O Supremo Tribunal Federal (STF) validou mais uma lei estadual que proíbe o corte de energia elétrica durante a pandemia da Covid-19. Por maioria de votos, a Corte decidiu que a Lei 5.145/2020 do Amazonas é constitucional.
No dia 15 de junho de 2021, a Aneel decidiu prorrogar por mais 3 meses a decisão que impede o corte de energia por falta de pagamento para esse mesmo público. A medida agora seguirá em vigor até o dia 30 de setembro de 2021, mantendo as mesmas regras anteriores.
O corte só pode ser feito em um prazo máximo de 90 dias após o vencimento da conta de luz. Se o prazo for ultrapassado, a companhia elétrica não poderá mais realizar o corte, ao passar esse período, o débito só poderá ser cobrado na Justiça ou via administrativa.
A partir desta sexta-feira (1º), o consumidor de baixa renda poderá ter sua luz cortada ou interrompida se não pagar a conta. Durante a pandemia, o corte de energia havia sido suspenso pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mesmo que a conta de luz não tivesse sido paga.
Segundo as regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a companhia possui a obrigação de avisar o consumidor, 15 dias antes de realizar o corte. Se esse o aviso prévio não for feito, a empresa pode pagar uma indenização, mesmo em caso de não pagamento da conta de luz.
21 curiosidades que você vai gostar
Após o atraso na conta, a empresa deve avisar o consumidor da inadimplência. Depois desse aviso, são contados 15 dias. A partir desse prazo, já pode ser feito o corte da luz. As distribuidoras de energia elétrica têm até 90 dias após o atraso para fazer o corte.
Corte pode vir com apenas uma conta atrasada
Entretanto, não existe uma quantidade mínima de contas em aberto que permita o corte no fornecimento de energia. Ou seja, a companhia elétrica pode cortar a luz da casa do consumidor inadimplente com apenas uma conta em aberto.
O corte de energia volta a ser permitido a partir desta sexta-feira (1°) para os consumidores de baixa renda.
O corte de energia por falta de pagamento no caso dos consumidores de baixa renda voltará a ser permitido a partir desta sexta-feira (1º).
O que são perguntas difusas e dirigidas?
Qual é o feminino da palavra zangão?
O que é glutamato monossódico alimentos?
O que é o magnetismo espiritual?
Quanto tempo uma pessoa pode viver com lúpus?
Qual a validade de uma procuração para assembleia de condomínio?
Quais são as funções dos cílios e flagelos?
O que acontece quando o ser humano modifica o meio ambiente?
O que é pronome relativo de exemplos?
Como calcular ppm de uma solução?
Qual é a medida de um traço de massa?
Qual é a coisa mais quente do universo?
Qual colocar primeiro cloro ou pH?