Qual a origem do músculo temporal?

Pergunta de José Gomes de Jesus em 01-06-2022
(17 votos)

Ele se origina da fossa temporal, uma grande depressão no lado do crânio, e da fáscia temporal, que cobre completamente a superfície do músculo.

Qual é a função do músculo temporal?

Músculos Elevadores, sua função básica é elevar a mandíbula, no entanto, participam de outros movimentos mandibulares. Músculo Temporal – eleva a mandíbula, contrai os feixes anteriores na abertura máxima e os feixes posteriores na retração mandibular, age no deslocamento contralateral.


Tem como origem a fossa temporal?

A fossa temporal serve como local de origem para o músculo temporal. Ele se origina das bordas superior, anterior e posterior da fossa temporal, e encontra-se no interior de sua concavidade, conforme as fibras musculares se direcionam para o seu ponto de inserção, que se encontra sob o arco zigomático.

Qual a origem do músculo Pterigoideo lateral?

O músculo pterigóideo lateral está localizado profundamente aos músculos temporal e masseter, estendendo-se entre o osso esfenoide e a articulação temporomandibular. ... Origina-se na superfície lateral da placa pterigóidea lateral do osso esfenoide.

Qual a origem do músculo pterigóideo medial?

O músculo pterigóideo medial se origina da fossa pterigóidea e do processo pterigoide do esfenoide. Distalmente ele se insere na tuberosidade pterigóidea na superfície interna do ângulo da mandíbula. Juntamente com o masseter, esse músculo forma uma alça ao redor da mandíbula.

#3 Músculo Temporal


21 curiosidades que você vai gostar

Qual a função do músculo pterigóideo lateral?

O músculo pterigóideo lateral (MPL) integra os mús- culos da mastigação, sendo o menor em comprimen- to desse grupo1. Apesar de seu pequeno tamanho, tem grande importância nas funções de movimentação man- dibular: abertura, fechamento da boca, lateralidade e protrusão1,2.

Tem como origem a fossa temporal se insere no processo coronóide e no ramo da mandíbula?

Músculo Temporal

Ele se origina da linha temporal inferior, que se encontra no interior da fossa temporal. Suas fibras convergem em um formato de leque por toda a fossa, e se inserem no processo coronóide da mandíbula.

Onde está localizado o músculo temporal?

O músculo temporal é o segundo maior, em peso, dos músculos adutores da mandíbula, tendo em forma de leque. Situa-se na fossa temporal, originando-se na linha temporal inferior, fossa temporal e fáscia temporal. Pode ser coberto por uma longa e forte aponeurose (terminação ou origem muscular).

O que é nervo temporal?

Nervo temporal aparece saindo da divisão temporofacial e com curso em direção à região frontal. Cruza o arco zigomático em seu terço médio e se posiciona imediatamente abaixo da fáscia temporoparietal e acima da lâmina superficial da fáscia temporal profunda.

O que não é função do músculo?

Não é função dos músculos: o fornecimento de calor ao organismo. a locomoção. auxiliar a circulação sanguínea e linfática, através de suas contrações.

Quais os músculos da mastigação e suas funções?

Quatro músculos pertencem ao grupo da mastigação, masseter, temporal pterigóideo medial e lateral e digástrico. O masseter e o temporal são superficiais e de fácil palpação. Todos eles ligam a mandíbula ao crânio, derivam do mesoderma e recebem a inervação do nervo trigêmeo [1, 2, 3, 4].

O que é o músculo masseter?

O músculo masseter, na parte lateral de sua bochecha, é o mais proeminente dos músculos da mandíbula. Os livros de anatomia tradicionalmente descrevem o masseter como um músculo formado por duas camadas: uma superficial e outra profunda.

O quê músculo masseter?

O músculo masseter, quadrilátero e potente, é essencial para uma adequada mastigação e situa-se lateralmente ao ramo da mandíbula, sendo, então, importante na estética facial.

Qual a origem e inserção dos músculos da mandíbula?

Origem: processo piramidal do osso palatino e tuberosidade maxilar. Inserção: face medial do ramo e ângulo da mandíbula. Origem: fossa pterigóidea; face medial da lâmina lateral do processo pterigóide do esfenóide. Inserção: face medial do ramo e ângulo da mandíbula.

Quais são as ações dos músculos da mastigação?

Os músculos da mastigação estão inseridos na mandíbula e atuam na articulação temporomandibular. Eles são pares e responsáveis pelos movimentos mandibulares de oclusão, retrusão e protusão.
...
O músculo temporal tem a função de;Levantar a mandíbula;Fechar a boca;Efetuar a retrusão mandibular.

São inserções dos músculos da mastigação?

Músculos da mastigaçãoTemporal. Origem: Face externa do temporal. Inserção: Processo coronóide da mandíbula e face anterior do ramo da mandíbula. ... Masseter. Origem: Arco zigomático. Inserção: ... Pterigóideo medial. Origem: Face medial da lâmina lateral do processo pterigóideo do osso esfenóide. ... Pterigóideo lateral. Origem:

Qual músculo se origina na fossa incisiva da mandíbula?

Origem e inserção. O músculo mentual se origina na fossa incisiva da mandíbula. Suas curtas fibras descem para se inserir na pele do queixo, ao nível do sulco mentolabial.

Quais os movimentos da mandíbula?

O movimento de rotação da mandíbula pode ocorrer nos planos horizontal, frontal (vertical) e sagital. O movimento mandibular em torno do eixo horizontal pode ocorrer na abertura e no fechamento da boca.

O que é processo Condilar da mandíbula?

O processo (apófise) condilar é uma extrusão óssea posterior ao processo (apófise) coronoide, que forma o componente ósseo inferior da articulação temporomandibular, juntamente com o osso temporal.

Qual a ação dos músculos Pterigoides lateral e medial?

Além disso, a contração alternada do pterigóideo medial e do pterigóideo lateral gera movimentação lateral da mandíbula. A contração bilateral eleva a mandíbula. Essa ação, quando combinada à contração bilateral dos pterigóideos laterais, resulta na protrusão da mandíbula.

O que é processo pterigoide?

Pterigóideo medial

É o menor músculo adutor da mandíbula. É encontrado na superfície medial do ramo da mandíbula, originando-se na superfície ventral do crânio, com dois pontos de origem, a face medial da lâmina lateral do processo pterigoide e a fossa pterigóidea.

Como palpar o Pterigoideo lateral?

A palpação do músculo pterigoideo lateral é feita, inicialmente, pedindo ao paciente que cerre seus dentes. Em seguida, introduz-se a ponta do dedo indicador de maneira que a polpa superior do dedo toque a região posterior da tuberosidade, na altura da porção lateral do processo pterigoide.



Outras questões

O que dizer luz?

Quanto é o salário de um bispo da Igreja Universal?

Como fala táxi em espanhol?

Como o autor do documento justifica a origem do poder absolutista?

Qual é a origem do bilboquê?

Como funciona Saúde do Trabalhador?

O que é Tabela regressiva do Imposto de Renda?

Como identificar defeito no catalisador?

Como funciona a suspensão da carteira?

Qual a função da lente antirreflexo?

Quanto tempo demora uma retirada na IQ Option?

Como medir o pH do meu cabelo?

Quais são as ligas do Clash Royale?

Como testar microfone no notebook Windows 7?

Quando sai a segunda chamada do IF 2021?

Como deixar o cachorro mais esperto?

É possível solicitar a desconsideração da personalidade da pessoa jurídica?

Quais são as etapas de uma formatura?

Como deve ser feito o teste dos alternadores?

Como é punida a tentativa?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com