A causa da psoríase é desconhecida: ela é multifatorial, ou seja, são necessários vários fatores atuando em conjunto para o seu surgimento. Sabe-se que a hereditariedade tem um papel fundamental.
Causas. A formação das placas escamosas típicas deste problema é originada por uma alteração na renovação das células da epiderme e na sua acumulação na camada córnea, a mais superficial.
Com resultados visíveis já após poucas semanas de tratamento, grande parte das lesões de pele podem sumir em apenas três meses, o que é considerado um benefício inovador.
Psoríase pode ser classificada como leve (menos de 3% do corpo), moderada (3 a 10% do corpo) ou severa (mais de 10% do corpo). A escala PASI (Índice de gravidade de psoríase por área) é muito usada e avalia além da área comprometida, a presença de eritema, infiltração e descamação.
Pouco depois em 1809, o Dr. Robert Willan era o primeiro médico para distinguir a psoríase de outras condições de pele similares. Nos 1840s, o Dr. Ferdinand von Hebra separou formalmente a psoríase da lepra, eliminando a associação entre os termos.
A fisiopatologia da psoríase se dá pela interação entre os linfócitos T e os queratinócitos da pele, resultando em uma proliferação exagerada dessas células.
Os mais utilizados normalmente são:
Tratamentos para psoríase Dependendo do grau e gravidade da doença, há – além de cremes e loções de uso tópico – comprimidos e medicamentos injetáveis. Outro tratamento possível é a fototerapia, que consiste na exposição da pele à luz ultravioleta com a supervisão médica.
A psoríase pustulosa é predominantemente observada em adultos e é caracterizada por bolhas brancas de pus. Estas bolhas podem ter à volta pele avermelhada. A psoríase é uma doença crónica da pele que, em Portugal, afeta cerca de 2 a 3% da população.
A doença, que tem causa genética, aparece geralmente em duas fases da vida: jovens adultos em torno de 20 anos e em pessoas mais madura, acima dos 60. A psoríase costuma aparecer depois de momentos de estresse e períodos de baixa imunidade. Exposição ao frio, uso de determinados medicamentos e ingestão alcoólica pioram o quadro.
Psoríase Vulgar ou em placas. É a forma mais comum da doença, caracterizada por lesões de tamanhos variados, delimitadas e avermelhadas, com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas que surgem no couro cabeludo, joelhos e cotovelos.
Nas crianças de até 2 anos, a psoríase manifesta-se especialmente na região da fralda, sendo semelhante ao eritema da fralda (assadura), mas na psoríase infantil, que normalmente é do tipo psoríase gutata, há: Pode ou não haver coceira associada.
Como escrever um perfil profissional exemplos?
O que caracteriza o ambiente externo ou macroambiente?
Qual a diferença de melissa e erva cidreira?
Como funcionou o brasileiro de 87?
O que representa a árvore para a psicologia?
Quem tem ácido úrico pode comer carne vermelha?
Quando abre as inscrições para o concurso do INSS 2022?
Quando começa a contar o prazo para recurso?
O que é ideação suicida passiva?
Como deixar o tecido mais mole?
Quais os componentes do controle interno segundo o COSO I?
Qual valor da insalubridade 2021?
O que aconteceu na Guerra Guaranítica?
Quanto custa um habeas corpus no STJ?