600 pontos
A nota mínima para o ingresso na universidade portuguesa por meio do Enem é de 600 pontos, com pesos diferentes em cada área de avaliação.
Para concorrer a uma vaga em uma universidade portuguesa pelo Enem, você precisa se encaixar em alguns requisitos:
No Brasil, cinco pontos no Enem correspondem a um ponto em Portugal. A nota mínima para candidatar-se a uma vaga de graduação em Coimbra é de 120 na escala portuguesa, equivalente a 600 no exame nacional brasileiro.
Como usar a nota do ENEM para estudar em Portugal? Estudar em Portugal usando a nota do ENEM é o desejo de muitos brasileiros. Primeiramente, é importante saber que o ENEM é um exame criado para avaliar o desempenho de estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas que pretendem cursar uma graduação, inclusive em Portugal.
Em primeiro lugar é importante saber que você pode utilizar a sua nota do ENEM de 1 (uma) das 3 (três) últimas edições do exame realizado pelo INEP.
Tabela de Ponderação = Redação: 45% + Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45% + Média Geral do ENEM: 10% Agora que você já conseguiu calcular a nota de acesso ao curso pretendido com a Nota do ENEM, precisará fazer a conversão para a escala de notas portuguesa, de pontos.
Estudantes brasileiros que tenham feito o ENEM podem se concorrer a uma vaga em uma universidade de Portugal que aceite o exame como pré-requisito de ingresso. Há, no entanto, algumas exigências impostas por algumas instituições de ensino antes mesmo de sua candidatura, que, geralmente, são: