Em geral, as lixas de grão 2 são ótimas para obter uma superfície bem lisa. Sinta como a madeira já apresenta um acabamento liso mesmo antes de aplicar o verniz ou cera.
Escolha as suas lixas Lixas de maior granulação farão um mais fino; já as grossas são para grandes desgastes. Para madeiras envernizadas, por exemplo (que exigem um acabamento mais bem-feito) um modelo número 1 é ideal. Para lixar madeiras pintadas, é preciso a lixa própria para madeiras com tinta.
Usando como exemplo a lixa para madeira dura e resinada, o que a tabela diz é que você deve começar com uma lixa 36 e ir até 320. A “subida” de lixa pode se dar da seguinte forma: granulação atual mais que 50%. Ou seja, 36 mais 18 resulta em 54.
Móveis com entalhes, não tem outra alternativa, senão lixar com a mão. Use máscaras e luvas para lixar a madeira, principalmente com a lixadeira. Quando terminar de remover a tinta, limpar a peça, com um solvente para remover todo o pó. Use escovas com cerdas macias para retirar o pó das arestas ou entalhes.
Lixe toda a superfície da madeira Lixe toda a superfície da peça com uma lixa grossa, número 80. Caso seja necessário, use uma lixa média, número 1. Para o acabamento, use uma lixa fina, número 120. A peça deve ser lixada no sentido da fibra para não arranhar e nem deformar a superfície.
Comece com uma lixa mais grossa e finalize com uma lixa mais fina. A ideia é deixar a superfície lisa e mais fácil de pintar. Com um pano úmido limpe a madeira. É interessante também passar um aspirador para remover qualquer poeira – ou resto de madeira lixada – que tenha ficado por ali.
Quando a madeira é nova, é preciso lixar, remover o pó com pano umedecido em aguarrás, aguardar a secagem e aplicar uma demão do verniz diluído em aguarrás a 100% (1:1). Aguardar o intervalo de oito horas para outra demão; lixar com uma lixa 220 para remover as farpas da madeira e deixar o acabamento mais liso.
Madeiras rústicas, envernizadas e pintadas pedirão mais ou menos o mesmo tipo de lixa; é o acabamento que será o grande diferencial. Lixas de maior granulação farão um mais fino; já as grossas são para grandes desgastes. Para madeiras envernizadas, por exemplo (que exigem um acabamento mais bem-feito) um modelo número 1 é ideal.
Mas o especialista avisa: “Para lixar madeiras pintadas, temos a lixa própria para madeiras com tinta.”. Outra opção além da lixa comum é a lixadeira roto orbital.
Lixar toda a folha de revestimento do compensado – ou outra madeira revestida – normalmente acontece quando se está tentendo nivelar a madeira da borda que está ligeiramente mais baixa que a folha do compensado. A solução óbvia é nivelar melhor a borda de madeira, mas também evitar a tentação de lixar demais perto das bordas.
A solução óbvia é nivelar melhor a borda de madeira, mas também evitar a tentação de lixar demais perto das bordas. Quando se usa lixadeiras elétricas não é necessário fazer muita força para baixo porque o peso da máquina é suficiente para exercer a pressão necessária.
Quantas calorias tem um pão francês com 2 ovos mexidos?
O que é transferência de banco?
Quem foi a vencedora da Fazenda 2012?
O que é uma mola recondicionada?
O que fazer quando tem dificuldade de se expressar?
Quem tem colesterol alto pode comer mamão?
Quanto as plantas elas também respiram explique?
Qual é o salário de um sargento temporário do Exército?
Como dar uma cantada no WhatsApp?
Qual a melhor lente orgânica ou policarbonato?
Quanto ganha uma pessoa que tem 1 milhão de seguidores no Instagram?
Quando se adquire a estabilidade no serviço público?
Qual a principal função das células ciliadas com cílios móveis?