Ouça em voz altaPausarAssim, podemos identificar uma ordem crescente dessa propriedade nos períodos e grupos da tabela. Em outras palavras, a afinidade eletrônica é maior nos elementos do lado direito e na parte superior da tabela periódica. Ela cresce no sentido horizontal da esquerda para a direita.
Afinidade eletrônica
Ouça em voz altaPausarPortanto, os elementos que possuem maiores eletroafinidades são os halogênios (elementos da família 17 ou VIIA) e o oxigênio.
Ouça em voz altaPausarEletroafinidade ou afinidade eletrônica corresponde à energia liberada quando um elétron é adicionado a um átomo neutro no estado gasoso. O elemento flúor, por exemplo, tem essa capacidade de atrair elétrons e “capturá-los”, originando um íon de carga negativa.
Assim, se este valor é negativo significa que o átomo libera energia ao receber o elétron, tornando este processo favorável para o elemento. por exemplo, um dos elementos com afinidade eletrônica negativa é o cloro.
Portanto, a afinidade eletrônica dos elementos químicos são maiores à direita da Tabela Periódica como se observa nos grupos 6A (6/ VI) e dos Halogênios 7A (7/VII). Lembrando que esses valores negativos é em relação a ∆H porque há liberação de energia nesses casos.
Afinidade eletrônica - energia liberada com o recebimento de um elétron por um átomo. ... Eletronegatividade - atração dos átomos pelos elétrons. A energia de ativação é a menor quantidade de energia necessária que deve ser fornecida aos reagentes para a formação do complexo ativado e para a ocorrência da reação. ...
Definição - O que é Carater Metálico Os elementos de maior caráter metálico pertencem aos grupos 1 e 2 da tabela periódica, exceção o hidrogênio do grupo 1.
A afinidade eletrônica, também denominada de eletroafinidade, é uma das propriedades presentes na tabela periódica dos elementos químicos, estando diretamente relacionada a quantidade de energia liberada pelo átomo ao receber um elétron durante as ligações químicas.
Resumindo: da esquerda para a direita: aumenta Z → aumenta p → aumenta atração sobre os e- → diminui R. Movendo-se pelos períodos e mantendo a mesma família ou grupo: Podemos ver que o raio cresce de cima para baixo.
“ Afinidades eletrônicas são difíceis de medir e não são conhecidos valores exatos para todos os elementos. Os valores para os elementos dos três primeiros períodos estão colocados em função dos números atômicos na figura abaixo. (Nem todos esses valores foram obtidos experimentalmente, alguns foram calculados teoricamente. )” 1.
O lítio é do mesmo período que o flúor e a afinidade eletrônica do flúor é bem maior. O potássio e o bromo pertencem ao 3º período, sendo que a eletroafinidade do bromo é a maior.
“ A afinidade eletrônica de um átomo é definida como a quantidade de energia, ΔH, envolvida no processo em que um átomo isolado gasoso, no seu estado fundamental, recebe um elétron, formando um íon negativo ” 1. Quando esse átomo tende a ganhar elétrons, apresenta em potencial essa tendência, energia é liberada e ΔH é negativo.
As outras propriedades periódicas também podem ser correlacionadas com a afinidade eletrônica: 1) Eletronegatividade: quanto mais eletronegativo o átomo, mais afinidade eletrônica possui. Uma vez que o núcleo atrai os elétrons mais fortemente e uma maior quantidade de energia é requerida para extraí-los;
Que remédio é a solução para cinetose?
Qual o monitor que o FalleN usa?
O que a Crefisa tem a ver com INSS?
O que é bug no sistema operacional?
Onde fez mais frio no Brasil ontem?
Como os EUA mantêm sua supremacia mundial?
Quais são os serviços que não podem ser terceirizados?
Quanto tempo Farmácia pode ficar sem farmacêutico?
Quais os tipos de escala para avaliar a dor?
Para que fortalecer os músculos do core?
Como eliminar miomas de útero naturalmente?
Qual o principal artista abstrato?
Em que ano surgiu o feminismo no Brasil?
Por que a furosemida é um diurético potente?