Sua origem está nas questões éticas que envolvem a relação entre empresas e sociedade e na filantropia empresarial. O conceito teórico de responsabilidade social originou-se na década de 1950, quando a literatura formal sobre responsabilidade social corporativa aparece nos Estados Unidos e na Europa.
Na década de 1950, nos Estados Unidos o meio empresarial e acadêmico inicia uma discussão à respeito da importância da responsabilidade social pelas ações de seus dirigentes. No início da década de 1960, o tema começa a ser popularizado nos Estados Unidos.
Sendo assim os primeiros estudos que tratam da responsabilidade social tiveram início nos Estados Unidos, na década de 50, e na Europa, nos anos 60. As primeiras manifestações sobre este tema surgiram, no início do século, em trabalhos de Charles Eliot (1906), Arthur Hakley (1907) e John Clarck (1916).
No Brasil, a preocupação com a responsabilidade social surgiu na década de 60 a partir de vários movimentos empresariais de incentivo à pratica de ações sociais.
A Responsabilidade Corporativa surgiu na década de 70 como um meio de atender à crescente demanda da sociedade por uma maior contribuição das empresas em relação aos problemas sociais, ambientais, éticos e trabalhistas existentes e pela adoção de uma postura de maior responsabilidade pelos impactos que geram.
41 curiosidades que você vai gostar
A partir dos resultados da Revolução industrial, com a degradação do meio ambiente e da vida humana pelo trabalho, foi que passaram a surgir novas reflexões sobre o papel das empresas frente às obrigações legais, ambientais e sociais de maneira geral. ... O manifesto foi subscrito por 120 indústrias inglesas.
2a Questão Em 1965, no Brasil, surge a Responsabilidade Social ligada às empresas associadas e passam a ser divulgadas as ações efetivas na área social, realizadas por estas empresas.
A responsabilidade social é o modo de pensar e agir de forma ética nas relações. Apesar de estar fortemente relacionada a empresas, a prática pode estar diretamente ligada a uma ação, realizada por pessoas físicas ou jurídicas, que tenha como objetivo principal contribuir para uma sociedade mais justa.
A responsabilidade social das empresas tornou-se importante na última década do século XX, impulsionada por vários aspectos como a globalização da economia, os acordos multilaterais, o avanço das tecnologias de informação e os meios de comunicação que contribuíram para a disseminação dos conceitos de responsabilidade ...
Responsabilidade social empresarial é uma série de ações e iniciativas tomadas por uma empresa para tentar a busca por um mundo melhor, inserida no ambiente em que está envolvida. ... Ou seja, são medidas adotadas por uma empresa que beneficiam seu público, sociedade, parceiros e até mesmo funcionários.
De acordo com Chiavenato (1999, p. 121), Responsabilidade Social é o grau de obrigações que uma organização assume através de ações que protejam e melhorem o bem- estar da sociedade à medida que procura atingir seus próprios interesses.
“Em 1971 a companhia alemã STEAG produziu uma espécie de relatório social, um balanço de suas atividades sociais.”(SANTOS, 2007, pág 9). Em 1972 a SINGER, empresa francesa, preparou o primeiro Balanço Social da história.
O movimento da responsabilidade social das empresas, que ocorreu nos anos 1960, nos EUA, relacionado à degradação do meio ambiente e aos direitos dos consumidores, no Brasil, passou a ser pauta da agenda do setor privado a partir dos anos 1990, referindo-se à participação do setor empresarial no enfrentamento dos já ...
Este tipo de prática ou política tem sido adotado desde a década de 1990, entretanto a luta pela sociedade e principalmente pela natureza é mais antiga, por volta da década de 1920. O ápice da luta ambiental se deu por volta dos anos 70 quando organizações não governamentais ganharam força e influência no mundo.
Outros fatores contribuíram para a ascensão do tema responsabilidade social corporativa como, por exemplo: os avanços tecnológicos e de gestão, o desemprego, a exclusão social, as questões relacionadas aos impactos negativos causados ao meio ambiente e as demandas de um mercado consumidor mais exigente e participativo.
Nesse clima, a ONU começa a fomentar o debate, organizando, em 1972, a Primeira Conferência Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente das Nações Unidas, em Estocolmo, Suécia, e em 1983, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, geradora do relatório Brundtland (1987).
1960 – 1970 – Nesse período, grande parte dos conhecimentos atuais dos sistemas ambientais do planeta foi desenvolvido. 1972 – Conferência de Estocolmo, discussão do desenvolvimento e ambiente, conceito de eco-desenvolvimento. 1973 – Foi criada, no Brasil, a Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA).
A Conferência de Estocolmo de 1972, realizada em razão das idéias divulgadas pelo Clube de Roma, principalmente pelo relatório intitulado “Os limites do crescimento”, trouxe dois importantes marcos para o desenvolvimento de uma política mundial de proteção ambiental, que foram: a criação do Programa das Nações Unidas ...
Responsabilidade social é quando empresas, de maneira voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar de seu público interno e externo. Trata-se de uma prática espontânea, isto é, ela não deve ser tomada a partir de determinações do governo, por exemplo.
Tipos de responsabilidade socialResponsabilidade Social Corporativa (RSC)Responsabilidade Social Empresarial (RSE)Responsabilidade Social Ambiental (RSA)
A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é um conjunto de ações que tem como objetivo melhorar o ambiente e a comunidade ao redor da empresa. Ou seja, ela tem como intuito capacitar e inspirar as pessoas, criando novas oportunidades de negócios para os públicos.
Em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, o conceito foi definitivamente incorporado como um princípio orientador de ações.
Maior parte das companhias é proativa, mas ainda faltam esforços para que se tornem realmente sustentáveis. Os chamados países em desenvolvimento ganharam poder nos últimos anos e hoje não se limitam a obedecer as regras criadas pelas potências econômicas mundiais. Eles têm criado as suas próprias normas.
Os princípios da ISO 26000 são:Responsabilidade;Transparência,Comportamento Ético;Consideração pelas partes interessadas; (stakeholders)Legalidade;Normas Internacionais;Direitos Humanos.
Por isso, trouxemos algumas formas de responsabilidade social para você aplicar na sua organização hoje mesmo!Reduzir o impacto ambiental. ... Educar o público-alvo. ... Criar líderes ambientais. ... Usar produtos naturais. ... Ações de voluntariado. ... Fazer doações para instituições sociais.
Como fazer um pentágono inscrito na circunferência?
Como jogar Bomberman com os amigos?
Como montar uma coleção de moedas?
Como jogar o jogo de tabuleiro Diamonds?
Como habilitar um suplemento no Excel?
Como fazer uma homenagem para o filho?
Como ocultar a barra de rolagem?
Como jogar Quem Quer Ser um Milionário?
O que escrever para um libriano?
Tem como parcelar o IPVA atrasado no Paraná?
Como pagar para o YouTube divulgar meu vídeo?
Como inserir uma imagem no Illustrator?
Como resolver o problema de correção de Inicialização?
Como faço para entrar em um consórcio?