Origem da estratificação social Originalmente, nas sociedades primitivas, não existia o conceito de estratificação social. Somente a partir do começo da divisão do trabalho entre os membros da comunidade (principalmente a divisão sexual) é que as desigualdades começaram.
Esses sistemas de estratificação estão divididos em quatro tipos diferentes: a escravidão, a casta, o estamento e a classe.
Marx chama as posições sociais de classe, enquanto Weber as nomeia enquanto estamentos. ... Quando se fala sobre a divisão de uma sociedade como a medieval em três estamentos, servos, nobres e clero, está-se a falar sobre estratificação social.
Estratificação Social em Max Weber.
São três os principais tipo de estratificação social:
Atualmente, esses estratos são classificados basicamente de três maneiras, as quais indicam a posição de cada indivíduo conforme suas condições socioeconômicas (renda e bens materiais) e que determinam as desigualdades sociais: classe alta, classe média e classe baixa.
Para Max Weber, o conceito de classe social envolve renda, poder e status. ... Assim, nas sociedades de massas, a distinção de classe engloba outro aspecto além da posse dos meios de produção: o poder de consumo. Essa capacidade de consumir bens culturais não necessariamente está ligada à renda ou à ocupação profissional.
Estamentos são estratificações sociais mais abertas que as castas, pois se baseiam em status social e honra, para predeterminar as imposições que decairão sobre o indivíduo em forma de leis e condutas sociais (um exemplo da era medieval seria a diferença social entre nobre e servo).
(UEL 2007) De acordo com Octavio Ianni: “Para melhor compreender o processo de estratificação social, enquanto processo estrutural, convém partirmos do princípio. Isto é, precisamos compreender que a maneira pela qual se estratifica uma sociedade depende da maneira pela qual os homens se reproduzem socialmente”.
Os sociólogos usam as informações sobre a estratificação social, analisam o status social de membros dessa sociedade ou grupo social, as condições econômicas e as práticas culturais. Diante desses dados, o sociólogo tenta compreender porque, dentro de uma mesma sociedade, existem indivíduos muito ricos e aqueles muito pobres.
I. Os estamentos são formas de estratificação baseadas em categorias socioculturais como tradição, linhagem, vassalagem, honra e cavalheirismo. II. As classes sociais são formas de estratificação baseadas em renda]
O primeiro deles, o alemão Karl Marx, denomina os grupos sociais como “ classes ”, enquanto Max Weber, também alemão, utiliza a palavra “ estamentos ” para designar essas divisões. Pirâmide da estratificação social A pirâmide social é um modelo criado para representar a posição das classes sociais.
Como usar da melhor forma o LinkedIn?
Como jogar qualquer jogo online com o Hamachi?
Como usar a função MidiaCast na Smart TV Philco?
Para que serve o remédio Maxicam 0 5 mg?
Como aumentar o efeito do matizador?
Como usar o Microsoft Teams guia para iniciantes?
Como utilizar um Microhmímetro?
Como usar estetoscópio Littmann Classic III?
O que é ser bonito por dentro e por fora?
O que fazer para se sentir confiante?
Como ficar mais bonita sem gastar muito?
O que é preciso para ser um mentalista?
Quanto ganha um Capelão hospitalar?
O que é ser elegante Glória Kalil?