O teatro romântico é fruto da corrente do Romantismo no Brasil, que foi mais do que apenas poesia e prosa. O texto dramático, o teatro, também teve seu lugar. ... Para fechar o projeto romântico de formação de uma literatura brasileira, os escritores da época necessitavam, claro, se dedicar à criação de peças teatrais.
Nesse período, a burguesia tem uma ascensão e o teatro sofre infuências, o drama substitui a tragédia e a comédia se desenvolve, o foco do teatro se torna muito mais individual e não é mais social. No romantismo, o teatro volta-se para o ser humano, as peças falam sobre emoção, e surge o melodrama.
Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882) É considerado, inclusive, um dos responsáveis pela criação do teatro no Brasil. Com um sentimentalismo exagerado (que o público da época amava), alcançou o sucesso máximo com a sua obra A Moreninha (1844), considerada uma das primeiras obras românticas do país.
Entretanto, foi com sua obra “Suspiros Poéticos e Saudades” (1836) que Gonçalves de Magalhães se destacou, sendo considerada a primeira obra do romantismo no Brasil. Em 1837, retorna ao Brasil e começa a escrever obras de dramaturgia, inaugurando, também, o teatro romântico no Brasil.
O teatro no Brasil, até então, era proveniente da Europa e tinha como principal objetivo agradar às elites brasileiras, que transformavam as apresentações em verdadeiros eventos sociais, principalmente nas grandes cidades.
O teatro no Brasil, até então, era proveniente da Europa e tinha como principal objetivo agradar às elites brasileiras, que transformavam as apresentações em verdadeiros eventos sociais, principalmente nas grandes cidades.
3 – No romantismo, o teatro era voltado para o ser humano, em que as peças falavam de emoção. No realismo e no naturalismo, o teatro mostrava as realidades burguesas e a vida social. O teatro do século XX abordava questões políticas e questões sociais. E atualmente, o teatro é uma arte bem vasta.
Na dramaturgia o romantismo se manifesta valorizando a religiosidade, o individualismo, o cotidiano, a subjetividade e a obra de William Shakespeare. Os dois dramaturgos mais conhecidos desta época foram Goethe e Friedrich von Schiller. Victor Hugo também merece destaque, pois levou várias inovações ao teatro.
O início da história do teatro no Brasil tem como referência as exibições teatrais idealizadas por padres jesuítas durante o século XVI. Um nome de grande importância para a origem do teatro brasileiro foi o padre José de Anchieta (1534-1597), considerado o primeiro dramaturgo do país.
Ao contrário da prosa e poesia, sem enfrentar o drama do analfabetismo, que dificultava a leitura dos romances, o teatro romântico conquistou uma plateia entusiasmada e fiel. Teatro, claro, é diversão garantida.
O Teatro Realista no Brasil surge em 1855, deixando para trás os dramalhões e expondo os conflitos sociais da época.
O teatro no Brasil passou por intensa transformação com a chegada da família real, em 1808. Por decreto, Dom João VI, determina a melhoria do teatro e o País passa a receber espetáculos no modelo francês para a diversão da aristocracia.
Qual o papa que ficou menos tempo no poder?
Onde tem mais bilionários nos Estados Unidos?
Quanto ganha um fisioterapeuta em Sydney?
O que são as circunstâncias legais?
Para que serve a poupança social Digital?
Tem crase depois de referente?
Qual foi a estratégia que o EUA usou para evitar a expansão socialista na América?
O que os pinguins gostam de fazer?
Como se diz filho em aramaico?
Quais os riscos de uma veia entupida?
Quanto tempo demora para sair um alvará de soltura?
O que causa cólica menstrual muito forte?
Por que o som é uma onda longitudinal?
Qual é o melhor anime do Mundo 2020?
Quais são as palavras que perderam o acento circunflexo?
Quem tem gordura no fígado pode tomar vitamina E?
Qual a principal diferença entre o teatro e o anfiteatro romano?