Ordem das cartas (da menor para maior): A, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K.
O objetivo do jogador é formar jogos com as cartas que receber ou comprar e descartá-las todas antes dos demais jogadores. Os jogos podem ser combinações de três ou mais cartas, em trincas (três cartas do mesmo valor e de naipes diferentes) e seqüências (três ou mais cartas seguidas, do mesmo naipe).
Jogo de cartas do qual podem participar de cinco a nove pessoas, com dois baralhos de 52 cartas. Cada jogador recebe nove cartas, com as quais forma trincas e sequências, que não podem ser baixadas, a menos que seja para bater. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Sin : pife , pif-paf .
Obs: Curinga somente nas sequencias, valendo também 2 curingas e uma carta normal. Bater o Jogo: O jogador que primeiro conseguir montar jogos com todas as suas cartas ganhará a partida, devendo sobrar uma carta, além das 9 cartas, para descarte.
As cartas dentro de cada naipe seguem um círculo fechado e contínuo, ou seja, depois do A (ás, carta de valor mais baixo) vêm 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J (valete), Q (dama), K (rei), e a contagem recomeça do A (ás). Aplicando a regra ao exemplo acima, a primeira carta mostrada deve ser o 10 de paus.
18 curiosidades que você vai gostar
Ordem das cartas no truco paulista
A sequência das cartas no truco paulista, independente do naipe, das mais fortes para as menos fortes, segue esta ordem: 3 > 2 > A > k > J > Q > 7 > 6 > 5 > 4.
Coloque todas as cartas na mesa, com a face voltada para baixo. Cada jogador vira duas cartas de cada vez. Se formarem um par, o jogador pode coletá-las e pode voltar a virar mais duas cartas. Caso contrário, as cartas são viradas para baixo novamente e a vez passa para o seguinte jogador.
A sugestão mais eficaz desta tática é tentar fazer sequências médias (por exemplo, 7♥ 8♥ 9♥) , porque se você fizer trincas de números, quando estiver pronto para bater com as 10 você só poderá aguardar por 1 carta.
Cada jogador recebe três cartas, e um jogador começa deixando na mesa sua carta de maior valor. O jogador seguinte precisa jogar uma carta de mesmo naipe que a anterior, se ele não tiver na mão, tem que comprar do monte, e assim por diante. O jogador que deixar a carta de maior valor pode começar a próxima rodada.
O jogo é para 3 pessoas. Os jogadores utilizam um baralho de 52 cartas – de As a Dois. O objetivo principal é fazer o maior número de pontos ao se colecionar truques. Em cada aposta os jogadores devem ganhar 3, 5 ou 8 truques(por isso um dos nomes deste jogo é 3-5-8).
Existem três métodos principais: o embaralhamento em cascata, no qual você combina duas metades do baralho; o “overhand”, no qual você retira algumas cartas e as coloca de volta em outra posição; e a variante na qual você simplesmente mistura todas as cartas em uma mesa.
À medida que ganhar prática, diminua o ângulo da primeira carta em relação à segunda e aumente a velocidade. Para impedir que os oponentes flagrem o truque, deixe o baralho inclinado contra o corpo. Assim, as costas da sua mão obstruirão a face superior do baralho das vistas dos demais jogadores.
Curinga. O curinga pode ser usado como qualquer carta do jogo, a cada rodada uma carta é virada sob o baralho indicando o curinga, que sempre é uma carta a cima de mesma cor, por exemplo, se for virado um 7 de Paus, os curingas serão os 8 de Paus e os 8 de Espadas.
Quem estiver com pontuação elevada, prestes a estourar, não deverá descer voluntariamente suas combinações de cartas, pois isto não o ajudará e poderá facilitar o bate dos adversários. As cartas que servirem nas seqüências da mesa deverão ser sempre colocadas, antes que outro jogador possa "tapá-las".
O pife é um jogo que pode entreter de duas a oito pessoas. Jogado com dois baralhos, tem como objetivo a formação de trincas, que podem ser de cartas de mesmo valor ou uma sequência de cartas de mesmo naipe (2, 3 e 4, por exemplo).
O baralho é um conjunto de cartas que são utilizadas em jogos variados, de acordo com a preferência dos jogadores. Normalmente, o baralho possui 52 cartas, distribuídas em 4 grupos chamados de naipes, os quais possuem 13 cartas de valores numéricos diferentes.
PAUS, COPAS, ESPADAS e OUROS - esta é a ordem das manilhas, sendo a de paus a que mais vale (é chamada de ZAP ou GATO, dependendo da região do país).
Truco Mineiro
Utiliza o baralho tradicional que pode ser o baralho 139 ou o NEO (40 cartas) e exclui as mesmas cartas da versão paulista. A diferença na versão mineira é as cartas mais altas do jogo, que são definidas antes mesmo delas começarem: 4 de paus, 7 de copas, Ás de espadas e 7 de ouros.
Casos de Empate, cango, ou amarra no truco
Caso todas as rodadas empatem, os jogadores não ganham pontos. Quando amarra no truco, a pessoa à direita de quem cangou é a primeira a mostrar sua maior carta.
Há o Baralho de quarenta cartas, em que o valete é maior do que a dama, e o de 52 cartas, que é o tipo mais comum.
Nossas figuras vieram da França (valete, dama e rei, V, D e R no baralho francês), mas usamos as letras do baralho inglês: J vem de jack (“valete”, em inglês), Q de queen (“rainha”) e K de king (“rei”).
Como desintoxicar o fígado rapidamente?
O que é a reprodução medicamente assistida?
Quantas tomadas tem que ter em uma cozinha?
Como funciona o modo imperativo afirmativo?
Quais as características de um atendimento de qualidade?
Quais são os carros que dão mais problemas?
Quanto custa uma mini abdominoplastia 2021?
Qual teor alcoólico da Skol Beats 150 BPM?
Quais as vantagens e desvantagens do uso da internet?
Como são classificados os tipos de riscos?
Quanto custa uma abdominoplastia?
Quais valores são fundamentais em uma família?
O que é preciso para ter um CNPJ?