Ele se origina da fossa temporal, uma grande depressão no lado do crânio, e da fáscia temporal, que cobre completamente a superfície do músculo.
Músculos Elevadores, sua função básica é elevar a mandíbula, no entanto, participam de outros movimentos mandibulares. Músculo Temporal – eleva a mandíbula, contrai os feixes anteriores na abertura máxima e os feixes posteriores na retração mandibular, age no deslocamento contralateral.
A fossa temporal serve como local de origem para o músculo temporal. Ele se origina das bordas superior, anterior e posterior da fossa temporal, e encontra-se no interior de sua concavidade, conforme as fibras musculares se direcionam para o seu ponto de inserção, que se encontra sob o arco zigomático.
O músculo pterigóideo lateral está localizado profundamente aos músculos temporal e masseter, estendendo-se entre o osso esfenoide e a articulação temporomandibular. ... Origina-se na superfície lateral da placa pterigóidea lateral do osso esfenoide.
O músculo pterigóideo medial se origina da fossa pterigóidea e do processo pterigoide do esfenoide. Distalmente ele se insere na tuberosidade pterigóidea na superfície interna do ângulo da mandíbula. Juntamente com o masseter, esse músculo forma uma alça ao redor da mandíbula.
21 curiosidades que você vai gostar
O músculo pterigóideo lateral (MPL) integra os mús- culos da mastigação, sendo o menor em comprimen- to desse grupo1. Apesar de seu pequeno tamanho, tem grande importância nas funções de movimentação man- dibular: abertura, fechamento da boca, lateralidade e protrusão1,2.
Músculo Temporal
Ele se origina da linha temporal inferior, que se encontra no interior da fossa temporal. Suas fibras convergem em um formato de leque por toda a fossa, e se inserem no processo coronóide da mandíbula.
O músculo temporal é o segundo maior, em peso, dos músculos adutores da mandíbula, tendo em forma de leque. Situa-se na fossa temporal, originando-se na linha temporal inferior, fossa temporal e fáscia temporal. Pode ser coberto por uma longa e forte aponeurose (terminação ou origem muscular).
Nervo temporal aparece saindo da divisão temporofacial e com curso em direção à região frontal. Cruza o arco zigomático em seu terço médio e se posiciona imediatamente abaixo da fáscia temporoparietal e acima da lâmina superficial da fáscia temporal profunda.
Não é função dos músculos: o fornecimento de calor ao organismo. a locomoção. auxiliar a circulação sanguínea e linfática, através de suas contrações.
Quatro músculos pertencem ao grupo da mastigação, masseter, temporal pterigóideo medial e lateral e digástrico. O masseter e o temporal são superficiais e de fácil palpação. Todos eles ligam a mandíbula ao crânio, derivam do mesoderma e recebem a inervação do nervo trigêmeo [1, 2, 3, 4].
O músculo masseter, na parte lateral de sua bochecha, é o mais proeminente dos músculos da mandíbula. Os livros de anatomia tradicionalmente descrevem o masseter como um músculo formado por duas camadas: uma superficial e outra profunda.
O músculo masseter, quadrilátero e potente, é essencial para uma adequada mastigação e situa-se lateralmente ao ramo da mandíbula, sendo, então, importante na estética facial.
Origem: processo piramidal do osso palatino e tuberosidade maxilar. Inserção: face medial do ramo e ângulo da mandíbula. Origem: fossa pterigóidea; face medial da lâmina lateral do processo pterigóide do esfenóide. Inserção: face medial do ramo e ângulo da mandíbula.
Os músculos da mastigação estão inseridos na mandíbula e atuam na articulação temporomandibular. Eles são pares e responsáveis pelos movimentos mandibulares de oclusão, retrusão e protusão.
...
O músculo temporal tem a função de;Levantar a mandíbula;Fechar a boca;Efetuar a retrusão mandibular.
Músculos da mastigaçãoTemporal. Origem: Face externa do temporal. Inserção: Processo coronóide da mandíbula e face anterior do ramo da mandíbula. ... Masseter. Origem: Arco zigomático. Inserção: ... Pterigóideo medial. Origem: Face medial da lâmina lateral do processo pterigóideo do osso esfenóide. ... Pterigóideo lateral. Origem:
Origem e inserção. O músculo mentual se origina na fossa incisiva da mandíbula. Suas curtas fibras descem para se inserir na pele do queixo, ao nível do sulco mentolabial.
O movimento de rotação da mandíbula pode ocorrer nos planos horizontal, frontal (vertical) e sagital. O movimento mandibular em torno do eixo horizontal pode ocorrer na abertura e no fechamento da boca.
O processo (apófise) condilar é uma extrusão óssea posterior ao processo (apófise) coronoide, que forma o componente ósseo inferior da articulação temporomandibular, juntamente com o osso temporal.
Além disso, a contração alternada do pterigóideo medial e do pterigóideo lateral gera movimentação lateral da mandíbula. A contração bilateral eleva a mandíbula. Essa ação, quando combinada à contração bilateral dos pterigóideos laterais, resulta na protrusão da mandíbula.
Pterigóideo medial
É o menor músculo adutor da mandíbula. É encontrado na superfície medial do ramo da mandíbula, originando-se na superfície ventral do crânio, com dois pontos de origem, a face medial da lâmina lateral do processo pterigoide e a fossa pterigóidea.
A palpação do músculo pterigoideo lateral é feita, inicialmente, pedindo ao paciente que cerre seus dentes. Em seguida, introduz-se a ponta do dedo indicador de maneira que a polpa superior do dedo toque a região posterior da tuberosidade, na altura da porção lateral do processo pterigoide.
Com quantos meses bebe começa a sentar?
O que aconteceu no Dia 08 de dezembro?
Qual o sedativo utilizado na endoscopia?
Quais as espécies de tatu que existe no Brasil?
Qual é a origem do sobrenome Santos?
Como fazer o navegador iniciar em tela cheia?
O que significa crime de ação pública incondicionada?
Quanto tempo dura os sintomas da pneumonia?
Quais as vantagens do fluxograma para uma empresa?
Quantos metros faz uma barrica de 25 kg?
Como evitar os cistos nos ovários?
O que é Certificado de apólice?