O conceito de “meme” teria sido criado pelo zoólogo e escritor Richard Dawkins, em 1976, quando escreveu no livro “The Selfish Gene” (O Gene Egoísta) que tal como o gene, o meme é uma unidade de informação com capacidade de se multiplicar, através das ideias e informações que se propagam de indivíduo para indivíduo.
Dois tipos de Memes mais comuns podem ser Frases, comumente acompanhada de figuras, são informações com tom jocoso e trocadilhos; ou Desenhos, geralmente em P&B, são imagens com traços caricatos ou fotos adaptadas a desenhos.
Retornando ao meme, sua origem é desconhecida, mas a primeira vez que ele foi compartilhado foi em maio de 2018, há quase três anos, no YouTube. O contexto do vídeo é um pombo que acabou sendo trocado pelo seu amor. O vídeo original tem apenas pouco mais de 80 mil visualizações.
A popularização desse recurso tecnológico ocorreu apenas durante a década de 90. Quando o assunto é o surgimento da cultura dos memes por outro lado, a pesquisadora Gabriela Lunardi explica: -“ Não há registros oficiais sobre “o primeiro meme de internet no Brasil”.
Tais piadas são, na verdade, consideradas como memes. O gênero textual meme é conceituado, por vezes, como um texto que abarca tanto a linguagem verbal quanto a não verbal, além de ser, como já explicitado, proveniente das redes sociais e da própria internet em si.
O meme “Ui!” foi inspirado no astrofísico Neil deGrasse Tyson que completa 58 anos hoje.