Comumente chamada de clássica, a música erudita é definida como oposta à popular, caracterizada por um processo de composição mais sofisticado e por ser escrita em partituras. Sua história tem início na Europa do século 07, com origem na música litúrgica cristã.
A música clássica existe no Brasil desde o Período Colonial. ... Mas o grande impulso veio a partir de 1808, com a chegada da Família Real ao Brasil – o que ampliou o acesso à cultura e estimulou a produção local.
A música clássica geralmente é tocada por orquestras, que são conduzidas por maestros. Os músicos que compõem a orquestra tocam diferentes grupos de instrumentos, todos com suas funções primordiais para a composição da obra.
Música Erudita é uma manifestação artística estabelecida de forma escrita mediante combinação dos sons em seus elementos primordiais – altura, duração, timbre e intensidade. Uma criação registrada em partitura. ... Música erudita então é aquela realizada por músicos alfabetizados musicalmente.
A Música erudita ou clássica é bem difícil de se definir. De uma forma mais geral, pode-se afirmar que ela abrange toda forma musical admitida nas academias, pesquisada e interpretada no âmago das convenções e dos cânones previamente determinados pelos historiadores da música.
Diferentemente da produção de MPB, que abrange dos últimos anos do século XIX aos dias atuais, a música “clássica” no Brasil está ligada diretamente ao início da colonização pelos portugueses e perpassa pelos cinco séculos de transformações e adaptações culturais ocorridas no país.
A instrumentação: formada predominantemente por diversos instrumentos musicais. Por norma, as orquestras são conhecidas pela reprodução de músicas clássicas. A sociedade: tradicionalmente, a música clássica ficou associada como um “bem” das sociedades refinadas e de intelectuais, excluindo tudo o que seja popular e proletário.
Começa pelo nome infeliz: “clássico” parece um troço distante. “Erudito” pior ainda. E os nomes alternativos que inventam (“música de linguagem”, por exemplo) não ajudam muito. Portanto, se você quer começar a ouvir música clássica, primeiro lembre sempre: música é música, é para ser bacana, para se divertir.
No entanto, algumas das peças mais reconhecíveis da música clássica vêm de outros lugares. O balé é um desses exemplos. Hoje, vemos músicas criadas para peças de balé por compositores como Tchaikovsky e Stravinsky como obras-primas, mas antes delas, a música de balé era vista como indigna para os mestres sinfônicos.
Existem, no entanto, características que a música clássica tem e que poucos (ou até mesmo nenhum outro) tipos de músicas apresentam. A música clássica frequentemente se distingue pelo amplo uso que faz de instrumentos musicais de diferentes timbres e tonalidades, criando um som profundo e rico.
Qual a função do poder constituinte originário?
O que é ação cautelar de sequestro?
Qual o álcool mais forte 46 ou 70?
O que o açúcar faz no cérebro?
O que é método intuitivo na filosofia?
Como ativar o Globo Play na TV?
Qual é a origem da vida na Terra?
Qual peixe pode ter engolido jonas?
Com que idade a esquizofrenia se manifesta?
O que servir de entrada em uma feijoada?