São judeus sefarditas, também conhecidos como marranos, eram comunidades judaicas que viviam na Península Ibérica, formada por Portugal e Espanha, muito antes da chegada dos cristãos. Os judeus que lá viviam foram perseguidos e expulsos inicialmente da Espanha a partir de 1492, por conta da inquisição espanhola.
Manuel I assinou o édito de expulsão dos judeus, uma condição imposta por Espanha para que casasse com D. Isabel. Milhares tiveram de escolher entre a expulsão ou a conversão. ... No final do prazo dado pelos reis católicos, em Julho de 1492, milhares de judeus atravessaram a fronteira, tendo D.
Em 1492, os monarcas espanhóis, Fernando e Isabel, emitiram o Decreto de Alhambra, expulsando os judeus dos reinos de Castela e Aragão. Dezenas de milhares de judeus procuraram refúgio na fronteira com Portugal.
No Brasil, o censo do IBGE calculou 107.329 judeus – aqui reside a maior comunidade judaica na América Latina e a 11ª maior do mundo.
Em 31 de março de 1492, os Reis Católicos, como ficaram conhecidos o Rei Fernando II de Aragão e a Rainha Isabel de Castela, promulgaram o Decreto de Alhambra, após a conquista de Granada, na Espanha, pelo qual expulsavam os judeus do território caso não se convertessem ao catolicismo.
O principal objetivo da expulsão de judeus praticantes era garantir a sinceridade das conversões de uma grande população de convertidos. Dos 100 000 judeus que permaneceram fiéis à sua fé em 1492, um número adicional escolheu se converter e se juntar à comunidade converso em vez de enfrentar a expulsão.
Com o início das operações da Inquisição em 1478, o temor espalhou-se entre os judeus da Espanha. Temendo pela própria sorte, milhares converteram-se ao catolicismo, enquanto outro tanto procurou refúgio em Portugal. O volume de refugiados aumentou drasticamente quando em 1492 foi decretada a expulsão dos judeus de Espanha.
Os judeus, no entanto, não se deixaram convencer e a maioria optou por abandonar o país. O rei, ao ver cair por terra a sua estratégia, mandou fechar todos os portos de Portugal - menos o porto de Lisboa - para impedir a fuga.
A presença de judeus na Península Ibérica remonta, então, séculos antes de Cristo. Os fenícios, de raça semítica, chegaram na Península Ibérica associando-se em expedições com os hebreus pelo Mar Mediterrâneo desde os tempos de rei Salomão.
Ademais, acreditavam que os Reis Católicos, nome pelo qual ficaram conhecidos Fernando de Aragão e Isabel de Castela, os protegeriam. Afinal, até 1491 e mesmo no início de 1492, depois da captura de Granada, os reis ainda nomeavam judeus para importantes postos na Corte e haviam também renovado os contratos com os judeus que arrecadavam impostos.
O que é um problema de adição?
Como passar massa corrida com rolo liso?
Como responder uma advertência de condomínio?
Qual fio devo usar na rede elétrica residencial?
O que dizer quando a pessoa diz são os seus olhos?
Como passar massa corrida em parede pequena?
Como mandar uma mensagem no Outlook?
Quais são os nervos cranianos?
Como passar massa corrida em uma parede irregular?
Quando uma pessoa chega ao Brasil vindo de outro país ela é?
Como passar as frases para o presente simples?
Como são classificados os investimentos em participações societárias?
Como passar fotos do iPhone para o PC 2020?
O que são agentes econômicos como se classificam?
Pode passar massa corrida direto na parede?
Como são classificados os materiais de estoque?
Quanto ao número de folhetos embrionários os Poríferos podem ser classificados como?
Como passar fotos do pen drive para a TV?