Liquidez. Por fim, é importante analisar a liquidez do ativo ao comparar índices de rentabilidade. Essa é a forma de saber com que facilidade o investimento (em títulos ou bens, por exemplo) pode ser transformado em dinheiro. No geral, quanto maior a liquidez, menor a rentabilidade.
ROE – Retorno sobre o Patrimônio Líquido O Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) demonstra a rentabilidade dos recursos próprios, aplicado na empresa, este é um dos indicadores mais procurados pelos investidores, pois reflete o rendimento do capital aplicado na empresa.
Os métodos mais comuns para a análise de investimento são:
Através da análise dos indicadores de rentabilidade, objetiva-se mensurar o retorno do capital investido e identificar os fatores da rentabilidade obtida pelos investimentos. Essa análise diz respeito aos processos produtivos, ou seja, a atividade operacional da empresa.
O índice de ativos (x) realiza o cálculo da rentabilidade de um ativo, do investimento que foi realizado, independente da fonte dos recursos. Para o cálculo desse índice, multiplique o lucro líquido (LL) por 100, e em seguida, divida pelo valor do ativo (VA). A fórmula fica assim: x = (LL * 100) / VA.
Quais outros indicadores de rentabilidade e lucratividade medir?
Para descobrir qual é a rentabilidade de uma empresa, basta dividir o seu lucro em um determinado período de tempo, pelo valor do investimento inicial, ou seja, o valor da empresa atualmente. O resultado obtido, em percentual, equivale à rentabilidade deste negócio no período correspondente.
O estudo de avaliação de investimentos se refere basicamente às decisões de aplicações de capital em projetos que prometem retornos por vários períodos consecutivos. ... O segmento de investimento de capital é bastante complexo e amplo, envolvendo inúmeros critérios e métodos de análise.
Outro ponto bastante importante é a rentabilidade real. Como mencionamos, trata-se do rendimento de um investimento, descontando a inflação. Já explicamos em outro post aqui no blog qual é o impacto da inflação sobre as suas aplicações financeiras.
Suponha, por exemplo, que uma aplicação de renda fixa prometa 10% de rentabilidade ao final de um ano. Se você aplicar R$ 100 mil, terá R$ 110 mil ao fim do período.
Como calcular o rendimento real de um investimento? Quando pensam na rentabilidade real, muitas pessoas acabam fazendo um cálculo simplificado para encontrar essa taxa: elas apenas subtraem o valor da inflação do resultado de um investimento. Porém, esse procedimento não é correto.
São investimentos diferentes, de riscos e liquidez diferentes, mas é o cálculo da rentabilidade que vai indicar qual faz mais sentido para você. Para calcular a rentabilidade, você precisa se familiarizar com o conceito de juros compostos, porque quase todos os investimentos disponíveis no mercado financeiro funcionam dessa forma.
Como testar um transformador de um estabilizador?
Como gerar Guia de FGTS e INSS?
Como funciona placa de Bebedouro?
Como ligar relé falta de fase ECP?
Como instalar um termostato dupla ação?
Como ter a visão de cima do The Sims 4?
Como testar diodo em uma placa?
É possível falar inglês em 3 meses?
Como é ser uma pessoa intelectual?
Para que serve queimar o cabelo com vela?