700 pontos
A Universidade de São Paulo (USP) vai exigir nota mínima de 700 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os cursos Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Gestão Ambiental, Administração, Odontologia, Química, Medicina Veterinária e Zootecnia.
A USP aceita transferência voluntária de estudantes de curso superior de graduação, condicionada à existência de vagas e aprovação em processo seletivo segundo normas estabelecidas pelo Conselho de Graduação. A divulgação do edital de transferência ocorre anualmente, em geral no mês de maio.
Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni), é possível concorrer a vagas em outros Estados.
A faculdade USP apresenta nota de corte média de 760.93 pontos para ingresso pelo Sisu 2020, considerando a menor nota de corte de 694.34 pontos no curso de Abi - ciências exatas, e a maior nota de corte de 857.84 no curso de Engenharia aeronáutica.
Existem três formas principais de ingressar nessa universidade: pelo vestibular, que é promovido pela Fundação Universitária para o Vestibular, a Fuvest; pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); pela transferência externa para USP, um processo que também é ...
Os interessados em concorrer às vagas da USP no SiSU terão que fazer a inscrição na edição do primeiro semestre, logo depois do resultado do Enem. O cadastro é feito pelo site sisu.mec.gov.br, sendo necessário informar o número de inscrição do Enem, CPF e senha de acesso à Página do Participante.
O local de prova do Enem pode ser alterado somente durante o período de inscrições, na Página do Participante. Por isso, é de extrema importância que o estudante tenha certeza de que estará na cidade escolhida no dia da prova.
7 dicas para quem pretende estudar em outra cidade!
Até 2016, só era possível entrar na USP por meio da prova da Fuvest ― que é o vestibular próprio da instituição ― ou de transferência externa. A partir de então, 14% das vagas passaram a ser reservadas para o Sisu.
Todos queriam entrar na USP e para mim, moradora de São Paulo-SP, entrar na USP significava não precisar pagar pelo Ensino Superior e não precisar pagar aluguel em república ou pensão. Finalmente passei no vestibular e o mundo deu muitas voltas. Acabei trabalhando com a FUVEST em 3 vestibulares, muitos anos depois.
“Quero estudar na USP por ser mais perto de casa e porque a avaliação do curso de acordo com o MEC [Ministério da Educação] está em cinco estrelas”, diz ela. A confusão é comum: o órgão que avalia a USP é Conselho Estadual de Educação, e o conceito de estrelas é adotado por publicações comerciais, como o Guia do Estudante.
Em uma escola particular de São Paulo, o sonho de entrar na USP começa muito antes do ano de formatura do ensino médio. A menos de um mês da Fuvest 2017, a vestibulanda Viviane Coelho define o seu estado: “A saúde mental está zero”.
O que leva uma pessoa a pensar na morte?
Qual foi o primeiro animal a ir para o espaço?
Qual o país que mais recicla plástico no mundo?
Quando começa o calor em São Paulo?
Quantos pontos tem Paul George?
Como é o funcionamento do protocolo NAT?
O que é a frequência de ressonância de Schumann?
Como consultar o IPVA 2021 do veículo?
Quem são os alimentos industrializados?
Quem foi o homem mais inteligente que já existiu?
Qual o valor da taxa de embarque para a Argentina?
Que tipo são as pessoas que gostam de flores?
Como calcular peso de bezerro?
Para que serve o algodão no hospital?
Quais são as principais consequências dos problemas ambientais da Oceania?