A transposta de uma matriz A é uma matriz que apresenta os mesmos elementos de A, só que colocados em uma posição diferente. Ela é obtida transportando-se ordenadamente os elementos das linhas de A para as colunas da transposta. Portanto, dada uma matriz A = (aij)m x n a transposta de A é At = (a ji) n x m.
Para encontrar a matriz transposta, basta trocar a posição das linhas e colunas da matriz A. O que for a primeira linha da matriz A será a primeira coluna da matriz transposta At, a segunda linha da matriz A será a segunda coluna da matriz At, e assim sucessivamente.
Conhecemos como matriz inversa de A a matriz A-1, tal que, quando multiplicamos as matrizes A e A-1, temos como produto a matriz identidade In, ou seja, A × A-1 = In.
A matriz transposta de uma matriz , de ordem m × n , é a matriz que tem por colunas as linhas de . Consequentemente, é uma matriz de ordem n × m .
trans·pos·to |ô|
Que mudou de lugar, que foi alterado na ordem ou colocação. Plural: transpostos |ó|.
24 curiosidades que você vai gostar
At: A transposta multiplicação da matriz A pela matriz B é igual ao produto da transposta de B pela transposta de A; det(A) = det(At): O determinante de A é o mesmo determinante da sua transposta At.
A-1 = I (A matriz multiplicada por sua inversa resultará na matriz identidade In). Multiplica-se cada elemento da primeira linha da primeira matriz por cada coluna da segunda matriz. Por conseguinte, multiplica-se os elementos da segunda linha da primeira matriz pelas colunas da segunda.
A potência de matriz é obtida multiplicando a matriz por ela mesma n vezes. A matriz precisa ser quadrada para elevar a uma potência.
At: a transposta da multiplicação de um número real qualquer pela matriz A é igual ao produto de A pela transposta de A. --> (At)t = A: a transposta da transposta de A tem como resultado a própria matriz A, chamada de matriz original. --> (A.B)t = Bt .
(A + B)t = At + Bt: a transposta da soma duas matrizes é igual a soma da transposta de cada uma delas. (A . B)t = Bt . At: a transposta da multiplicação de duas matrizes é igual ao produto das transpostas de cada uma delas, em ordem inversa.
Multiplicação de matrizes
Para realizar a multiplicação, o número de colunas da primeira matriz deve ser igual ao número de linhas da segunda. A matriz produto (que vem da multiplicação) possui ordem dada pela quantidade de linhas da primeira e quantidade de colunas da segunda.
Para resolver uma matriz 2x3, por exemplo, você pode usar operações elementares de linha para transformar a matriz em uma matriz triangular.
...
Operações elementares incluem:trocar duas linhas.multiplicar uma linha por um número diferente de zero.multiplicar uma linha e, em seguida, adicionar a uma outra linha.
►Subtração
As duas matrizes envolvidas na subtração devem ser da mesma ordem. E a diferença delas deverá dar como resposta outra matriz, mas de mesma ordem. Assim temos: Se subtrairmos a matriz A da matriz B de mesma ordem, A – B = C, obteremos outra matriz C de mesma ordem.
As matrizes de Ordem 2 ou matriz 2x2, são aquelas que apresentam duas linhas e duas colunas. O determinante de uma matriz desse tipo é calculado, primeiro multiplicando os valores constantes nas diagonais, uma principal e outra secundária. A seguir, subtraindo os resultados obtidos dessa multiplicação.
Para determinar a matriz inversa de uma matriz quadrada A de ordem n, basta descobrir uma matriz B tal que a multiplicação entre elas tenha como resultado uma matriz identidade de ordem n. Dizemos que B é a inversa de A e é representada por A-1. Dadas as matrizes A e B, verifique se uma é inversa da outra.
2)Marcar uma região 3x3 para colocar a matriz inversa e digitar ali, diretamente =matriz. inverso() , e sem acionar enter, posicione o cursor dentro dos parênteses, e com ajuda do mouse selecione toda a matriz A , acione as teclas Ctrl Schift e acione enter antes de soltar as teclas Ctrl Schift.
Nesse mesmo sentido encontraremos o oposto de uma matriz. Dada uma matriz B = (bij) m x n, a sua matriz oposta será representada por –B. Isso significa que para encontrar o oposto de uma matriz basta tornar todos os elementos da matriz em seus opostos.
As propriedades podem facilitar o cálculo dos determinantes e até dispensar as contas em algumas situações. Existem várias técnicas utilizadas para calcular o determinante de uma matriz, entre elas estão: Regra de Sarrus, Teorema de Laplace, Teorema de Jacobi, Teorema de Binet e a Regra de Chió.
O determinante é calculado em três passos: primeiro, multiplicamos os valores da diagonal principal; segundo, multiplicamos os valores da diagonal secundária; e, terceiro, subtraímos o produto da diagonal secundária do produto da diagonal principal.
Seja A uma matriz quadrada de ordem 3, ou seja, uma matriz com 3 linhas e 3 colunas.
Como tirar o Tonico de alho do cabelo?
Como tirar o The Sims de tela cheia?
Quantos graus mais quente a superfície da Terra fica com os gases de efeito estufa?
Como deixar o Roblox da Microsoft Store em tela cheia?
Como adicionar legenda SRT em vídeo MP4?
Como mudar a cor da barra de pesquisa do Google?
Como tirar tinta de carbono da roupa branca?
Como se escreve em inglês WhatsApp?
Como tirar mancha de molho de tomate da roupa branca?
Como tirar Insert no notebook?
Como funciona a justificativa de ausência do Enem?
Como saber onde meu filho está matriculado 2021?
Como saber se uma CEI está ativa?
O que fazer quando queima a junta do cabeçote?
Como é o exame de compatibilidade de medula?
Como tirar impressora HP do Estado de erro?