Uma macaxeira amarela, macia e saborosa, a Aipim Manteiga não apresenta fibras, tem sabor adocicado e a textura da massa cozida é fina, características desejáveis para a produção de bolos, sequilhos, nhoques e purês.
Para verificar se ficará macia, corte a mandioca no meio com uma faca. A faca deve deslizar facilmente, não encontrando resistência. Se for fácil de cortar, a mandioca estará macia após o cozimento!
A diferença de cor entre os dois tipos, explicou, deve-se ao fato de que a variedade amarela é mais rica em carotenoides – substâncias antioxidantes que, no organismo humano, se transformam em vitamina A.
Para ter certeza de que está levando uma mandioca fresca para casa, quebre-a ao meio para se certificar de que o miolo está bem branquinho ou amarelo, dependendo do tipo. O miolo também precisa estar úmido e sem manchas. O mesmo funciona para a casca, que deve estar uniforme e sem manchas.
Para amolecer a mandioca, troque a água quente por fria. Tampe a panela e leve ao fogo. Depois da primeira fervura, a mandioca ficará macia.
35 curiosidades que você vai gostar
Primeiro, coloque os pedaços de mandioca já descascados e cortados dentro da panela, cubra com água (deixando a raiz submersa), acrescente 1 colher de manteiga e 1 pitada de sal e deixe cozinhar com a tampa aberta por cerca de 15 a 25 minutos ou até verificar que o alimento adquiriu uma textura macia.
As variedades Três meses e Caiabana são promissoras para consumo humano na forma de raízes frescas, considerando as características como qualidade culinária, produtividade de raízes, teores de cianeto, de matéria seca e de amido.
Outra característica importante é a facilidade de arranquio, em função da disposição horizontal de suas raízes. Em relação às principais doenças da cultura, a BRS 420 apresenta boa resistência à bacteriose, superalongamento e antracnose.
Nova mandioca BRS 420 produz 45% mais raízes e 51% a mais de amido ainda no primeiro ciclo. Projetada para a região centro-sul do País, que concentra 80% da produção nacional de fécula. Tem desempenho produtivo tanto em colheitas precoces como tardias.
Uma macaxeira amarela, macia e saborosa, a Aipim Manteiga não apresenta fibras, tem sabor adocicado e a textura da massa cozida é fina, características desejáveis para a produção de bolos, sequilhos, nhoques e purês.
Farinhas brancas ou cremes são resultantes do processamento de raízes de cultivares de polpa branca ou creme e a farinha amarela é obtida de raízes de cultivares de polpa amarela que tem maior concentração de betacaroteno, sendo a preferida no mercado.
As duas são extremamente parecidas, mas a mandioca brava é altamente tóxica - e requer um procedimento industrial ou um ritual de preparação tedioso e complexo para torná-la um alimento seguro. Ela libera cianeto de hidrogênio. Nos centros urbanos, a mandioca comercializada como alimento é sempre a mansa.
A qualquer sinal de manchas escuras ou partes moles ou esbranquiçadas ao redor da casca, é melhor não levar já pode ser mandioca estragada ou pode estar passada.
Como escolher
Verifique se a casca está intacta. Quanto mais fina estiver a casca, com manchas, machucados ou com a polpa aparecendo, menos fresca é a mandioca. Observe a polpa na parte cortada da raiz: ela deve ter cor uniforme, sem manchas escuras ou azuladas, e deve estar úmida.
Tipos de mandioca
A mandioca é dividida em dois grupos: mandioca-mansa e mandioca-brava. Embora aparentemente iguais – a diferenciação considera o tempo de colheita e o nível de ácido cianídrico (que é uma substância tóxica) presente na raiz.
A macaxeira também é conhecida como mandioca mansa ou aipim, e possui menos de 50 mg de HCN por kg de raiz fresca sem casca. Já a mandioca, ou mandioca brava, apresenta acima de 100 mg de HCN por kg de raiz fresca sem casca. E não adianta tentar fazer essa identificação só no “olhômetro”, como explica a pesquisadora.
A mandioca rosada, depois de cozida, adquire uma coloração avermelhada. A mandioca rosada traz como benefício a prevenção de câncer de próstata, de acordo com o pesquisador bioquímico de plantas Luiz Joaquim Carvalho. Já o material de cor amarela mais intensa tem betacaroteno, vitamina A.
BRS Kiriris
Atualmente pode ser encontrada em 18 municípios do estado. Nos testes realizados em Laje, a produtividade média de raízes frescas conferiu à BRS Kiriris uma superioridade de 19,30% e 103,85% em comparação com outras variedades da Embrapa e variedades locais, respectivamente.
Cultivar de mandioca de mesa de polpa amarela de alta produtividade, podendo alcançar até 70 ton/ha. A arquitetura de planta pouco ramificada favorece os tratos culturais. Apresenta moderada resistência à bacteriose e ao superalongamento. Além disso, o córtex das raízes tem coloração rosada (mandioca do grupo cacau).
Fica dura e vidrada, em vez de macia e cremosa. As razões para isto são pouco conhecidas, mas pesquisadores acreditam que uma das causas do fenômeno está ligado à redução do amido e aumento dos açúcares que podem ter sido provocados por alguma situação de estresse na planta.
No tempo de inverno (junho +-), caem as folhas da mandioca. Quando vem a primavera (setembro +-), elas começam a brotar de novo. Para essa brotação, o polvilho, que está nas raizes, é usado para formar as folhas que brotam. Então, as raízes, que antes cozinhavam, não cozinham mais.
Se o aipim já ferveu por certo tempo e não se abriu, despeje fora a água do cozimento e coloque água fria (aqui no Sul chamamos isto de dar um susto no aipim). Deixe ferver novamente e só coloque sal quando se abrirem as fibras.
Para que serve o pancake cremoso?
Como a espiritualidade pode ajudar no seu dia a dia?
Qual valor do Bolsa Família em 2021?
Quais os possíveis riscos para o paciente e para o doador?
Como calcular o consumo do meu ar condicionado?
Quanto ganha um decorador de interiores em portugal?
Qual novena fazer para alcançar uma graça?
Quanto custa um detetive particular rj?
Quais os tipos de alvenaria de vedação?
Quando a citação tem que ser pessoal?
Como excluir lançamentos futuros Bradesco?
Como cuidar do sapinho na boca do bebê?