 12 sobrenomes mais comuns do Brasil
Os sobrenomes ou nomes de família – surgiram para identificação das pessoas do povo durante a baixa Idade Média. Anteriormente, só eram utilizados pelos reis e nobres.
Como o Brasil foi colonizado por Portugal e recebeu imigrantes de diferentes países durante os séculos 18 e 19, a origem dos sobrenomes mais famosos do país é estrangeira. Com base em dados recentes, a Revista Bula reuniu em uma lista os 12 sobrenomes mais comuns no Brasil, bem como suas origens e significados.
955 brasileiros (as) têm esse sobrenome. O 41º sobrenome mais comum do Brasil tem origem portuguesa. Ele faz referência ao latim “merulu”, que no idioma português evoluiu para “melro ...
No Brasil, os “Lima” se estabeleceram, inicialmente, no Paraná. Hoje, mais de 2 milhões de brasileiros possuem o sobrenome em seus registros. Esse é outro exemplo de sobrenome patronímico, uma forma de criação de sobrenomes durante a Idade Média, que indicava a origem paterna da pessoa.
Sobrenome português, vem dos termos árabes “a” (al) “mesa” (meida). No sentido geográfico, significa algo como “planalto”, ou “solo plano”. Um dos registros mais antigos é de João Fernandes de Almeida, que em 1258 fundou uma aldeia com esse nome, na região de Azurara da Beira
Como funciona nutrição comportamental?
Como é feita a mineração de dados?
Como se deu a evolução do forró?
O que acontece se não pagar multa de fidelidade?
Quais civilizações habitavam o México antes da colonização?
Como funciona uma máquina de café expresso?
Quais eram os resultados da industrialização na Europa?
Como funciona a passiva do Viktor?
Quem foi o inventor do chocolate?
Como é feita a nutrição parenteral?
Qual foi a influência do Iluminismo?
Como informar ações no Imposto de Renda 2021?
Como age o estelionatário sedutor?
Como foi a ditadura militar no Brasil?
Como se pratica patinação artística?
Qual foi a causa da morte de Amy Winehouse?