O nome científico da oliveira é Olea europaea L., pertencente à família Oleaceae. A origem destas árvores remete a localizações como o sul do Mar Cáspio, a região norte do Irã e a parcela oriental do Mar Mediterrâneo. Entre as características mais visíveis do vegetal estão o tronco retorcido e estatura baixa.
Raiz. As raízes poderosas e compridas da Oliveira, podem chegar a uma profundidade de seis metros. Sendo assim, a oliveira tem grande facilidade na absorção de água e nutrientes do solo. A sua raiz é subterrânea e fasciculada.
As azeitonas são os frutos das oliveiras, árvores chamadas cientificamente como Olea europeae. Trata-se de uma espécie vegetal comum na região do Mediterrâneo, no atual Irã e ao norte do Mar Cáspio.
Brasão da família: Oliveira
De azur, com cinco crescentes de prata, postos em sautor. Citado em "Armorial Lusitano - Anuário da Nobreza de Portugal".
O sobrenome identifica esta família devido ao fundador deste tronco familiar possuir uma vasta plantação do fruto, ou pelas características simbólicas existentes sobre a árvore, a OLIVEIRA. Nos brasões onde aparece, é o simbolo da paz, de vitória, de fama e glória imortal.
34 curiosidades que você vai gostar
A árvore também é marcada por fortes conotações simbólicas. A habilidade de se regenerar quando cortada ou queimada, brotando a partir das raízes, transforma a oliveira na melhor representação da perseverança.
Segundo opinião corrente, a azeitona é originária da Ásia Menor, mais precisamente entre o Cáucaso e o planalto iraniano, tendo se espalhado pela Grécia, Itália, França, Mesopotâmia, Península Ibérica, Norte da África e ilhas do Mediterrâneo, sobretudo em Creta.
Além do gostinho de quero mais, a azeitona também proporciona pontos positivos pra saúde, olha só: Fonte de nutrientes: contém vitaminas, sais minerais, ácidos graxos, fibras e antioxidantes; Afasta doenças: ajuda a reforçar o sistema imunológico, a promover a saúde ocular, regular o intestino e faz bem para o coração.
“No século 16, os jesuítas já plantavam azeitonas para produzir o seu azeite”, afirma Marcelo Scofano. “Quando, depois de viver no Brasil, Dom João VI voltou para Portugal, mandou arrancar todas as oliveiras daqui para não fazerem concorrência ao produto português”.
As raízes poderosas e compridas da Oliveira podem chegar a uma profundidade de 6 metros, através do qual têm sempre a possibilidade de obter água para o seu desenvolvimento.
A produção é crescente, e as plantas vão atingindo a maturidade depois de 10 ou 12 anos e pode produzir frutos por até 500 anos, atravessando várias gerações, dependendo dos cuidados do produtor.
Árvore de porte médio, a planta pode chegar até 15 metros de altura dependendo da variedade. A oliveira possui tronco com curvas e folhas em formato de bico de lança, com as quais, em infusão, faz-se chá indicado para combater diabetes e hipertensão.
A oliveira chegou ao Brasil há muitos séculos, trazida por imigrantes europeus. Pelo seu simbolismo, era muito comum encontra-las próximas a igrejas e capelas durante o período do Brasil Colônia.
Em 1841 Lisboa era iluminada por 2.500 candeeiros a azeite de oliva que cedeu ao gás a partir de 1848, depois ao petróleo e a eletrecidade. A oliveira chegou ao Brasil há muitos séculos, trazida por imigrantes europeus.
No Brasil, o plantio de oliveiras ocorreu no início do século XX, através de emigrantes portugueses e posteriormente espanhóis e italianos. O estado pioneiro foi o Rio Grande do Sul, em 1900, na região de Caxias do Sul, Rio Grande e Bagé, seguido de Minas Gerais, em 1930, na cidade de Maria da Fé.
Nutricionistas inclusive indicam o consumo de uma média de seis azeitonas por dia para ajudar a aumentar a quantidade de nutrientes no organismo. Mas, se o sódio continuar sendo um problema, uma dica é lavar e deixar a azeitona em conserva de molho na água filtrada por uns 10 minutos antes de comer.
Para obter os benefícios da azeitona, a quantidade recomendada de consumo é de 7 a 8 unidades por dia, somente. No entanto, em casos de hipertensão deve-se reduzir a ingestão para 2 a 3 azeitonas por dia, pois o sal presente na conserva deste fruto pode alterar a pressão arterial, causando complicações á saúde.
As azeitonas podem apresentar metais pesados como boro, enxofre, estanho e lítio. A ingestão de uma quantidade elevada de metais pesados pode provocar efeitos maléficos ao organismo e aumentar o risco de desenvolvimento de câncer.
A azeitona preta Kalamata é uma variedade de origem grega muito consumida no mundo todo. É uma azeitona roxa escura, com formato oval e sabor muito intenso. Tem a textura macia e carnuda, sendo considerada a rainha das azeitonas de mesa gregas.
É por causa de olea que as plantas que cultivamos para produção de óleos são chamadas de oleaginosas. ... Em árabe, a oliva é az-zaytuna e o seu óleo é az-zayt . Daí surgiram azeitona e azeite, em português, e aceituna e aceite , em espanhol.
A oliveira representava um símbolo de beleza e fecundidade. Como bem descrito na Bíblia, as grandes riquezas de Israel eram trigo, vinho e azeite, que nada mais eram do que a base de sua dieta e as principais fontes de renda do país.
A folha de oliveira é a folha da árvore na qual nasce a oliva, mais conhecida como azeitona – tanto a verde quanto a preta. Basicamente, a folha da oliveira é fonte de propriedades medicinais promotoras de ação curativa e, por isso, ela pode ser usada em benefício da saúde do corpo humano.
O termo azeitona é usado dentro do contexto da oliveira E também dos cultivadores israelitas que deixavam algumas sobras para que os pobres pudessem colher e se alimentar desse fruto.
Oliveira é um apelido de família em Portugal, ou sobrenome no Brasil, da onomástica da língua portuguesa. Tem raízes toponímicas, tendo sido tirado da designação do Paço de Oliveira, na freguesia de Santa Maria de Oliveira, concelho de Arcos de Valdevez.
Como escrever socioeconômico na nova ortografia?
Quanto tempo a rolinha pode ficar fora do ninho?
Como tirar fungo da orelha de gato?
Como saber se os cogumelos são alucinógenos?
Pode-se obter etanol anidro isto é?
Como consultar o CRM de um cirurgião plástico?
Como tratar tireoide de forma natural?
Como se escreve o nome dos acentos?
O que é o coeficiente linear da reta?
O que significa construção de alvenaria?
Como escrever a palavra Autoescola na nova ortografia?
O que significa a expressão em caráter de urgência?